TTC vai modernizar o pagamento do Transporte Público em Toronto

Monday, July 20, 2015 Mandy


No vídeo abaixo eu comentei que apesar de achar o transporte publico de Toronto o melhor dentre as cidade que morei no Canada, algumas coisas podem ser modernizadas. Dentre essas coisas, o principal são as passagens. 

No vídeo (minuto 8:30) eu explico detalhadamente. Para resumir, o método atual não é sustentável e geral muito lixo. Ou seja, todo mês você recebe um novo cartão mensal, ao invés de ter um cartão com chip que você possa colocar crédito. O transfer e passagens diárias também são em papel, fora que eu acho o funcionamento do transfer um pouco confuso.

Em Montreal isso é diferente, moderno e funciona muito bem. O cartão com chip (Opus card) centraliza as transações e controla inclusive o tempo e linhas que você pode usar durante a troca de transporte (transer).

Francamente Toronto, até Salvador tem smartcard! Brincadeirinha...Afinal o sistema de transporte não tem comparação... 


A boa noticia é que Toronto vai modernizar o sistema de pagamento a partir de 2017 (ainda ta meio longe, mas tudo bem).  Aos poucos, eles estão instalando leitoras de cartão (smartcard) nas estações. No final de 2015 todos os streetcars já terão a leitora do PrestoCard instalada.

Sendo assim, eles acreditam que em meados de 2017 iremos dar tchau aos tokens, tickets e transfers. Veja noticia com vídeo em inglês aqui.


Enquanto aguardarmos as mudanças, eles lançaram um aplicativo para celular através do qual você pode comprar tokens (single and ground passes). Veja abaixo o vídeo promocional e inscreva-se no canal do TTC para saber as novidades do trânsito de Toronto.