Saúde Pública no Canadá - Quebec

Tuesday, May 27, 2014 Mandy


Como é o sistema de saúde no Canada? É melhor ou pior que o Brasil? Conheça um pouco da minha experiencia apos 1 ano e 7 meses morando no Canada.

Aguardem: mais videos serão lançados sobre a saúde no Canada (farmácias, médico de família, ginecologista, dentista,...).





É importante citar que a Régie de l'assurance maladie du Québec (RAMQ) atende primordialmente em francês. Quando você liga, essa é a primeira coisa que eles dizem na gravação.

Pagina principal da RAMQ: http://www.ramq.gouv.qc.ca



Regras para quando viajar para fora do Quebec. ATENÇÃO, isso é muito importante!!! As regras são diferentes para trabalhador e residente permanente. Se você for viajar, leia isso antes. A depender da quantidade de dias você é obrigado a declarar. Mais de 183 por ano retira seu direito a saúde durante 12 meses: http://www.ramq.gouv.qc.ca/fr/citoyens/sejours-hors-quebec/Pages/sejours-hors-quebec.aspx



Programas sociais (por exemplo pessoas com mais de 65 anos ou com menos de 65 anos encaminhadas pelo CLSC podem ter ajuda de custo para serviços domésticos): http://www.ramq.gouv.qc.ca/fr/citoyens/programmes-aide/Pages/programmes-aide.aspx

Portal oficial de informações sobre saúde em Montreal (excelente ferramenta): http://www.santemontreal.qc.ca


CLSC (centros locais de serviços comunitários: oferecem serviços em hospitais, clinicas, escolas ou em casa): http://www.santemontreal.qc.ca/ou-aller/clsc/






Notícias da Copa do Mundo no Canadá (em inglês)

Saturday, May 24, 2014 Mandy

Estou fazendo upload direto do celular para compartilhar as notícias.





Resumo da noticia: 

1) Falta menos de um mês para a copa e é esperado que brasileiros estejam felizes, pois eles amam futebol e seu time é um dos favoritos, mas não é bem assim. O clima é de raiva. 

2) Mostram os protestos (ônibus e as cenas do metro feitas pela TV Folha, que postei essa semana no Facebook).

3) Greve de 24h dos policiais em Brasilia

4) Homem dizendo que a segurança publica no pais é muito ruim, com ou sem copa.

5) Cenas de Recife. 

6) Protesto em uma exibição de troféu anterior da copa. 

7) Faltam três semanas para o primeiro jogo e o Brasil esta sendo pressionado para mostrar que o pais esta pronto (cenas da marinha). 

8) O custo da copa não trouxe as promessas de melhoria. Uma grana foi gasta e além de não ter infraestrutura, os estádios não estão prontos. 

9) Para muitos a copa é o simbolo de um dinheiro que o pais não pode gastar. 

10) Especialistas internacionais acham que vai haver manifestações. Estão prevendo que o Brasil use força excessiva contra as manifestações legitimas e aconselham que isso não seja feito. 

11) Ela acabou a matéria dizendo: "O governo do Rio de Janeiro diz que o estadio esta pronto, mas sera que o Brasil esta?".

Simplesmente uma vergonha. E ainda tem gente pagando para ir ou sendo voluntario...

Veja o que o governo do Canada recomenda para quem vai viajar para o Brasil: http://travel.gc.ca/destinations/brazil 

Supermercado no Canada: Produtos orgânicos, enlatados, grãos, massas e doces

Tuesday, May 20, 2014 Mandy


Preços e produtos em Supermercado no Canada. Este vídeo aborda a seção de produtos orgânicos, enlatados, grãos, massas e doces.

Vídeo filmado entre fevereiro e março de 2014. Áudio gravado no final de maio de 2014.

Site do Supermercado visitado: http://www.metro.ca





Site do molho de tomate Simply Natural: http://www.cheltenhouse.com/content.cfm?mode=sn_products

Como fazer Nutella:




Outros supermercados:


Resenha Gourmet: Zyng

Friday, May 16, 2014 Mandy




Cidade: Montreal
Endereço: 2 endereços em Montreal (perto do metro Sherbrooke ou Mont-Royal) 
Proposta: Servir saborosos pratos da cozinha asiática da China, Tailândia, Vietnã, Coréia e Japão em um ambiente inovador.
Crianças: Não foi verificado pratos especiais ou espaço com brinquedos.
Preço:  Ótimo $$ (pratos a partir de 8$)
Porção: Bem servida.

O restaurante oferece uma opção que considero super inovadora: Você pode criar seu prato e escolher os vegetais! Além disso, eles tem entradas, pratos prontos, sobremesas e bebidas. Se você for vegan ou vegetariano, esse local oferecerá diversas opções. 

Primeiramente, você irá escolher o macarrão ou arroz (9 opções no total). O meu favorito é o Soba. Depois a proteína (animal ou vegetal). Eu adoro pedir a Zoya, que é feito de farinha de soja e tem uma textura deliciosa (em inglês eles chamam de chewy, mas honestamente não acho a tradução "borrachudo" muito fiel), parece mais com pedaços de frango. Então, você poderá escolher o molho (12 opções). O meu favorito é o de amendoim picante.

Feito isso, o garçom ira fazer o pedido e voltará a mesa com uma cumbuca para que você escolha os vegetais (são muitas opções). Se você quiser mais legumes, pode pedir a porção dobrada por um valor extra.

No bar eles tem 2 tipos de cogumelos, cenoura, repolho, acelga bok choy, broto de feijão, cebola, brócolis, cebolinha, pimentão e muito mais!!!!





Essa parte é engraçada, pois cada um tem sua técnica para encher o máximo possível. Tem alguns Quebecas que "enfiam a mãozona" para apertar os legumes no bowl. Eu simplesmente arrumo em uma ordem que consigo fazer uma montanha bem equilibrada. Começo com os leves, preenchendo bastante e deixo o brocolis para o final.

Eu já fui lá 3 vezes e sempre fiquei muito satisfeita. Gosto de começar pedindo Dumplings de vegetais com molho de soja e amendoim.



No site você pode verificar o menu completo, mas sem preços. Veja abaixo fotos do local e dos pratos pedidos:

Cozinha

Macarrão soba + zoya + molho de amendoim picante + legumes
Macarrão Sen Mee + tofu + molho yakisoba + legumes




Veredicto: Zyng é um excelente restaurante. Oferece variedade e ótimos preços. Em minha opinião o diferencial deles é o fato de você poder escolher os vegetais. Muitos restaurantes servem mais macarrão do que legumes, o que eu não gosto. Vale a pena conhecer e descobrir qual a sua "receita".



Insetos no Canada (o video que deu errado)!

Tuesday, May 13, 2014 Mandy


Vídeo filmado no Parque Mount-Royal, em Montreal, Canada. As pessoas sempre me perguntam: Existem insetos no Canada? Quais são eles? Existe barata? Como elas são? 

Peço desculpas pela ventania no inicio do video. Eu não ia publicar o video por conta disso, mas enquanto filmava o video varias coisas engraçadas aconteceram no plano de fundo. Vocês poderão ver que:

1) Um menino vai dançar e só depois vai perceber que estava sendo filmado. Quando isso acontece o amigo fica imitando ele e dando risada;

2) Uma menina vai passar correndo e cair de bunda no chão;

3) Uma outra menina vai parar e fazer uma saudação para os amigos.





Cuidado com a Gaivotas no Velho Porto, rs



Links do Governo do Canada sobre Bed Bugs (a coisa é séria!):

http://www.healthycanadians.gc.ca/environment-environnement/pesticides/bedbugs-punaises-travel-voyage-eng.php

http://www.santemontreal.qc.ca/en/healthy-living/healthy-environment/bedbugs

http://www.santemontreal.qc.ca/fileadmin/fichiers_portail/vivre_en_sante/environnement_sain/punaises_lit/Fiche_punaises_13062012_Ang.pdf

Nuit Blanche Montreal 2014 (grande evento gratuito): Turismo em Montreal

Thursday, May 08, 2014 Mandy


A Nuit Blanche (Montreal All-Nighter) é um grande evento gratuito que ocorre anualmente e atrai turistas de todo o mundo. Ela faz parte do programa "Montréal en Lumière", que eu mostrei uma atracão aqui. O evento ocorre todo ano durante o  inverno e essa foi a 15ª edição!

Todos os anos, o festival encerra promovendo a "Nuit Blanche", que acontece em vários países (em diferentes datas/meses). O evento oferece cerca de 180 atividades, em sua maioria gratuitas. O transporte para os locais que acontecem as atividades também é gratuito!



Compras no Canada - Primavera 2014

Tuesday, May 06, 2014 Mandy


Conforme pedido, mais um vídeo com comprinhas. As compras foram feitas no Canada (Montreal) entre março e abril de 2014.





O shopping Centre Eaton de Montreal: http://www.centreeatondemontreal.com

Saia e blusa: https://limite.ca

Cinto: http://www.delilah.ca

Bolsa: http://www.complexelesailes.com

Tênis Asics e palmilha: http://www.champssports.com

Tênis Converse: http://www.footlocker.com

Wok: http://www.amazon.ca

Ardène (link para virar VIP): http://www.ardene.com

Leggings: infelizmente os produtos não estavam mais disponível nos vendedores. Segue links de outros vendedores que não tenho referencias:

Wet Legging

Meia calça com fundo cor de pele

Canal de Pegadinhas do Quebec

Sunday, May 04, 2014 Mandy


Compartilho com vocês um canal de Pegadinhas produzidas no Quebec (grande parte em Montreal). Algumas pegadinhas são bobas, mas a maioria delas são engraçadas. Espero que gostem!!!

Sobre o canal: http://gags.justforlaughs.com


Canal em inglês: Just For Laughs Gags 





Canal em francês:  Juste pour rire Les Gags




Pegadinhas feitas por crianças: Just Kidding Pranks





Câmera escondida: Classic Hidden Camera



Como imigrei para o Canada? Coletânea de videos!

Friday, May 02, 2014 Mandy


Como tenho recebido muitas perguntas sobre como imigrei (pois eu me mudei antes de receber o visto de Residente Permanente), resolvi fazer um post recapitulando alguns vídeos/posts onde discuto o tema.

Eu tento responder a todos quando tenho tempo, mas tenho recebido muitas perguntas que já possuem respostas. Meu tempo tem estado cada vez mais curto e tenho dado prioridade a responder informações ainda não disponíveis. Por isso, quero ensiná-los como buscar informacoes no YouTube.

No canal existe uma ferramenta chamada lupa, na qual vocês podem buscar vídeos através de palavras-chave. Além disso, os videos estão organizados em Playlists (https://www.youtube.com/user/mandyemais/playlists), são elas: 



Como imigrar para o Canada: http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/

Noticias oficiais sobre o processo de imigração: http://www.cicnews.com