Saint Patrick's Day no Canada (dica de Turismo)

Wednesday, March 12, 2014 Mandy


O dia de São Patrício (Saint Patrick's Day) é a festa anual que celebra São Patrício, um dos padroeiros da Irlanda e também a chegada do Cristianismo no pais. Em resumo, é o momento de celebrar a cultura Irlandesa!

O dia de São Patrício é 17 de Março (feriado na Irlanda), mas nos outros países que comemoram, os festejos nem sempre são no mesmo dia. Na ocasião as pessoas vestem-se de trajes verdes, saindo as ruas em uma longa caminhada festiva. O dia de São Patrício é provavelmente o dia de santos mais amplamente comemorado no mundo.

Originalmente a cor do santo era azul, mas mudou com o tempo. Dizem que São Patrício usou o trevo para explicar a Santíssima Trindade aos pagãos celtas, com isso, o uso de trevos de três folhas e similares estão intimamente ligados aos festejos. Sendo assim, na rebelião irlandesa de 1798, na esperança de propagar seus ideais políticos, soldados irlandeses vestiram uniformes verdes no dia 17 de março na esperança de chamar a atenção pública à rebelião. A expressão irlandesa "the wearing of the green" (vestir o verde), significa usar um trevo ou então outra peça de roupa em referência aos soldados rebeldes.

Um dos maiores e mais antigos desfiles da América do Norte ocorre todos os anos em Montreal, cuja bandeira da cidade inclui um trevo no quadrante inferior direito, representando os Irlandeses. A celebração anual tem sido organizada desde 1929 pelos irlandeses das United Irish Societies of Montreal.

Esse ano as datas dos desfiles serão:

16 de março em Montreal, site oficial http://www.montrealirishparade.com

22 de março em Quebec, site oficial http://www.qcpatrick.com

16 de março em Toronto, site oficial http://www.topatrick.com

16 de março em Vancouver, site oficial: http://www.celticfestvancouver.com


Locais que não terão desfiles:

Eventos em Calgary: http://calgaryics.org

Eventos em Winnipeg: http://www.irishassociation.ca


Abaixo, segue vídeo que filmei da parada de 2013 em Ville de Quebec: