Sunshine Cleaning

Thursday, July 30, 2009 Mandy


Gênero: Drama/Comédia
Direção: Christine Jeffs
Ano: 2008
Nota: 8 (recomendável)

Sunshine Cleaning é um filme de drama e comédia irônica bem despretensioso, bem do jeito que eu gosto! Produzido pela mesma equipe de Little Miss Sunshine o filme gira em torno de uma família bastante problemática e traumatizada.

A história é a seguinte: Rose Lorkowski (Amy Adams) é uma mãe solteira que ganha a vida trabalhando como diarista. Enquanto ela, ex-cheerleader, garota mais bonita da escola ganha a vida como doméstica, suas ex-colegas vivem o sonho americano. Sua irmã mais nova, Norah (Emily Blunt) vive com o pai, Joe (Alan Arkin) e trabalha como garçonete – mas odeia o que faz. Quando o filho de Rose, Oscar (Jason Spevack), apresenta problemas de comportamento na escola pública em que estuda, Rose resolve tirá-lo de lá. Para pagar as contas de uma escola particular ela convoca a irmã, que recentemente perdeu o emprego, para que as duas comecem a trabalhar no ramo de limpeza de cenas de crime.

O filme segue bem o estilo de Little Miss Sunshine, abordando os dramas familiares de forma muito engraçada. É através do humor negro que o filme segue adiante e encanta seus telespectadores.

Resumidamente, as semelhanças com Little Miss Sunshine são as seguintes: A fórmula da família problemática, com uma criança problemática, que se apoia em uma avô (Arkin), também não muito normal. Outro fator é a constante tentativa das famílias em mudarem de posição, o que é evidenciado pela palavra, sunshine, em ambos os títulos do filme. A idéia desse filme é da família perdedora , fora dos padrões e desiludida que correm atrás de seus sonhos.

O filme é muito simpático e caracteriza com delicadeza as relações entre as irmãs, a criança e o pai. Não achei em momento algum exagerado e tive minha atenção retida no filme de início ao fim. As trapalhadas das irmãs rendem bastante ação ao filme, que de uma forma geral não é um filme extremamente movimentado. Além disso, o filme mostrou o envolvimento emocional das garotas em relação ao seu trabalho, que está diretamente relacionado com a difícil história de vida delas. O que mostra de forma muito simples e elegante a complexidade do ser humano. Por fim, o elenco do filme é excelente!!!

Esse filme eu adorei! É esse estilo de comédia despretensiosa que eu adoro! Por mim, podem continuar produzindo materiais de qualidade como esse!


Curiosidades:

- Foi filmado na cidade de Albuquerque, Novo México.

- O produtor Peter Saraf ressalta, que Sunshine Cleaning é um “maravilhosa metáfora sobre a limpeza no final da vida de alguém enquanto as suas próprias vidas são uma bagunça total”, e que as personagens acabam se dando conta, lá pelas tantas, que devem fazer uma limpeza também em suas próprias vidas.

- As atrizes Amy Adams e Emily Blunt teriam passado alguns dias trabalhando em cenas de crime reais, como pesquisa para suas personagens.

- Até o momento, o filme não recebeu nenhum prêmio – ainda que tenha sido indicado em Sundance, mas perdeu na categoria de Grande Prêmio do Júri para Frozen River.

- Nas bilheterias, o filme teve um desempenho um tanto fraco: conseguiu, até o dia 9 de julho deste ano, pouco mais de US$ 12 milhões.

Confiram o trailer:




Sugestão de filmes no estilo: Kabluey (indicação da semana), e é claro Little Miss Sunshine!

10 comments :

Gostei da dica
bjsss

bom saber... filmes são sempre bem vindoss!!

oie! boa dica...

Nossa ainda bem q nao é só eu que passa por essa falencia cosmetológica por conta de blogs heheheheh

Kamila said...

Este filme tem duas atrizes que adoro: Amy Adams e Emily Blunt! Pretendo conferir!

adoro filminhos! Vejo tudo pela net,mas agora to c medo,pq meu pc pegou um vírus de uma música...:(

bom fds linda
bjs

Anonymous said...

não parece ser ruim não, gostei da sua explicação sobre o filme vale a dica =D

Gostei do trailer,
Vou procurar pra ver.
Valeu a dica!

Um ótimo final de semana pra vc.
Se cuida!
Bjs e até+

Sou fanzóide de Pequena Miss Sunshine, então tenho expectativas sobre esse.

Dewonny said...

Adorei o "Pequena Miss Sunshine", portanto, acho q irei gostar tbm desse q eu ainda ñ conhecia, valeu pela dica, vou procurar pra baixar!
Bjão! Diego!