Momento Gourmet: Mangalô

Tuesday, August 14, 2012 Mandy



Para quem não conhece, Mangalô é esse feijão verde, grandinho e cheio de massa, típico do Nordeste. É o meu tipo de feijão favorito. Ele tem um sabor especial. Eu prefiro mil vezes ele, do que o Andu (que é amargo).

Ele fica muito gostoso feito como feijoada (com carnes e calabresa), mas como já tem uns 8 meses que eu cortei carne vemelha do menu, fui aos poucos aperfeiçoando a receita para que ficasse saboroso, mesmo sem os defumados.

Ingredientes:

1kg de Magalô (o meu vem fresquinho do interior)
1 dente de alho grande
1 tomate grande
1 cebola grande
Coentro a gosto
Cebolinha a gosto
Sal a gosto (eu uso 1 colher de sopa rasa)
Tempero (pimenta do reino, ajinomoto, cominho e corante)

Modo de preparar:

Passo uma água no Mangalô, para tirar qualquer sujeira e seleciono os grãos (quase não é preciso, pois já vem bem selecionado). Coloco óleo na panela e refogo a cebola, o alho e o tomate (nessa ordem). Depois coloco o cheiro verde (você pode usar salsinha e folha de louro se gostar). Depois coloco o feijão sem água e refogo. Complemento colocando o tempero e refogo mais ainda para ele pegar o sabor. Por fim, coloco água até cobrir o feijão e deixo 15 minutos na panela de pressão. Voilà, seu feijão está pronto. Para ficar melhor, adoro colocar uma pimenta vermelha (molho) e farinha!

Para acompanhar, sugiro um frango ou peixe. Tem uma receita especial de frango com alecrim e alho que combina bastante, mas fica para uma próxima vez!


P.s. - Peço desculpas pela falta de postagem, mas estou cuidando da torção que tive no tornozelo. Estou sem poder ficar em pé, que é a forma que uso para montar looks e filmar vídeos.