Momento Gourmet: Bolo de coco com cobertura de chocolate amargo vegano

Sunday, July 20, 2014 Mandy


Esse foi um dos melhores bolos que já fiz. A historia é a seguinte: meu marido comprou uma pasta de coco (coconut spread - olha ela a venda na vitacost). Quando provei, fiquei maravilhada, pois parecia beijinho, só que sem açúcar. Eu fiquei tao entusiasmada, que resolvi que precisava fazer um bolo de coco e usar o spread como recheio. Esse foi o resultado!






Ingredientes:

Massa
1 1/2 xícara (cup) de farinha de trigo
1 xícara (cup) de açúcar de coco (ou açúcar mascavo)
1 colher de chá  (tsp) de bicarbonato de sódio 
3/4 de xícara (cup) de coco ralado
1/2 colher de chá (tsp) de sal
1 xícara (cup) de leite de coco
1/2 xícara (cup) de óleo de coco
Metade de 1/4 de xícara (cup) de vinagre (branco ou de maça)
1 colher de sopa (tbsp) de extrato de baunilha

Recheio
Pasta de coco (coconut spread) suficiente para rechear (se você não tiver esse ingrediente, pode fazer bejinho com pouco açúcar)

Cobertura
1/2 xícara (cup) de gotas de chocolate 70% cacau (ou chocolate picadinho)
Lâminas de coco para decorar
Calda de chocolate de sua preferencia

Modo de preparo:

Antes de começar a fazer o bolo (que é muito rápido), pré-aqueça o forno em 180°C. Separe uma assadeira redonda com  22 cm de diâmetro (pode ser daquelas de soltam a lateral). É importante que você tenha em mente que não desenformará o bolo. Coloque uma colher de chá de óleo e espalhe com um papel absorvente em toda a assadeira. A assadeira ficará levemente oleosa e isso impedirá que o bolo grude.

Em uma vasilha larga misture com um whisk os ingredientes sólidos: farinha de trigo, açúcar, bicarbonato de sódio e o sal. Em outra vasilha misture os ingredientes líquidos: leite de coco, óleo de coco, vinagre e baunilha. Depois coloque a mistura liquida dentro da sólida e misture, até completamente incorporado. Não misture excessivamente.

Coloque metade da massa na assadeira. Depois espalhe a pasta de coco, fazendo como um recheio. Não se preocupe em deixar a superfície lisa e homogênea, pois a pasta tem consistência um pouco difícil de trabalhar. Depois coloque o resto da massa por cima.

Leve para assar por 35 minutos. Verifique com um palito se esta assado, se não deixe por mais 5 minutos e verifique. Assim que estiver seco, retire e não desligue o forno.

Coloque as gotas de chocolate em cima do bolo e retorne ao forno por 1 minuto. Depois espalhe o chocolate com o fundo de uma colher de sopa. Para finalizar coloque as laminas de coco e se desejar decore com calda de chocolate.

Pulo do gato: Às vezes eu misturo o sólido e o liquido em uma vasilha só. Tudo depende do meu humor para lavar coisas. Não fará diferença.