12 de junho de 2013

Em busca do Ruivo Acobreado (como sai do preto para o ruivo)


Antes de tudo, meu cabelo natural é castanho escuro, com fundo avermelhado. Olha eu ai, com o cabelo super virgem e um casaquinho grunge \,,/! Quando eu era pequena, as pessoas sempre perguntavam a minha mãe se eu era Japonesinha... mas eu sou Italianinha!



Então, senta que lá vem a história: Desde a época em que eu pintava o cabelo de ruivo vermelho, em sempre olhava para as fotos da caixa e queria aquele tom laranjinha (que eu chamava de Ruivo Scully ou Bree...) mas meu cabelo é castanho escuro e sempre achei que ia ter que descolorir.

Então, ele foi desta cor por 3 anos:


Eu resolvi dar um tempo de tinturas, e tirei o vermelho, cobrindo com castanho escuro (o maior drama, pois ficou muito preto e um pouco manchado... vermelho é chato demais de cobrir).


Um ano depois, eu resolvi que queria ruivo de novo e resolvi arriscar o tal "laranjinha", chamado de ruivo acobreado ou ruivo natural. Meu cabelo estava metade natural e metade desbotado do preto em cima do ruivo.


Eu sabia que não ia conseguir cobrir a metade preta pintada do meu cabelo, então descolori (pó descolorante + ox.30), mas estava meio receosa e não descolori muito (uns 10 minutos). Além disso, usei tinta de farmácia, que tem ox. 20 (coisa que só fui pesquisar e entender depois). Resultado: fiquei bicolor! Estava meio caramelo ferrugem em cima e avermelhado em baixo.


Uma semana depois eu decapei, depois descolori até igualar tudo. Ficou um tom mel (loiro escuro). Eu usei a tinta 8.44 da Sol.fine com ox.30 e gostei do resultado, mas ainda estava fechado. Essa foto é sem flash e na sombra.



Um mês e meio depois, resolvi retocar a raiz e tentar uma nova mistura. Comprei Igora 8-77 + 9-55 + o booster 0.77. A ideia do tom 9 era abrir um pouco e deixar mais douradinho. Como minha raiz é escura, tive medo do ox.30 não pegar, então fiz um teste de mecha com o ox.30 e 40. Como previ, o 30 ficou um pouco escuro e o 40 perfeito. Usei 1 tubo de 8.77, com 1/3 de 9-55 e uma gotinha do booster. Esse foi o resultado:






Estou super feliz com a cor!!! Lembro-lhes que a Igora tem uma numeração diferente, por isso a cor foi 8-77, que é o mesmo que 8.44. Em geral o ruivo é o tom de loiro (7, 8, 9, ...) + o reflexo acobreado (4). Ex: 8.44 (loiro + cobre + cobre), 8.43 (loiro + cobre + dourado) ou até mesmo 8.34 (loiro + dourado + cobre)... o que vai variar são as nuances.

Eu pinto em casa e sempre fiz assim, mas esclareço que não sou cabeleireira, nem recomendo nenhum procedimento.

Agora é só ir retocando a raiz com ox. 40 e dando banho de brilho no resto, para manter a cor, sem castigar com o ox. 40!


Atualização (12/03/14): Continuo fazendo a mesma mistura e apos um ano posso dizer que a cor foi bem absorvida e não desbota facilmente. Estou muito satisfeita com meu ruivo. Fotos tiradas com luz artificial branca (na luz natural o tom fica mais alaranjado).





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
BARRA GRUMFT SPEAK PIPE