Momento Gourmet: Hambúrguer Vegetariano ou Vegan (com cogumelo Portobello)

Thursday, December 20, 2012 Mandy


Para quem não come carne, essa é uma excelente opção de hambúrguer  Para quem come carne, o que posso dizer é que ele continua sendo uma excelente opção, pois é DELICIOSO! Prefiro mil vezes do que um hambúrguer de carne... o sabor é fantástico.

Primeiramente vi uma receita em um dos meus canais de receita favoritos, o TheSweetestVegan. Ai fiz em casa, mas com algumas mudanças. Depois fui nesse bar e tinha um prato no mesmo estilo. Desde então esse é meu hambúrguer favorito. Hoje vou contar como ficou minha versão!

O que vai diferenciar ser Vegetariano ou Vegan serão os produtos usados.



Ingredientes:

- 3 fatias de pão de hambúrguer com gergelim;
- 1 cogumelo portobello (de preferencia do tamanho do pão);
- Queijo cheddar (normal ou vegan);
- Tomate maduro picadinho;
- Cebola picadinha;
- Alface americano;
- Molho barbecue (compre pronto);
- Molho de cebola agridoce (compre pronto).

Passo-a-passo: 

Para começar você vai limpar o cogumelo. Parece estranho, mas a forma correta é passar um pano úmido ou papel toalha na parte de cima, só para tirar grãos remanescentes. Depois, coloque o cogumelo com o fundo (talo) para cima em uma assadeira alta e regue-o com molho barbecue diluído em um pouco de água. Você ira diluir para ele penetrar bem e irrigar seu cogumelo. Leve ao forno por 15 minutos a 220°C.

Enquanto ele cozinha e pega sabor você vai lavar o alface, corta o tomate e a cebola. Em uma panela, frite a cebola e deixe caramelizar com molho barbecue e molho de cebola agridoce, também diluído em um pouco de água. Deixe reduzir, até a cebola ficar bem douradinha e virar um molho.

Agora você vai montar seu hambúrguer: na primeira camada coloque uma parte do molho de cebola, alface, e queijo. Na segunda camada coloque mais cebola, o cogumelo e finalize com tomates.

Hum... seu hambúrguer esta pronto e suculento! Assista a um filme/seriado e aproveite!


Pulo do gato: Se você não encontrar o pão com gergelim, deixe o pão esquentar por alguns minutos e quando retirar do forno coloque um pouco de molho de cebola agridoce por cima e salpique o gergelim! Voilà.


Para quem adora receitas também indico os seguintes canais: I Could Kill for DessertDulce Delight e The Vegan Zombie.