Batata gratinada com creme de queijo (vegan)

Saturday, April 26, 2014 Mandy


Essa é uma deliciosa receita de batata gratinada ao molho de queijo vegano. Você também pode trocar a batata por couve-flor. A verdade é que esse molho de queijo pode ser usado de varias maneiras, basta usar a criatividade.

Eu amo usar levedura nutricional (em inglês, nutritional yeast).  Quando estive em Salvador, procurei em lojas, mas ninguém sabia do que se tratava. Como não sei se esse ingrediente esta disponível em todo o Brasil, explicarei do que se trata.

O levedo nutricional é um fermento inativo que pode ser utilizado como suplemento alimentício ou como tempero. Trata-se de flocos de cor amarela com um sabor bem especial, que lembra o queijo. Pode ser utilizado em muitas receitas quando se quer um sabor de queijo. Ele é extremamente nutritivo, saiba mais!

Locais que entregam no Brasil:

Vitacost (eu e minha mãe compramos sempre aqui, veja resenha)






Serve entre 3 e 4 pessoas (dependendo do tamanho da porção)

Atençao: Também pode ser feita sem glúten, usando farinha de trigo Glúten Free.

Batata

Ingredientes:
- 4 batatas grandes, descascadas e cortadas em grandes quartos (aqui no Canada ha uma grande variedade de batatas e o melhore tipo para assar é a Russet)
- 1 cebola grande cortada em fatias finas
- ¼ xícara (cup - 60 ml) de azeite de oliva
- ¼ xícara (cup) de água
- sal a gosto
- páprica e alecrim fresco para decorar

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 225º C. Em seguida, organize as batatas e cebolas em um refratário (cerca de 21 x 21 cm), despeje sobre o azeite e o restante dos ingredientes, exceto a páprica e o alecrim. Coloque no forno por uma hora, ou até que as batatas fiquem douradas. Lembre-se de tirá-las depois de 30 minutos para trocar de lado.


Molho de Queijo

Ingredientes:
- 2 xícaras (cups - 625 ml) de leite de soja ou outro leite não adoçado
- 2 colheres de sopa (tbps) de farinha de trigo comum (para um molho mais grosso, use 3 colheres de sopa)
- 3 colheres de sopa (tbps) de levedura nutricional (não é o mesmo que levedo de cerveja)
- 2 colheres de sopa (tbps) de Azeite de oliva
- ½ colher de chá (tsp) de alho desidratado em grânulos
- sal a gosto  não omitir)
- 1 colher de chá (tsp) de manteiga vegan
- ¼ colher de chá (tsp) de açafrão em pó
- 1 colher de chá (tsp) de caldo de legumes em pó ou em grânulos (eu omito este ingrediente)
- um pouco de água se necessário

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes em uma leiteira e misture com um whisk. Não pare de mexer até obter uma consistência espessa . Abaixe o fogo e continue cozinhando por mais um minuto.


Montando a batata

Quando as batatas estiverem douradas, retire do forno e despeje o molho de queijo por cima das batatas. Não cubra completamente as batatas, como nas fotos. Para fazer isso, derrame o molho em todas as bordas e somente o restante no topo. Coloque no forno por mais 20 minutos ou até que um "pele" se forme. Retire, decore com o alecrim e a paprica e sirva.


Se quiser usar couve-flor: Coloque a couve-flor para assar com sal, pimenta do reino, noz moscada e folha de louro por 5 - 8 minutos (só para dar uma amolecida). Depois despeje o molho e leve para gratinar.


Receita original por: Mouthwatering Vegan