Impressões do Brasil após morar um ano no exterior

Tuesday, February 18, 2014 Mandy


Minhas impressões do Brasil após pouco mais de um ano no morando no Canada. Fui pela primeira vez ao Brasil passar o fim de ano com a família. O que me surpreendeu? O que foi ruim? O que foi bom?

Em resumo eu observei: atraso dos voos (tanto neste ano, como no ano em que fui para o Canada), bagunça nos aeroportos, preços altíssimos (que aumentam sem limites), falta de educação, falta de segurança, roubo (de vagas e de objetos), filas, pessoas furando fila, comida vegana em Salvador, recebi meu dinheiro de volta em uma loja!

Alguns detalhes que esqueci de contar (é muita coisa e minha memoria pifou):



Sobre o clima: quando chegamos em São Paulo, parecia que estávamos entrando em uma sauna. Juro que não estou exagerando nem 1%. Depois, durante os 3 primeiros dias em Salvador, ficamos sentindo dificuldade em respirar. Acho que a umidade e temperatura, davam a sensação de que não estava entrando ar pelo nariz! Depois nos acostumamos... mas estava muito quente e ruim para dormir.

Minha pele/cabelo ficaram oleosos (tinha que lavar com mais frequência) e eu fiquei sem ânimo de usar calça jeans ou qualquer roupa mais "grossa". Pela primeira vez entendi o motivo dos gringos se vestirem bem a vontade! Eu ficava pensando: "eu não sei como eu consegui botar calça social e terninho para ir trabalhar... depois ainda saia embaixo só sol quente para almoçar".


Falta de educação: fui comprar um lanche e duas pessoas tentaram furar fila. Estava em um prédio governamental, e enquanto esperava minha vez uma mulher passou na frente (e acabou nem comprando). Depois, comecei a fazer meu pedido e a outra falou por cima de mim. A dona do estabelecimento teve que pedir "um minutinho". Sabe o porquê de tudo isso? Pois esses pessoas trabalham no local e tem "amizade" com a dona, portanto se sentem no direito de furar fila.


Aeroportos: No Brasil, todos os voos que peguei atrasaram. No Canada até hoje só aconteceu uma vez, e foi por conta de uma tempestade de neve (eu perdoo). Para completar o avião deu defeito (antes do embarque) e tiveram que buscar um novo em Vancouver. Ao invés de partimos 23h, esperamos até 3 da madrugada. Na volta, a coisa estava tao organizada, que o voo para Montreal saiu 3 minutos antes!


Cinema: O Shopping Salvador começou a oferecer lugar marcado no cinema (aeeee, vi Senhor dos Anéis super bem acomodada). Odiava ficar na fila ¬¬. Aqui, no Cinema que vou (Cineplex), nem todas as sessões possuem lugar marcado, mas, pelo menos até hoje não peguei fila (ainda mais de 30 minutos) para poder sentar em um bom lugar.


E é claro, a melhor parte da viagem foi ver a família e beber muita água de coco (sim, compramos MUITA)! Essa parte é que nos faz passar por todo resto (que comento no vídeo) e ainda ficar feliz :)



Vídeo da viagem São Paulo - Toronto (onde faço mais comentários e comparo o sistema aéreo): https://www.youtube.com/watch?v=L4dlh9xL7B0