Valentine's Day / La Saint-Valentin

Saturday, February 14, 2015 Mandy


Hoje, 14 de fevereiro, comemora-se a festa de São Valentim em países como Canadá, Estados Unidos, China, França, Japão, Espanha, Portugal e outros países da América do Norte.


Qual a historia do Valentine's Day?


No século III o imperador romano Claudio II decidiu proibir o casamento para que houvesse mais homens solteiros para compor o seu exército. Segundo ele, soldados solteiros lutavam com mais vigor. Entretanto, um sacerdote não gostou nada desta ideia e continuou celebrando casamentos as escondidas. Ao ser descoberto, o sacerdote, que se chamava Valentim foi condenado à morte.

A partir daqui existem diversas lendas sobre o que aconteceu, uma delas conta que enquanto estava preso aguardando a sentença, ele deu aulas para a filha do carcereiro, que era cega. Ao rezarem juntos, ela recuperou a visão.

Uma outra lenda diz que ele escreveu uma carta romântica para a mesma jovem, pela qual ele se apaixonou, e assinou "From your Valentine" (do seu Valentim). Posteriormente ele virou o santo simbolo do amor. Essa assinatura é usada até os dias de hoje nas mensagens de Valentine's Day.

Por que no Brasil comemora-se em outra data?

Porque dia 12 de junho é dia de Santo Antonio, o santo casamenteiro! A origem é bem menos romântica... Aparentemente a data foi criada por comerciantes por conta do baixo volume de vendas.

Curiosidades

Aqui no Canada, no Valentine's Day vemos muitas pessoas carregando flores nas ruas. O metrô então fica florido! As floriculturas costumam se preparar para receber a demanda e organizam até a fila. Olha aqui a foto que tirei ano passado em Montreal (já no fim do dia),

Diferentemente do Brasil, o Valentine's Day se aplica a casais e também para amigos e pessoas que se amam. Ou seja, você pode tranquilamente fazer um cartão e dar para seus amigos, seus pais, etc.

Esse ano a comemoração esta sendo logo após uma sexta-feira 13!

O que você acha desta data comemorativa? Conhece alguma curiosidade que não mencionei?! Tem uma historia interessante para contar? Deixe um comentário!

Para praticar o inglês: