A Pele (Für: An Imaginary Portrait Of Diane Arbus)

Monday, June 15, 2009 Mandy


Gênero: Drama
Direção: Steven Shainberg
Ano: 2006
Nota: 10 (altamente recomendável)

Casada com um homem mais velho, Diane Arbus (Nicole Kidman) passou muito tempo procurando o seu próprio destino. Ela sente que falta algo em sua vida - que encontra em seu vizinho, o misterioso e inacessível Lionel (Robert Downey Jr). Inicialmente, a fotógrafa fica assustada... e, ao mesmo tempo, atraída por ele. Começa então uma estranha e intensa paixão, uma viagem ao fundo das emoções e da alma desta bela mulher, em um jogo de sedução que promete transformá-la para sempre.

O filme baseia-se na história, a da fotógrafa Diane Arbus, que é considerada por muitos como sendo um dos melhores fotógrafos do século XX. Ao longo de sua carreira Diane voltou sua atenção para o bizarro, o inusitado e o diferente em suas fotos. Um de seus trabalhos foi com Lionel Sweeney (Robert Downey Jr.), que era portador de tricotomia, uma disfunção caracterizada pelo excesso de pêlos em todo o corpo. No entanto, o filme não relata a verdadeira história da fotográfa, mas é uma espécie de homenagem, feita do ponto de vista de seus autores.

Eu adoro ambos os protagonistas e posso dizer que este é um dos filmes mais bonitos, excêntricos, estranhos, emocionantes, expressivos que já vi. Dá vontade de arrancar o coração. O filme tem um clima estranho e conquistador. O fim é virtuoso. Esse, só assistindo, eu não perderia por nada. Esse filme é diferente, trata-se do ponto de vista de pessoas, no mínimo, estranhas. O sentimento é diferente de tudo que já experienciei.

Curiosidades:

- Os direitos de adaptação do livro de Patricia Bosworth para o cinema foram adquiridos em 1984 pela MGM. Na época o estúdio pretendia que Diane Keaton fosse a protagonista.

- Foi apenas em 1997 que os direitos foram adquiridos pelos produtores Edward R. Pressman e Bonnie Timmermann.

- O diretor Steven Shainberg e o roteirista Erin Cressida Wilson decidiram por não fazer uma cinebiografia convencional. Ao invés disto criaram uma Diane Arbus que tinha elementos de sua vida real, mas também fantasia relacionada ao seu trabalho artístico.

- Inicialmente seria Samantha Morton a intérprete de Diane Arbus.

- O orçamento de A Pele foi de US$ 16,8 milhões.