Anne Rice e as Crônicas Vampirescas

Sunday, August 08, 2010 Mandy


Já tem um tempo que eu quero escrever sobre a série de livros da autora Anne Rice, chamado As Crônicas Vampirescas. Na verdade eu sou completamente viciada em séries, tanto televisivas, como literárias. Quando me mudei e fui arrumar a estante, me dei conta disso, pois tenho algumas coleções (Harry Potter, Senhor dos Aneis, As Brumas de Avalon, ...).

Anne Rice
Primeiramente, conheçam Anne Rice, que é essa senhora simpática, de 69 anos, da foto ao lado. Quando eu ficar velha quero ter meu cabelo channel, igual ao dela! =D

O seu livro mais conhecido se chama Entrevista com o vampiro, que a maioria das pessoas teve o prazer de conhecer através das atuações de Brad Pitt, Tom Cruise, Antonio Banderas e Kirsten Dunst. Ele também é o primeiro livro da série. Segundo a autora, ela gostou do resultado do filme, que ela acompanhou de perto, apesar de ter ficado um pouco insatisfeita com algumas modificações. Em relação ao livro, o filme tem algumas diferenças, principalmente relativas ao final, algumas passagens importante que foram cortadas e ao personagem Armand, que apesar de totalmente diferente do livro,  teve o resultado aprovado pela atora.

Entrevista com o vampiro foi escrito em uma semana, após a morte de sua filha por leucemia, filha esta que está brilhantemente retratada na personagem Cláudia. Já no segundo filme, A Rainha dos Condenados, que na verdade foi uma mistura do livro dois (O Vampiro Lestat e A Rainha dos Condenados) Anne não teve qualquer participação na produção. Ela não gostou do filme e diz que o filme tem mais o titulo do seu livro, que qualquer outra coisa.

O que acho mais fantástico em seu livros é a forma atemporal como ela apresenta os vampiros, cheios de inquietações, sentimentos, teorias, paixões, porém de forma bem diferente da humana. O livro tráz o universo vampiresco de forma completamente original e que merece atenção. Devo dizer que ela realmente consegue me deixa presa a historia e com vontade de ler mais!Os personagens são, cada um a sue modo, apaixonantes.

As Crônicas Vampirescas são compostas pelos seguintes livros:

- Entrevista com o Vampiro (1976)
- O Vampiro Lestat (1985)
- A Rainha dos Condenados (1988)
- A História do Ladrão de Corpos (1992)
- Memnoch: o Demônio (1995)
- O Vampiro Armand (1998)
- Merrick (2000)
- Sangue e Ouro (2001)
- Fazenda Blackwood (2002)
- Cânticos de Sangue (2003)

Eu já li 3 livros, sempre sem conseguir parar. Entrevista com Vampiro tráz surpresas em relação ao filme. O Vampiro Lestat mostra um perspectiva completamente diferente do Vampiro Lestat, a partir do momento que ele resolve contar para todos sua história através de um livro, e realmente foi o que garantiu o lugar de meu personagem favorito. A Rainha dos Condenados é um livro cheio de ação e muitos personagens, muito gostoso de ler, por conta do mistério e como ele é conduzido. 

O que mais me deixa triste é que ninguém tentou continuar a série no mundo do cinema. Acho que renderiam obras fantásticas, deixando claro que os filmes deveriam ser feitos dando continuidade a Entrevista com o Vampiro, e deixando de lado o lixo que foi A Rainha dos Condenados. Deixo aqui meu apelo: Por favor, façam os filmes!!!

Para quem gosta de história com vampiros, Anne Rice é um clássico e muito do que lemos nela, veremos representados em outras obras, tanto literárias, como televisivas, a exemplo de True Blood, que também adoro. Apesar disso, existem muitos autores criando versões bastante originais, como de Sede de Sangue e Deixa ela entrar.

Desde 2005, após o falecimento de seu marido Stan Rice,  ela anunciou que deixará de escrever obras sobre vampiros, bruxas e outros seres fantásticos, e agora irá se dedicar a outros gêneros literários.