Momento Gourmet: Tofu à Parmegiana

Sunday, August 04, 2013 Mandy


Mais uma vez, vou aproveitar minha aparição na tag "Eu que fiz" do blog Chubby Vegan, para postar aqui essa receita maravilhosa criada pela Nathalia (Naa). Apresento-lhes a o Tofu à Parmegiana!






Eu modifiquei algumas coisas, por conta do que tinha à disposição em minha casa, mas a receita original está o link acima. Vamos lá!

Ingredientes:

- 1/2 xícara (chá) de farinha de rosca
- 1/2 xícara (chá) de amido de milho
- 1 colher (sopa) de orégano desidratado
- Pimenta do reino a gosto
- Sal a gosto
- 550g de tofu cortado em grossas fatias ou palitos (eu compro tofu de consistência média)
- Óleo para fritar
- Molho de tomate com pedaços de tomate
- Queijo vegan (usei Daiya)
- Presunto vegan (usei Torfurky)

Modo de preparo:

O ideal é marinar o tofu 12 horas antes (ela ensina como fazer aqui). Como eu decidi fazer a receita para almoçar as 11 horas da manha, então eu não pude marinar por mais de 30 minutos.

Para começar, misture a farinha de rosca (eu usei farinha de trigo, por nao ter outra opçao no dia, mas mesmo assim ficou excelente), amido de milho (é o que faz ficar crocante), sal, pimenta e orégano. Empane completamente as fatias de tofu nesta mistura. Esquente bem o óleo e frite as fatias de tofu até ficarem bem douradas. Retire o excesso de óleo com o auxílio de papel absorvente. 

Utilize um refratário que possa ir ao forno. Coloque molho embaixo e acima do tofu. Cubra com o queijo e o presunto e coloque mais um pouco de molho. Leve ao forno 220°C para gratinar (deixar o queijo derreter).

Eu gostei muito do resultado. Você também pode fazer o tofu e usar como aperitivo, servido com azeitonas e cenouras no gelo! Hummmmm!