Manual das compras de Roupa de Frio no Canadá

Sunday, October 21, 2018 Mandy


Como recebo muitas perguntas, decidi criar um Manual de Compra de Roupas de Frio no Canadá! Para quem não sabe, atualmente moro em Toronto, onde o inverno é mais ameno. Mais morei aguns ano em Quebec, onde o inverno variava entre -10°C a -40°C. Por isso acredito que poderei compartilhar dicas muito bacanas com vocês e sem exploração animal.

Casaco da https://noizeoriginal.com
Como já disse outras vezes, não ligo para marca, então se você busca casaco como Canada Goose (e outras semelhantes), não poderei ajudar, pois sou contra exploração animal. Continue lendo para ver uma super lista de marcas de casacos e botas sem crueldade (veganos)! 

É importante dizer que existe uma concepção errônea que somente casacos feitos à base de pena são quentes o suficiente. Muitas marcas oferecem opções sintéticas com tecnologias leves que são tao quentes quanto as de origem animal. Usar pena para ficar quente é mito. Fora que os casacos fedem, eca!!! Para quem gosta de fur varias marcas oferecem FAKE FUR, que tem a mesma estética sem a morte de animais inocentes (a Canada Goose por exemplo usa pele de coiote, ou seja um cãozinho selvagem).



Quando você compra Canada Goose ou qualquer outra marca que usa penas (down/feathers) no enchimento (filler/fill), lã (wool), couro (leather) ou pele de animais (fur) você esta financiando uma industria CRUEL baseada em tortura e assassinato! Seja um consumidor consciente e verifique esses termos na etiqueta. Afinal, não vivemos mais em 1800 quando era questão de sobrevivência matar para aquecer-se.

Como saber se você está comprando uma roupa sem componentes de origem animal? Irei ensinar as palavras em inglês para que voce possa ler etiquetas e rótulos.

Lista de Termos

Não compre (de origem animal): alpaca, angora, calfskin, camel hair, cashmere, down, feathers, fleece (se for de origem animal), fur, leather, mohair, pashmina, shearling, sheepskin, silk, suede, tweed, wool.

Dê preferência paras peças que tenham na composição (sem animais): acrylic, cotton, cotton flannel, denim, faux-fur, flannelette, gore-tex, khaki, leatherette/imitation leather, linen, moleskin, muslin, nylon, polartec wind pro, polyester, polyester fleece, primaloft, rayon, spandex, synthetic down, tencel, thermolite, thinsulate, ultrasuede, velcro, velour, velveteen, viscose, waxed canvas.

Continuando...

Para começar, no Canadá existem 2 grandes liquidações anuais relativa a mudança de frio/calor. Uma acontece após o Natal, ou seja, a partir de 26 de dezembro e a outra em meado de julho. Repare que as liquidações ocorrem no inicio ou meio da estação e não no fim.

Nessas épocas, os preços realmente ficam muito mais baixos. Para quem já mora aqui e tem roupas, vale a pena esperar para comprar nessa época. Existem outras liquidações, mas são menores.

Algumas coisas que observo, mas ainda não entendi (se você souber, me conte!):

1. Mal começa a estacão e eles já começam a liquidar alguns produtos (eu achava que isso aconteceria mais para o final, mas não é). Antes da estacão chegar, já tem roupas à venda, quando ela começa, já é hora de ter promoção;

2. O frio começa e as coisas de calor praticamente somem. O calor começa e é quase impossível se ver um bom casaco de frio. Enfim, se você precisar para uma viagem, vai ter que correr bastante atras para achar.

Em resumo, não espere o verão para comprar roupa de inverno, os melhores preços estarão disponíveis ainda no inverno. Se você tiver paciência, provavelmente poderá encontrar o produto que quer na promoção nesses períodos. Para quem quer economizar, o melhor é ficar monitorando e esperar a hora certa. Claro que pode acontecer de não ter promoção e você não conseguir comprar mais o produto. É um risco.








Agora algumas dicas de lojas
(com exceção das lojas mais focadas em roupas de frio - coloquei ao lado - as outras também são ótimas para roupas de primavera/verão).

Compras de segunda mão: Value Village e Salvation Army (Canada). Lista para Toronto aqui e aqui.

Ardène - Você pode se cadastrar online e fazer o cartão de desconto sem custo algum. Com isso economiza 10% nas compras. Exclusiva de roupa feminina. É ótima para comprar luvas, gorros, meias e cachecóis. Eles tem varias promoções de 2 por 20$ ou 15$ e com o passar da estação fica bem mais barato. Soube que no Outlet é melhor ainda! Eu não gosto muito de comprar bota, blusas e calças, pois a qualidade não é muito boa. No verão la é ótimo para comprar sapatilhas!

Winner / Marshalls - Tem cartão fidelidade gratuito que da alguns discontos e vantagens para trocar e devolver compras, veja aqui. Oferece roupa feminina e masculina. É ótima para comprar tudo! Casacos, roupas termicas, luvas, gorros, meias e cachecóis. Tem varias promoções e vende roupa de marca a baixos precos! Tem varias marcas de casacos e bolsas com etiqueta informando ser vegano. 

Urban Planet - Tem cartão fidelidade, mas é pago. Tem roupa masculina e feminina. Lá é ótimo para comprar roupas em geral. Seja inverno ou verão, eles vão ter todo o tipo de peça que você imaginar com um precinho ótimo. Acho a qualidade bem melhor que a da Ardène. Tenho alguns vestidos que comprei por 15$ na liquidação (na metade do verão), calças, legging, blusas, todos em ótima condição após lavagens. Tem moletom com estampa fofinha e orelhinhas por 10-15$.

Sirens / Stitches -  Não tem cartão fidelidade. Exclusiva de moda feminina. Tem uma ótima variedade de roupas, que são lindas e com excelentes preços. Em setembro comprei varias blusas grossas de inverno (por 16$), casaco de outono (por 25$), chandail (por 24$) e calças a partir de 15$. Lá tem cachecol, sapatos, etc.

H&M - Não sei se tem cartão fidelidade. Moda feminina e masculina. É no estilo da Sirens, mas tem algumas peças mais caras, como vestidos  mais finos e moda "mulher de negócios". Se você souber procurar vai achar ótimos preços. Tem todo o tipo de roupa, cintos, bolsas, sapatos. Em Montreal eles tem lojas gigantescas, com alguns andares.

https://noizeoriginal.com
Sears (faliu) - Tem um cartão de crédito. Moda feminina e masculina. Possui tudo que você imaginar de roupa, eletrodomésticos, coisas para casa, perfumes, maquiagem. Em geral, tem boas promoções no final de semana. Após o Natal, na liquidação, é possível encontrar produtos com 60% ou mais de desconto. Cheguei a comprar uma luva de 35$ por 8$. Ótima para ver casacos, meias, vestidos de festa, roupas social. Homens conseguem ótimas promoções de camisa social. Tem roupas de marca, mas quando entra em promoção o preço fica excelente! É uma boa loja para garimpar.

Manteaux Manteaux* - Não sei se tem cartão fidelidade. Moda feminina. É uma loja que trabalha com casacos e se adequa a necessidade climática durante o ano. No verão eles passam a vender calças, blusas e vestidos e os casacos de inverno somem. Comprei meu primeiro casaco lá. O entrepôt tem ótimos preços. Você chega através do metro De la Savane (5415, avenue Royalmount, Ville Mont-Royal, Québec H4P 1H6).

Sport CheckSport Experts* - Não sei se tem cartão fidelidade. Moda feminina e masculina. É uma loja mais cara, porém especializada em roupas de frio para esportes. Comprei uma luva, calça/blusa segunda pele, calça de neve e um gorro especial lá. É um bom lugar para comprar coisas especiais. Para gorros, luvas, cachecol e outros produtos de qualidade normal (sem ser especializado), o preço pode ser bem melhor nas lojas que sugeri acima. Não comprei meus casacos de frio lá e paguei bem mais barato. Ambos dão conta do recado, sendo assim, sugiro que pesquisem antes de comprar nesta loja e a escolham para esportes e roupas especiais.

SimonsNão sei se tem cartão fidelidade. Moda feminina e masculina. É uma loja que tem de tudo e que em geral tem preços caros, pois trabalha com marcas. Pesquisando bem você vai encontrar preços promocionais. Recentemente comprei 1 lindo casaco de inverno roxo por 129$. Eles também tem meias-calças super fashions, porém caras (ja vi de 35$ e estou esperando uma promoção). O seja, não deixe de ir lá por achar que pode ser caro, pois pode surpreender. Boa loja para garimpar.

Hudson's Bay - Possui um cartão de crédito MasterCard (HBC) que acumula pontos e dá uma série de descontos  Essa loja é muito cara e em geral possui produtos de marca, porém em períodos promocionais como Boxing Day tem ótimas promoções. É possível achar casacos veganos. 

Globo chaussures/shoesNão sei se tem cartão fidelidade. Moda feminina e masculina. Definitivamente, os melhores preços para sapatos. Depois de muito pesquisar, ja vi sapatos parecidos em outras lojas e bem mais caros. Gosto das promoções e dos produtos que oferecem. Tenho 3 botas de lá e estou super satisfeita. Uma é a Kamik -40°C, que comprei para o inverno extremo de Quebec. Na época me custou 89.99$, tenho certeza que na época da promoção ficou mais barata, mas não pude esperar. Meu marido comprou um Kamik lá em Janeiro e pagou bem mais barato. Outra é a Cougar (-20°C), que é muito mais bonita e mais que suficiente para o inverno mais ameno de Toronto. A marca tem muita opcoes veganas (man made).

Existem muitas outras lojas que vocês podem descobrir, essas são as que mais gostei para roupas de frio até agora e tenho retornado (exemplo, não coloquei a Suzy na lista, pois nunca comprei roupa de frio lá, mas adoro para roupas "normais"). Um exemplo são as lojinhas da estação Eglinton. Lá é possível encontrar  calças com fleece ultra quente, praticamente  um ursinho de pelúcia  por apenas $10. Para saber onde fica a loja mais próxima, vocês podem acessar os links que coloquei de cada loja.

Opções SEM CRUELDADE
Sequem algumas marcas com opções sem exploração de animais (sempre leia a etiqueta para verificar o material):

1) Casacos

Noize  (temos esse) *+
- The Imperative (loja vegan em Toronto) *+
Wully Outwear *+
- Vaute *
- Save the Duck *
- Hoodlanb * (vegan e sustentavel - utiliza materiais reciclaveis e non-gmo hemp)
- Columbia
- Mountain warehouse
- Khujo
- TNA
- The North Face
- Aritzia + (oferece vegan suede and leather)
- MEC + (fur-free e oferece  opções sinteticas)
Le Château +
- Arc'teryx + (fur-free e oferece opções sinteticas)
Lolë + (faux fur, oferece opções sinteticas, exclusivamente feminino)
Frank an Oak + (lançou linha com Thinsulate ou Primaloft. Ambas tecnologias são melhores que pena)

* Marcas 100% veganas
+ Marcas canadenses
Todas as outras marcas tem opções veganas

2) Botas:
- Vegan Chic
- Avesu vegan shoes
- Eu tenho essa e adoro (achei na Globo Shoes por $139 ano passado)
- Shoe Freaks

Alguns guias de compras:

Sapato Vegano
- http://pragmaticenvironmentalism.com/2011/03/17/how-do-i-know-if-my-shoes-are-vegan/
http://veg.ca/2012/04/13/vegan-shoes-boots-and-leather-alternatives/

Roupa Vegana
Como se vestir vegan (PETA): http://features.peta.org/how-to-wear-vegan/default.aspx


Para saber mais sobre como se vestir no inverno e comprar as coisas certas, veja os videos abaixo (eu vou falar os preços e nas anotações vocês podem ler o nome das lojas):





Boas compras!