O Curioso Caso de Benjamin Button

Thursday, July 02, 2009 Mandy


Hoje venho aqui com uma missão, defender Benjamin Button. Mas como assim defender? Esse filme é excelente, quase todo mundo achou não? Bem, pelo menos quase todo mundo que eu conheço, sim, claro que tiveram aqueles que acharam longo e acabaram cochilando. Esse não foi meu caso, eu gostei tanto do filme que nem senti o tempo passar. Mas afinal, porque quero defender Benjamin? Ha meu amigo, ... porque eu sou uma daqueles que achava que ELE deveria ter ganho o Oscar!

Então vamos lá à defesa!

Gênero: Drama
Direção: David Fincher
Ano: 2008
Nota: 10 (altamente recomendável)


Em Nova Orleans, 1918, Benjamin Button (Brad Pitt) nasceu de forma incomum, com a aparência e doenças características de uma pessoa em torno dos oitenta anos , o que no entanto, se aplicava a um bebê. Devido a sua estranha aparência ele é abandonado por sua família de origem, e por coincidência, vai para em um abrigo para idosos, onde será criado. Ao invés de envelhecer com o passar do tempo, Button rejuvenesce. Quando ainda criança ele conhece Daisy (Cate Blanchett), da mesma idade que ele, por quem se apaixona. É preciso esperar que Daisy cresça, tornando-se uma mulher, e que Benjamin rejuvenesça para que, quando tiverem idades parecidas, possam enfim se encontrar como homem e mulher.


O Curioso Caso de Benjamin Button
(The Curious Case of Benjamin Button) é um filme simplesmente apaixonante. Devo dizer que o filme é muito belo, e ao mesmo tempo muito triste. O personagem é tão bem construído que, no decorrer da história você acaba se mobilizando com os acontecimentos de sua vida, e devo dizer que não são poucos acontecimentos. Não só o personagem de Benjamin, mas todos o outros que passam pela vida dele são belos e fascinantes. Os encontros e desencontros e a dor de ser diferente são elementos que prendem a atenção do espectador. Para mim o tempo não passou, pois o filme todo eu estava dentro da história, sofrendo a cada momento junto com Benjamin, junto com Daisy.

Devo dizer que a maior dor do filme, pelo menos para mim, é a forma como ele rejuvenesce ao longo de sua vida, e o pior de tudo é quando o filme chega ao seu apse, o que na minha opinião ocorre no final.


----- Atenção: quem não viu o filme não deve ler -----


O que mais me tocou foi saber que Benjamin, ao chegar ao fim de sua vida, e pelo menos foi assim que eu entendi o filme, vira uma criança, no que se refere ao seu corpo, mas com um cérebro envelhecido e já demenciado. Por isso, existem momentos onde preso naquele corpo de bebê ele pode olhar para Daisy e ela pode reconhecer em seu olhar o mesmo homem que ela amou, e saber que ele está ali dentro e, as vezes, lembra de toda a história que tiveram juntos. E a forma como ela retorna, e toma conta dele até o fim, é tão bela e cheia de amor, mas ao mesmo tempo tão sofrida e típico de uma mulher guerreira.

Juntamente com À Espera de um Milagre, esse filme foi um dos que mais chorei. Lindíssimo! Um dos melhores de todos os tempos. E coloco abaixo o final do filme, que é um dos trechos que acho completamente emocionante:





Bom, e é por isso que acho que Benjamin merecia ter ganho o Oscar de melhor filme. Eu reconheço que Quem Quer Ser Um Milionário foi um filme maravilhoso e original, mas ele não toca, nem metade do que Benjamin tocou.



Curiosidades:

- O conto de F. Scott Fitzgerald, no qual O Curioso Caso de Benjamin Button foi baseado, foi inspirado na famosa frase de Mark Twain: "A vida seria infinitamente mais feliz se pudéssemos nascer aos 80 anos e gradualmente chegar aos 18".

- Na década de 90 Steven Spielberg esteve cotado para dirigir este filme, com Tom Cruise como protagonista.

- Em 1998 Ron Howard esteve cotado para dirigir o filme, com John Travolta sendo o protagonista.

- Spike Jonze esteve cotado para dirigir o filme.

- Rachel Weisz foi sondada para interpretar Daisy, mas não pôde aceitar o papel devido a conflitos de agenda com outros filmes em que estava comprometida.

- Este é o 2º filme em que Brad Pitt e Cate Blanchett atuam juntos. O anterior foi Babel (2006).

- Brad Pitt precisava de 5 horas diárias para concluir a maquiagem necessária para Benjamin Button.

- O diretor Danny Boyle decidiu adiar Solomon Grundy, um projeto pessoal, por considerar a história muito parecida com a de O Curioso Caso de Benjamin Button.

- Inicialmente as filmagens seriam em Baltimore. O diretor David Fincher e o roteirista Eric Roth aceitaram mudar para Nova Orleans a pedido dos produtores, devido aos incentivos fiscais oferecidos caso as filmagens fossem na cidade.

- Foi o 2º filme de grande orçamento a ser rodado em Nova Orleans após a passagem do furacão Katrina, em 2005. O anterior foi Déjà Vu (2006).

- O orçamento de O Curioso Caso de Benjamin Button foi de US$ 150 milhões.

20 comments :

Lucas said...

Primeiramente obrigado pelo comentário no Séries é Aqui. Seu blog também é otimo e agora que conheci, tenha certeza que sempre estarei passando por aqui.

Adorei o texto sobre esse filme; eu assisti alguns meses atrás e realmente é um excelente filme. Pra mim as ultimas cena onde Benjamin se torna um bebê foram mesmo ótimas. A história é muito boa e triste, mas não discordo ctg na parte em que esta é uma das melhores produções que já assisti!

Hoje é meu último dia de trabalho,estou saindo de férias, por isso estou passando apressada pra te desejar um fds abençoado.

bjs

Unknown said...

Opa Mandy parece que tu ta querendo entrar pra familia do series e aqui, rsrsrs, manda ai algumas series que tu estaria disposta a escrever sobre, vo conversa com o Lucas depois...
Otimo seu blog
bjss

Unknown said...

manda seu msn pra gente

Lucas said...

Mandy. Lhe mandei um e-mail respondendo seu outro comentário lá no SeA OK ?
Abraços;

Eu achei o filme eternecedor, lindo, passa várias mensagens...nado indicando muito, pois vale a pena!! Bjs!!

Unknown said...

Eu acredito que a ideia de quando a gente envelhece é essa !!!
perde a memoria, não tem muita força, precisa sempre de cuidados de outras pessoas, as vezes deixamos de falar,de comer, andar e adoecemos na cama, envelhecer é tornar-se criança outra vez!!!
fiquei muito emocionada e na hora que benjamin bebe fecha o olho, aquilo me partiu o coração!!
lindo demais!!
parabens pela resenha Mandy
beijinhos

Caio said...

Um dos filmes mais tristes dos últimos tempos.

Caio said...

Um dos filmes mais tristes dos últimos tempos.

Dewonny said...

Uma excelente história, bizarra, mas muito interessante sobre a vida e a morte, dirigido com a competência de sempre de Fincher, com Brad Pitt em sua melhor atuação na carreira, o feito do filme se concentra na simplicidade do seu personagem, gostei muito apesar da longa duração (que nem senti) e de já sabermos do final com antecedência, mas acompanhar todos os acontecimentos até ele foi sem dúvida gratificante, adorei os efeitos impressionantes, a direção de arte e fotigrafia. muito bom mesmo! nota 8.0!
Bjo! Diego!

Cherry além de linda é muitooo pigemntada, maravilha né! Bjão e bom findi!!!

Dewonny said...

Oi Mandy, eu prefiro responder os recados q recebo no meu próprio blog sobre os assuntos q postei, independente se o visitante deixou alguma pergunta ou ñ, sempre digo alguma coisa, daí, depende da pessoa voltar pra ler o q eu escrevi, ñ é necessário caso ñ tenha me perguntado nada..rsrs..faço a mesma coisa nos q participo, e a maioria dos blogueiros faz isso! A Kamila do cinéfila por natureza e o Alex do cineresenhas fazem isso nos blogs deles, eu vejo vc comentando lá, e eles te respondem lá msm, eles ñ vem aqui no seu responder sobre assuntos q eles postaram entendeu?
Foi o q aconteceu com o filme Busca Implacável, eu comentei aqui no teu blog, e vc foi lá pro meu responder sobre o filme, num post meu q era sobre outra coisa..rsrs..mas td bem, se vc achar melhor assim, a gente se entende aí..huahuaauh..bom fds, bjo, fui..Diego!

Kamila said...

"O Curioso Caso de Benjamin Button" é um belíssimo filme. Adoro a mensagem que ele passa: de que a gente não deve passar pela vida, e sim vivê-la, independente de qualquer coisa. Devemos aproveitar ao máximo.

Fora que, como filme, tem elementos estéticos belos e Brad Pitt mais lindo do que nunca. :-)

Hello, Mandy!
Concordo com vc, amei este filme, apesar de longo, para mim a cada cena criava-se a expectativa de ver qual seria o desfecho de cada personagem... a duração é perfeita, sincronizada com a realidade tocante que nos é passa. Um filme envolvente, tocante, apaixonante e comotal, digno da estatueta. Uma lição de vida, de superação, lindo. Nem precisa dizer o qnto chorei no final, né?

Olha, sou nova na blogosfera e já fuçava o seu espaço... agora então, sigo mesmo, hehe.
Dá uma passadinha no meu blog? Estou engatinhando, mas vou deixá-lo melhor a cada dia.
Bjinhos *.*

Hello, Mandy!
Concordo com vc, amei este filme, apesar de longo, para mim a cada cena criava-se a expectativa de ver qual seria o desfecho de cada personagem... a duração é perfeita, sincronizada com a realidade tocante que nos é passa. Um filme envolvente, tocante, apaixonante e comotal, digno da estatueta. Uma lição de vida, de superação, lindo. Nem precisa dizer o qnto chorei no final, né?

Olha, sou nova na blogosfera e já fuçava o seu espaço... agora então, sigo mesmo, hehe.
Dá uma passadinha no meu blog? Estou engatinhando, mas vou deixá-lo melhor a cada dia.
Bjinhos *.*

Mandy said...

Gente, agora vou responder aos comentários aqui no espaço de comentários mesmo, tá? O que não me impedirá de visitar o blog de vcs. Farei um comunicado em meu próximo post!

Dewonny: Pronto, vou seguir o padrão da galera, é mais prático!

Kamila: Quando o Pitt chega a meia-idade, que aparece naquela
cena do barco, é lindo, ne?shsauhsas

thatámakeseetc: Concordo, a duração está sincronizada com a realidade tocante!!! Vou te visitar e obrigada por me acompanhar =*

Anonymous said...

parece ser triste mas tenho que assistir poxa deu mto falatorio em todo lugar, boa sorte no concurso good vibes pra vc S2

Vc tb ama Button, Mandy? Me too!! :D

Tb achei muito tocante aquela parte final em que ele regrede até a infancia. Chorei bastante naquela hora. Mas tb é pq eu sou chorão mesmo. haha

Tb vou defender o filme amanhã no meu blog. Me deseje boa sorte. rs
Bjs!

Mandy said...

exoticlic: Assista mesmo! E obrigado!!!

Bruno Soare: Certamente!!! Vou ver sua defesa tb!

Dewonny said...

Aeee Mandy, agora vai..rs..assim é bem melhor..então já sabes, quando comentar no meu, te responderei por lá, e vc faz o msm aqui..hehe..
Bjão! Diego!