Momento Gourmet: Torta mousse de chocolate com coco (vegana)

Tuesday, November 19, 2013 Mandy


Postei a foto desta torta no Instagram/Facebook e muitas pessoas pediram a receita. A receita é muito fácil e rápida. Você irá sujar poucas coisas. O que demora mais nela é esperar o bolo esfriar e a mousse endurecer... e não será mais que 1 hora enquanto você faz outra coisa. O melhor é que além de ser deliciosa, não leva nenhum ingrediente de fonte animal, assim todo mundo sai ganhando! Então, aqui vai!



  


Vou colocar a medida em inglês também, para quem tiver o medidor, pois é mais preciso.

Bolo de coco

Ingredientes:
1 1/2 xícara (cup) de farinha de trigo
1 xícara (cup) de açúcar
1 colher de chá  (tsp) de bicarbonato de sódio 
1 1/2  + 1/4 xícara (cup) de coco ralado
1/2 colher de chá (tsp) de sal
1 xícara (cup) de leite de coco
1/2 xícara (cup) de óleo de coco
Metade de 1/4 de xícara (cup) de vinagre (branco ou de maça)
1 colher de sopa (tbsp) de extrato de baunilha

Modo de preparo:

Antes de começar a fazer o bolo (que é muito rápido), pré-aqueça o forno em 180°C. Separe uma assadeira de 22 cm (pode ser daquelas de soltam a lateral, mas se você não tiver uma, não tem problema). Coloque uma colher de chá de óleo e espalhe com um papel absorvente em toda a assadeira. A assadeira ficará levemente oleosa e isso impedirá que o bolo grude.

Em uma vasilha larga misture com um whisk os ingredientes sólidos: farinha de trigo, açúcar, bicarbonato de sódio e o sal. Em outra vasilha misture os ingredientes líquidos: leite de coco, óleo de coco, vinagre e baunilha. Depois coloque a mistura liquida dentro da sólida e misture, até completamente incorporado. Não misture excessivamente.

- Às vezes misturo o sólido e o liquido em uma vasilha só. Tudo depende do meu humor para lavar coisas. Não fará diferença.

Leve para assar por 35 minutos. Verifique com um palito se esta assado, se não deixe por mais 5 minutos e verifique. Assim que estiver seco, pode retirar e deixar esfriar completamente.

Mousse de Chocolate

Ingredientes:
1 pacote (340g) de silken tofu do mole (soft)
1 colher de chá  (tsp) de cacau em pó (sem adição de açúcar)
1 colher de chá  (tsp) de extrato de baunilha
2 colheres de sopa (tbsp) de leite de amêndoas ou soja
1/8 de colher de chá  (tsp) de sal - bem rasa
Entre 1 e 1 + 1/3 de xícara de gotas de chocolate amargo (se você não tiver gotas, use em barra e corte pequeno, para alcançar a quantidade certa)

Modo de preparo:

Derreta as gotas de chocolate e reserve. Processe o tofu até ficar cremoso (2 minutos). Raspe as laterais com uma colher, se necessário. Caso não tenha processador, pode usar o liquidificador ou batedeira. Adicione o cacau em pó, baunilha, leite vegetal e sal e misture até que fique homogêneo. Adicione o chocolate derretido e misture até homogêneo e sedoso (3 minutos). Eu costumo deixar no recipiente onde está e cobrir com um plástico e refrigerar.

Montagem

Enquanto o bolo esfria a mousse estará sendo refrigerada. Mais ou menos 1 hora depois o bolo estará frio. Caso ele não esteja reto, você pode alinhar cortando o excesso com uma faca ou alinhador. Não precisa ficar perfeito, pois você colocará a mousse por cima. Então, você espalhara a mousse o mais igualmente possível por cima do bolo.

Para decorar, pode colocar fatias de coco seco e chocolate derretido (que irá endurecer com o choque térmico) ou uma calda de chocolate (foi o que eu usei, pois já tinha pronta na geladeira).

Agora é só deixar resfriando mais um pouco e servir!!!