A Policia de Calgary apresenta: Moradores de Rua

Friday, March 07, 2014 Mandy


Navegando no YouTube descobri um canal muito interessante: O canal da Policia de Calgary. Pude assistir vários videos desde noticias, dicas e anúncios, até a rotina de uma investigação. Entre todos os videos que assisti, achei um particularmente interessante, pois abordava um assunto que acredito ser uma curiosidade para os brasileiros: Moradores de rua e mendigos no Canada.

Neste vídeo vocês conhecerão a historia de Rose e Roy (parte 1) e Tibor e Cheryl (parte 2). Na parte 3 vocês conhecerão um projeto que vem sendo desenvolvido. O vídeo é fruto do trabalho desenvolvido por um grupo de policiais.

O vídeo não esta legendado em português, por isso farei um resumo do mesmo, mas aproveitem a oportunidade para praticar o inglês.

Vídeo 1

Mais de 3.200 pessoas vivem nas ruas de Calgary (dado de 2012 da Calgary Homeless Foundation).

Rose tem 45 anos e mora na rua ha 5 anos. Ela foi adotada com 4 anos e estuprada com 8. Com 13 anos foi para o sistema adotivo e passou por 18 lares. 39% dos moradores de rua tem passagem por lares adotivos. Ela estudou e tem um diploma, fez tudo isso sozinha, sem família. Rose era uma supervisora na Calgary oil and gas company, mas o problema com álcool destruiu sua vida.

Segundo as estatísticas, 85% dos moradores de rua lutam com vícios a álcool e drogas. E 41% das mortes estão vinculadas ao abuso destes.

Ela já foi agredida mais de 31 vezes na rua e diz não confiar na policia e na justiça. 54% dos moradores de rua afirmam terem sido vitimas de agressão.

Rose esta morando em um abrigo, por conta do alto risco de ser agredida. Como ela precisa pagar aluguel, coleta garrafas na rua.

Roy tem 52 anos, mora na rua ha 11 anos e tem problemas mentais (delírios). 70% dos moradores de rua tem problemas de saúde mental. Ele não quer ir para os abrigos (nem para comer), pois teme sua segurança (por conta dos delírios).

Entre 2008 e 2010, todos os residente de Calgary que morreram de hipotermia era moradores de rua.

Vídeo 2

Tibor e Cheryl são namorados (desde 2009) e trabalham como catadores de garrafas. Ambos são alcoólatras e consomem 2 caixas de cerveja por dia, sem parar. Segundo Tibor, eles coletam garrafas para sustentar o vicio. Ambos são muito amigáveis.

O casal se conheceu por intermédio de um policial e eles tem um grande carinho por ele. Cherryl estava deprimida e ligou para o 911 dizendo que iria se matar se não tivesse ajuda. O ex-namorado dela abusou dela por 8 anos, chegando ao ponto de tentar prostitui-la para obter dinheiro para drogas (metanfetamina, crack, morfina, etc). Ela quer se casar com Tibor e quer que o policial seja o padrinho!

Uma outra policial estava fazendo um trabalho (relatório final como recruta) com os moradores de rua. Ela era nova no distrito e queria conhecer melhor a realidade deles. Os policiais tiraram fotos deles e fizeram uma ficha, para poderem se familiarizar e conhece-los em um nível mais pessoal. O objetivo era entender o dia-a-dia deles.

Vídeo 3

Eles descrevem casos de violência, pessoas que insultam oficiais ou cospem neles. Segundo o policial, existe muita gente com problema mental. Em geral, são as mesmas pessoas. Eles discutem o que pode ser feito, pois são pessoas que em geral consomem drogas vão presas temporariamente e voltam a consumir e serem presas em um ciclo vicioso.

O custo para o governo é alto e é discutido uma solução permanente, onde possa ser feita uma reabilitação.

Foi criada uma parceria entre policiais e enfermeiros especializados em saúde mental,, para melhorar a avaliação dos casos. Com base nisso, eles estão podendo ajudar as pessoas, encaminhando-as para abrigos e/ou tratamento. A ideia do trabalho é controlar a população de moradores de rua, para que não aumente e para que tenha o cuidado apropriado, como pessoas.


Por fim, a ideia dos videos é mostrar a realidade dessas pessoas e o trabalho policial que vem sendo desenvolvido. Os policiais tentam conhecer e ajudar essas pessoas, pois acreditam que cada interação pode ter um efeito transformador. Os sujeitos do vídeo, falam que os policiais os tratam com respeito e cuidam deles. Mas, no vídeo dois é comentado que nem todos os tratam assim.