O debate sobre a Maconha no Canada

Wednesday, February 26, 2014 Mandy


A legalização da maconha é o tema do momento aqui no Canada. Como recebo muitas perguntas vou trazer algumas noticias de fontes oficiais para informa-los.


Contextualizando - O Canadá e as leis da maconha

Em julho de 2001 o Canadá se tornou um dos primeiros países do mundo a fazer o uso da maconha para fins médicos (veja site oficial do governo sobre o tema). Desde então, os liberais apoiaram a descriminalização da posse de maconha e outro grande partido do país, o NDP (Novo Partido Democrático), apoiou abertamente a legalização da maconha.

O partido Conservador, liderado pelo atual primeiro ministro Steven Harper, tem tomado outra direção, buscando sentença obrigatória para delitos relacionados a maconha através de um projeto de lei criminal bem abrangente, aprovado em 2011.

Fonte: http://digitaljournal.com/article/317936 # ixzz2uRSyYm8l


Justin Trudeau, Primeiro Ministro Stephen Harper e Thomas Mulcair

Quais são as posições?

O partido Liberal é a favor e o Conservador esta atacando fortemente contra. Olha o que anda rolando nas rádios: http://blogs.canoe.ca/davidakin/politics/conservative-radio-attack-ads-target-justin-trudeau/

Inicialmente, Justin Trudeau, representante do partido liberal era a favor da descriminalização da maconha, mas atualmente luta pela legalização. Depois de alguns estados do USA terem legalizado, eles tem mantido contado com os mesmos, pois disse ter muito a aprender. Fonte: http://www.cbc.ca/news/politics/justin-trudeau-watching-u-s-experience-with-legalized-pot-1.2507915

Trudeau chegou a assumir já ter fumado maconha umas 6 vezes em sua vida... imaginem o bafafá! Veja: http://www.huffingtonpost.ca/2013/08/22/justin-trudeau-marijuana-mp_n_3792208.html

A coisa esta tao séria que o partido Conversador, objetivando rebater o partido Liberal, esta fazendo propaganda na língua de imigrantes de países onde a maconha é um pecado.

Claro, que tudo isso tem haver com a próxima eleição (http://en.wikipedia.org/wiki/42nd_Canadian_federal_election), que acontecera em 2015. Pelo jeito, esse sera o tema principal. 

O mais engraçado, é que o partido Conservador é contra a maconha, mas precisa dela, enquanto temática, para ganhar as eleições, pois esta se apoiando na proibição religiosa da mesma. rs Que ironia!


O partido Conservador atualmente é majoritário no Parlamento. Mas, segundo pesquisas, grande parte dos Canadenses são a favor da legalização. Em Montreal, os liberais tem muita força, veja matéria: http://www.ledevoir.com/politique/canada/386524/marijuana-le-quebec-appuie-trudeau


Acompanhe as noticias sobre as eleições de 2015: http://www.huffingtonpost.ca/news/2015-election/


E você, o que acha?!