A Caixa (The Box)

Monday, August 30, 2010 Mandy


Gênero: Suspense, Ficção Científica
Direção: Richard Kelly
Ano: 2009
Nota: 6

O filme, baseado no conto Button, Button da série The Twilight Zone conta a história de um casal de classe média, Norma (Cameron Diaz) e Arthur (James Marsden), que começa a enfrentar dificuldades financeiras quando, coincidentemente, recebe uma caixa de madeira e com ela duas proposições: se apertarem o botão da caixa vão ganhar imediatamente 1 milhão de dólares em dinheiro e uma pessoa em qualquer lugar do mundo morrerá. Além disso, eles não saberão nada sobre a origem do dinheiro, nem poderão buscar essas informação. Eles tem 24 horas para avaliar a proposta, apertando ou não o botão.

Desde então o casal fica muito apreensivo em relação a proposta, assim como sobre a sua veracidade e o homem, muito estranho, que a apresentou. Será que seria um teste da NASA, uma brincadeira do casamento que iriam na próxima semana? 

No mesmo dia em que recebem a caixa, suas vidas mudam, e eles começam a passar por dificuldades e situações estranhas. De certa forma, tudo começa a dar errado, impulsionando o casal a apertar o botão. Não é segredo que Norma aperta o botão, pois isso ocorre logo no inicio do filme, a questão é o que começa a acontecer.

O filme foi escrito pelo mesmo  escritor de Donnie Darko, Richar Kelly, e fica fácil perceber sua assinatura no filme, desde as referências científicas até detalhes relativos a portais. Em minha opinião o filme foi  interessante e me deixou bastante tensa, me rendendo alguns sustos. Acredito que ele poderia ter sido mais focado, e menos "salada de frutas", como aconteceu com Donnie Darko, que apesar de todas as viagens conseguiu alcaçar um objetivo mais sensato. Eu sou da opinião que esse tipo de filme, com muito mistério dificilmente pode ou irá render uma resposta muito certeira, pois acabaria desagradando alguns. A Origem acertou nesse quesito, mas voltarei a falar dele em outro post.

Em suma, A Caixa não é um filme imperdível, mas é um daqueles filmes que ao se ler ou ouvir falar sobre  lhe deixa curioso e com vontade de conferir. Acho que assistí-lo foi bom, mas não assistiria novamente. Acho que a proposta do filme foi melhor do que a sua execução.

Confirmam o trailer: