Momento Gourmet: Torta de Chocolate e nozes (vegana)

Thursday, December 12, 2013 Mandy


Essa é uma receita vegan deliciosa e fácil de preparar. Tenho certeza que será um sucesso entre todos os chocólatras!




Vou colocar as medidas em inglês também, para quem tiver o medidor, pois é mais preciso.

Torta de Chocolate e nozes

Massa

Ingredientes:
1 xícara (cup) de nozes
1 xícara (cup) de amendoas
2 colheres de sopa (tablespoons) de óleo de coco (em estado liquido e sem aroma de coco)
¼ de xícara (cup) de cacau em pó
¼ de xícara (cup) de xarope de bordo (maple syrup)
⅛ de colher de chá (teaspoon) de sal marinho refinado

Modo de preparo: 
Prepare a massa (base da torta), colocando as amêndoas e nozes em um processador de alimentos e triturando-os. Depois, adicione o restante dos ingredientes e processe até ficar homogêneo. Forre o fundo de uma assadeira 22 cm com papel manteiga (de preferência aquelas que soltam o fundo, pois fica mais apresentável) . Em seguida, pressione a massa que acabou de fazer uniformemente no fundo da assadeira. Por fim, cubra com plástico e coloque no congelador, enquanto prepara o recheio.

Recheio

Ingredientes:
1 xícara (cup) de abobrinha ralada
½ xícara (cup) de cacau em pó
½ xícara (cup) de xarope de bordo (maple syrup)
1 colher de sopa (tablespoon) de extrato de baulinha
¼  de colher de chá (teaspoon) de sal marinho refinado
¼  de xícara (cup) de óleo de coco (em estado liquido)

Modo de preparo:
No processador de alimentos ou liquidificador, triture as castanhas de caju  até que virem um pó. Adicione a abobrinha, o cacau em pó, o xarope de bordo, o extrato de baunilha e o sal marinho e misture processe até obter uma massa lisa e cremosa. Adicione o óleo de coco (em estado liquido) e processe novamente para que os ingredientes sejam plenamente incorporados.

Montagem da torta


Despeje o recheio na massa de torta congelada e espalhe para ficar homogêneo. Leve ao freezer e deixe solidificar algumas horas (apesar da receita original pedir 8 horas, em 2 horas a minha torta ja estava boa). Sempre mantenha a torta na geladeira ou freezer (quando mais gelada, mais dura, mas das duas formas fica delicioso de se comer). Sirva diretamente do freezer, para que esteja durinha!

Receita original por: Bianca do Sweet Dreaming

Na foto eu decorei a torta com Chantilly de leite de coco e calda de chocolate. Ambos são muito simples de se fazer. Inclusive, recomendo sempre tê-los na geladeira.

Chantilly de leite de coco


Ingredientes:
1 lata  (400 ml) de leite de coco (É importante dizer não pode ser light, pois a receita precisa de gordura, se não, não dará certo. Além disso, nunca usei leite de coco do Brasil só uso Tailandês)
1 colher de sopa (tablespoon) de açúcar de confeiteiro ou mais a gosto (opcional)
1 colher de chá (teaspoon) de baunilha ou mais a gosto (opcional)

Modo de preparo:
Coloque a lata de leite de coco na geladeira (em sempre deixo uma a postos) e deixe-a lá até bem gelada. Em geral, é bom deixar resfriar durante a noite. Também deixe uma tigela resfriando (15 minutos antes de começar), para evitar choque térmico e estragar nosso leite coco gelado. 

Depois, abra a lata de leite de coco e drene a água (é como colocar creme de leite para resfriar, você retira o liquido e usa o sólido) e coloque a parte sólida na tigela. Bata o creme por 1 minuto ou até que fique fofo. Depois adicione o açúcar e a baunilha e bata só mais um pouco. Rapidamente o chantilly ficará pronto.

Calda de chocolate

Ingredientes:
½ xícara (cup) de cacau em pó
1 xícara (cup) de água
2 xícaras (cups) de açúcar
⅛ colher de chá (teaspon) de sal
¼ colher de chá (teaspon) de baunilha


Modo de preparo:

Misture o cacau em pó e água em uma panela. Enquanto aquece, mexa para dissolver o cacau. Adicione o açúcar e mexa mais. Ferva por 3 minutos em fogo médio. Tenha cuidado para não transbordar! Adicione o sal e a baunilha e deixe esfriar. Eu costumo guardar em um recipiente plastico (como aqueles de ketchup) e deixar na geladeira. Sempre tenho uma calda pronta para decorar bolos, café, etc. Refrigerada, a calda vai durar meses!