Momento Gourmet: Calda de Chocolate rápida vegana

Monday, September 22, 2014 Mandy


No video sobre Rotina Doméstica no Canada eu contei como faço para organizar minha rotina e dei algumas dicas. Entre elas estão alguns alimentos que faço em quantidade ou que sempre gosto de ter a disposição na geladeira.

Hoje, vou ensiná-los a fazer uma calda de chocolate super rápida. Eu utilizo para colocar em bolos ou sorvetes, decorar alimentos ou colocar no café mocha (ou mocaccino). A dica é que você faça a calda enquanto executa outras atividades na cozinha. Ela não consome tempo (fica pronta em 5 minutos), mas é sempre bom estar por perto, pois ela pode transbordar.


Quais as vantagens de fazer sua própria calda?

1) É mais saudável! As caldas industrializados possuem conservantes e costumam ter muito mais açúcar que cacau (são feitas a base de xarope de milho de alta frutose);
2) Você evitará o consumo de gordura trans;
3) É econômico;
4) Cozinhar pode ser um hobbie e uma forma de relaxar;
5) Você poderá dizer "Eu que fiz!".

Ingredientes:

1 1/2 xícaras de água (ou leite vegetal se quiser adicionar mais gordura e proteína) - eu usei água**
1 1/2 xícaras de açúcar demerara (também pode ser cristal/branco, contanto que seja vegano)**
1 xícara de cacau em pó (eu uso o holandês)*
1 pitada de sal  
1 colher de chá de essência de baunilha 

* O cacau em holandês, também é conhecido como cacau em pó alcalino. Este é preferido por muitos cozinheiros para fazer bolos e doces devido ao seu sabor suave e adocicado suave e sua cor escura. Ele é mais fácil de misturar com outros ingredientes, pois absorve líquidos mais rapidamente que o cacau em pó natural. A desvantagem é que o cacau em pó holandês contém menos flavonoides.

** Para uma calda mais grossa utilize somente 1 xícara.

Modo de preparo:

Misture a água, o açúcar, o cacau em pó e o sal em uma panela e leve em fogo médio. A cada 2 minutos misture um pouco. Quando a mistura pegar fervura você pode colocar em fogo baixo e deixar por mais 2 minutos. Adiciona a baunilha, aguarde esfriar e coloque no recipiente de sua preferencia. Eu uso aqueles recipientes de colocar ketchup (estilo pizzaria).

Eu deixo na geladeira por aproximadamente 1 mês, mas sempre confiro antes de usar para ver se a calda ainda esta boa (como dizem, seguro morreu de velho).


Algumas fotos de receitas que fiz e usei a calda: