Luminothérapie: Passeio no Quartier des spectacles

Thursday, January 30, 2014 Mandy


Vídeo do passeio que fiz no Quartier des spectacles, localizado no metro Place-des-arts, em Montreal, para mostrar a 4a edição do evento Luminothérapie.





Proposito do evento: Durante quatro anos, o inverno é celebrado de forma original pelo Quartier des spectacles, oferecendo uma gama de experiências interativas que combinam design, música e artes digitais. Produzido em colaboração com o Gabinete do projeto da cidade de Montreal, este evento original explora um novo nicho artístico e destaca a criatividade local.

Na quarta edição do evento, o Place des Festivals é transformado em um campo de trigo futurista desenvolvido por uma equipe multidisciplinar liderada pelo escritório de arquitetura Kanva. Lá você ouvirá a melodia única Patrick Watson e vera as varias hastes brilhantes que dançam com o vento. 

Luminothérapie apresenta uma instalação artística e 7 projeções em alguns pontos do centro da cidade. Por 0.99$ você pode fazer uma visita guiada!



Making-of do evento:




Acompanhe o YouTube do Quartier des spectacles: https://www.youtube.com/user/QDSMTL/videos?flow=grid&view=0

Acompanhe o Facebook do Quartier des spectacles: https://www.facebook.com/quartierdesspectacles


Border Security: O seriado sobre a segurança das Fronteiras do Canada!

Wednesday, January 29, 2014 Mandy


Eu recebo muitas perguntas sobre o Landing. É normal que fiquemos ansiosos, afinal não sabemos exatamente o que esperar e ainda teremos que dar as respostas de forma confiável em outra língua.

Além deste vídeo, oficial da CBSA (The Canada Border Services Agency) https://www.youtube.com/watch?v=Z8DyP9ofkkk que da todas as dicas para quem vai chegar por avião e do canal deles no YouTube https://www.youtube.com/user/CanBorder, eu quero compartilhar um seriado que assisto e que acho que pode ajudar a diminuir a ansiedade!

Border Security: Canada's Front Line é um reality show que mostra casos que acontecem nas fronteiras (aérea, terrestre, marinha). O seriado se passa na parte oeste no Canada e filma o dia-a-dia de agentes em serviço!





Sinopse: Turistas falsos procurando emprego,  visitantes agressivos trazendo contrabando, brinquedos cheios de heroína, armas disfarçadas de telefones celulares: todos são apenas mais um dia no escritório da Agência de Serviços de Fronteira do Canadá!

Todos os dias, vinte mil passageiros solicitam entrada para o Canadá por meio do Aeroporto Internacional de Vancouver (YVR), além disso, muitos outros o fazem pela fronteira terrestre no Lower Mainland - BC. Enquanto a maioria experimenta o desconforto habitual que vem com o  ato de passar pela imigração, outros têm razões legítimas para se sentirem nervosos.

No Canada o seriado é transmitido pela National Geographic: http://natgeotv.com/ca/border-security. Infelizmente não achei nenhum canal que transmita o programa no Brasil, MAS... achei um episódio no YouTube (infelizmente sem legenda)! Por sinal, já vi esse ;)




Ao assistir aos episódios você começa a entender o que eles procuram, o que é errado, as leis, os processos.... Por exemplo: 

- Eu aprendi que quem vem da Califórnia costuma chamar a atenção (eles chamam de raise red flags), pois a região é foco de contrabando. Mesmo que você seja e pareça uma pessoa normal, eles podem querer investigar mais a fundo. Não é pessoal, rs;

Remédio, só com receita e pela quantidade certa, relativa a sua estadia no Canada (se não, eles podem desconfiar de contrabando). Não adianta tentar mentir, eles pesquisam tudo! Eles tem sites para ver substancias, ver dosagem, tudo!;

Você já foi preso? Eles vão comparar sua pena com a lei do Canada. O que a  lei do Canada disser sobre o que houve é o que vale na hora de entrar ou não. Por exemplo, dirigir alcoolizado aqui é muito sério. Já vi vários americanos voltarem para casa;

Eles podem querer ver o conteúdo de seu computador se desconfiarem de pedofilia ou outros crimes;
Eles podem pedir seu celular, revistar sua bagagem;

Não declarar o dinheiro, quando passa de 10.000$ também é um problema muito sério. Seu dinheiro pode ser apreendido;

Trazer carnes ou laticínios é muito grave. A multa é alta, uns 800$.
    Resumindo, seja sempre seja honesto, pois sua credibilidade é TUDO. Eles repetem isso diversas vezes. Ser pego na mentira, pode lhe mandar de volta e ainda ser banido do pais por um certo tempo!

    Se alguém achar mais episódios, compartilhe com os coleguinhas!

    Façam bom proveito!

    Viagem São Paulo - Toronto (Canadá). Dicas de como se preparar!

    Tuesday, January 28, 2014 Mandy


    Dicas sobre a viagem São Paulo - Toronto (Canadá). Viaje comigo e aprenda como se preparar. 

    No vídeo você irá acompanhar cada etapa da viagem. Irei mostrar os aeroportos (São Paulo e Toronto), comentar quais as melhores coisas a serem feitas, mostrar o avião, falar sobre preços, mala, imigração, alfandega, documentos, ... 

    Considero as dicas valiosas e gostaria muito de ter sabido delas quando viajei pela primeira vez. Foi muito cansativo filmar, mas valeu a pena, pois sei que vai ajudar muitas pessoas!





    Canada Border Services Agency: http://www.cbsa-asfc.gc.ca/menu-eng.html


    Infelizmente o vídeo oficial sobre o Landing não esta mais disponível (eles deletaram todos os vídeos do canal e começaram a postar novos). Seguem as dicas dadas no site oficial: http://www.cbsa-asfc.gc.ca/travel-voyage/aba-apa-eng.html

    O que é permitido trazer e como trazer: http://www.cbsa-asfc.gc.ca/travel-voyage/bgb-rmf-eng.html

    Formulário de declaração distribuído no avião:



    Fiquem de olho no próximo post, pois irei compartilhar um seriado (estilo reality show) sobre o tema! :)

    Curiosidades por uma Brasileira no Canada: Hobbies e Determinaçao

    Tuesday, January 21, 2014 Mandy


    Cardápio interativo - Aeroporto de Toronto

    Tuesday, January 14, 2014 Mandy


    Enquanto aguardava e fazia um lanche, resolvi filmar o cardápio interativo que encontrei no Aeroporto de Toronto!

    Todos os restaurantes tinham o iPad com cardápio e acesso a internet. Achei super legal, pois as pessoas podiam comer e relaxar enquanto aguardavam o voo!

    Andei lendo algumas matérias sobre as vantagens do Cardápio interativo e acho que esse molde de menu ja foi implantado em alguns lugares no Brasil, mas até então não tinha visto, e você? 

    Fica a dica para Guarulhos... pois vou confessar que fiquei chocada quando cheguei e vi as condições do aeroporto. mas, isso é papo para um outro vídeo, que ja prometi fazer, não é mesmo?!


    Momento Gourmet: Hummus caseiro

    Thursday, January 09, 2014 Mandy





    Ingredientes:

    2 xícaras (cups) de grão de bico cozido
    ¼ de xícara (cup) de suco de limão fresco - cerca de 1 limão grande
    ¼ de xícara (cup) de tahine
    1 dente de alho picados e sem o miolo
    2 colheres de sopa (tablespoons) de azeite de oliva
    De ½ a 1 colher de chá (teaspoon) de sal, dependendo do gosto
    ½ colher de chá (teaspoon) de cominho em pó
    De 2 a 3 colheres de sopa (tablespoons) de água
    Páprica para decorar e servir

    Modo de preparo: 

    Em um processador de alimentos, misture o tahine e suco de limão. Processe por 1 minuto, sendo que com 30 segundos pare e raspe os lados e fundo da tigela, assim você garantira uma boa mistura. Essa etapa é essencial para a cremosidade do hummus. Depois, adicione o azeite, o alho picado, o cominho e o sal a sua mistura. Processe por 1 minuto, parando apos 30 segundo, como explicado anteriormente.

    Adicione metade do grão de bico e em seguida processe por 1 minuto. Raspe os lados e o fundo da tigela, e adicione o restante do grão de bico. Processe por mais 2 minutos ou até engrossar e ficar cremoso.

    Para criar a consistência perfeita, você ira adicionar água, enquanto continua processando a mistura. Adicione lentamente entre 2 e 3 colheres de sopa de água até atingir a consistência é perfeita.

    Para servir regue a pasta com cerca de 1 colher de sopa de azeite de oliva e por cima salpique um pouco de páprica.

    As Aventuras de uma Brasileira no Canadá: Passeio na Ikea Montreal

    Tuesday, January 07, 2014 Mandy


    Essa é a terceira vez que vou à Ikea, e finalmente consegui filmar a loja inteira para vocês!





    Eu um outro post eu falei um pouco sobre como a loja funciona, mas como ja faz algum tempo, vou recapitular!

    A loja fica um pouco distante, mas é possível ir de ônibus. Eu fui de metro até um trecho e de lá segui de ônibus. Existem varias opções de ônibus e em geral eles passam com uma boa frequência, alguns param mais perto e outros requerem uma pequena caminhada.  Fique atento, pois o ônibus que para em frente a loja deixa de passar por volta das 18h.

    Dessa vez fui no outono e estava um dia frio com um pouco de neve, chuva e vento. Como de costume aqui, durante a semana a loja fecha mais tarde que no final de semana

    Morando na região de metropolitana, a entrega começa em 59$ (veja tabela). Fora dessa região eles precisam calcular. Da primeira vez, mandei entregar em Québec e foi mais de 100$. Da segunda vez peguei um taxi. Por fim, da terceira vez consegui levar o que comprei comigo, no ônibus.

    Bom, então como funciona? Primeiramente você vai na parte das exposições. Caso queira, eles tem lugar para deixar as crianças brincando. É recomendável que você pegue o lápis e o papel que mostro no vídeo e também uma régua de papel oferecida pela loja (ou leve a sua). Tudo isso fica concentrado no mesmo local.

    Essa parte é imensa. Você vai ver diversos ambientes montados com os produtos e ao mesmo tempo vários corredores com exposição dos produtos. Você pode testar, medir, ficar a vontade! É um mundo de coisas, você fica enlouquecido. Além disso, nessa parte você também pode já pegar alguns produtos, como coisas para cozinha, cama/mesa/banho, produtos para banheiro, luminárias. O resto, em geral moveis, você deverá pegar depois. Eu já recomendo que vocês entrem com um carrinho, para depois não ficar difícil de achar!

    À medida que escolhemos as coisas, devemos anotar no papel o nome, o código, o preço, a quantidade, o corredor e a caixa. Isso ira viabilizar a retirada dos produtos no deposito! Eu em geral, olho os produtos no site, anoto e meço e no dia  só preciso confirmar os dados.

    Saindo dessa parte, você entrará no deposito, que também é imenso. Cabe a você pegar os produtos. Vi que cobram uma taxa de 99$ caso queira que peguem por você (vejam mais aqui - o preço pode ter mudado). Depois disso, você paga no caixa, seja ele o de "livre serviço", onde você faz tudo e sempre tem funcionários supervisionando ou com o funcionário.

    Para a entrega, você tem opções: delivery, alugar uma van e ir dirigindo, pegar um táxi, levar em seu carro. Eles oferecem vários serviços de entrega, montagem, etc. Se você for pedir o serviço de delivery, tem que levar seu carrinho para um outro caixa, para pagar e despachar. 

    Os produtos são feitos para que você possa montar sozinho, sem muita dificuldade. Os manuais são cheios de imagens e não tem nada escrito, podendo ser entendido por qualquer pessoa. As embalagens também são bem interessantes, feitas de forma a proteger o produto e ficarem compactas.

    Finalmente, chega a hora de montar. É trabalhoso? Sim! Mas, não é complicado. Em geral, se você precisar usar algo, será uma chave de fenda, pois o resto, eles costumam mandar. Mas, vai demorar um certo tempo. Eles tem muitos produtos baratos, afinal você fará todo o trabalho e em geral de qualidade compatível com o preço. Os produtos, mesmo que alguns sejam mais frágeis, tem uma aparência bem bonita. Tenho alguns há quase um ano e vão muito bem!

    Palestra sobre integração, cultura e mercado de trabalho no Canada

    Monday, January 06, 2014 Mandy


    Hoje lembrei-me deste vídeo, que vi antes de imigrar. Trata-se de uma palestra que aconteceu em 2008. O palestrante é o Lionel Laroche, especialista em diversidade cultural no ambiente de trabalho canadense. Ele frequentemente ministra palestras sobre o assunto e ja escreveu dois livros sobre a diversidade local de trabalho canadense. 

    Enquanto o seu público-alvo é empregadores canadenses, seus ensinamentos são aplicáveis ​​a todos. Eu adorei o vídeo, realmente me ajudou muito!

    O vídeo esta legendado e vai lhe ajudar a entender mais o Canada e a se preparar para essa grande mudança.

    Espero que gostem e aguardo comentários!










    Tradução e legenda: Carlos Luz Junior, Alexei Aguiar, Denise Marques Leitão, Grazi Siqueira.
    Copyright ® 2010 Ontario Council of Agencies Serving Immigrants. All rights reserved.

    Novo programa de imigração - província de Saskatchewan

    Sunday, January 05, 2014 Mandy


    Para aqueles que almejam imigrar para o Canada, eis uma nova opção: o programa de imigração para trabalhadores qualificados da gélida província de Saskatchewan (que eu tenho a maior dificuldade em pronunciar).

    Alguns fatos sobre a província: Fica entre Manitoba e Alberta. A capital é Regina. É a província que recebe mais horas de sol. Os verões costumam ser muito quentes, mas os invernos também costumam ser bem frios, com massas de ar chegando do Ártico. É a parte do Canada mais ativa em relação a tornados.


    Modalidades: Trabalhador qualificado, experiencia (para quem ja vive no local) e investidor.

    Abaixo tradução das informações da modalidade que interessa à maioria: Trabalhador qualificado (Internacional Categoria Skilled Worker)!

    A categoria "Skilled Worker International "é para trabalhadores qualificados que querem trabalhar e viver em Saskatchewan. Esta categoria permite que o SINP (Saskatchewan Immigrant Nominee Program) nomeie indivíduos com ensino pós-secundário e elevada experiência de trabalho qualificado, que tenham a educação, experiência, capacidade de linguagem e outros fatores que os ajudem a estabelecerem-se e integrarem-se  com sucesso no mercado e comunidades de trabalho de Saskatchewan.

    Elegibilidade

    Você pode se qualificar para aplicar sob a Categoria SINP Skilled Worker Internacional se você vive fora do Canadá ou tem prova de status legal no Canadá e se você não for requerente de refugio. 

    Critérios :

    - Você deve atingir um mínimo de 60 pontos em 100 na de avaliação;
    - Se você não estiver fornecendo uma oferta de emprego qualificado de um empregador aprovador por Saskatchewan, você deverá ter um mínimo de um ano de experiência de trabalho (nos últimos dez anos) na ocupação pretendida (área na qual se qualificou);
    - Você precisa alcançar um mínimo de 4 pontos no Canadian Language Benchmark (CLB). Empregadores e órgãos reguladores podem exigir um score mais elevado;
    - Se a sua educação profissional e experiência de trabalho forem regulamentados, você será obrigado a demonstrar que obteve o licenciamento apropriado para ser capaz de trabalhar nessa profissão antes de aplicar.

    Você deve apresentar:

    - Uma oferta de emprego permanente em tempo integral em Saskatchewan, seja em uma profissão na Classificação Nacional de Profissões (NOC) matriz nível "A" , "B" ou "0" ou em um oficio designado em Saskatchewan (para fornecer prova disso, você deverá ter uma carta de aprovação  do SINP)
    OU
    - Se você não estiver fornecendo uma oferta de um emprego qualificado de um empregador Saskatchewan aprovado você deverá atender todos os seguintes requisitos:

    -- Seu domínio de formação deverá ser NOC "A" , "B" ou "0 ", que é considerado uma profissão em demanda em Saskatchewan;
    -- Você deverá ter concluído o ensino pós-secundário, formação ou aprendizagem equivalente comparável ao sistema de ensino canadense que tenha pelo menos um ano de duração e que tenha resultado em um diploma ou certificado;
    -- Você deverá comprovar uma experiência mínima de um ano de trabalho (nos últimos dez anos) relacionado ao seu campo da educação ou formação em uma posição qualificada;
    -- Se a sua educação profissional e experiência de trabalho forem regulamentada, será necessário obter o licenciamento  apropriado para ser capaz de trabalhar nessa profissão antes de aplicar. Para ver se a ocupação é regulada em Saskatchewan, acesse "Minha profissão é regulamentada?". Uma prova de licenciamento do órgão regulador será exigida como parte da aplicação SINP.
    -- Você deverá comprovar fundos financeiros e possuir um plano de instalação.

    Os critérios do Programa podem ser alteradas sem aviso prévio e as candidaturas serão avaliadas de acordo com os critérios no site quando o SINP receber o formulário preenchido. Informamos o SINP está sujeito a um limite de nomeação definida pelo governo federal. A capacidade de ser nomeado é afetada por estas restrições e critérios do programa. Nenhuma aplicação é garantida como aceita e/ou nomeada. A SINP aceitará um número máximo de aplicações em cada ano civil, para os candidatos com e sem ofertas de emprego. Consulte aqui esses números!

    Por favor, note que o SINP aceitará 250 aplicações em 2014 dos candidatos sem uma oferta de emprego cuja ocupação altamente qualificada esteja em demanda em Saskatchewan.

    Para aprender a procurar emprego, ganhar experiência de trabalho canadense e se candidatar a um emprego, por favor, acesse "Procurando trabalho".

    Todos os candidatos a esta categoria devem preencher, digitalizar e enviar os formulários provinciais e os formulários necessários/aplicáveis federais​​, juntamente com cópias digitalizadas de documentos comprobatórios detalhados na guia de aplicação para o SINP. Se documentos estiverem faltando, não traduzidos ou pouco claros, seu pedido será indeferido e o SINP irá enviar-lhe instruções sobre o que falta e como aplicar novamente.

    Veja a lista de documentos: http://www.saskimmigrationcanada.ca/international-skilled-worker

    Tempo de processamento do provincial: http://www.saskimmigrationcanada.ca/sinp-processing-time

    Curiosidades por uma Brasileira no Canada: Óculos e lentes

    Thursday, January 02, 2014 Mandy


    Duvidas que eu tinha antes de chegar aqui e que acredito que você também possa ter!