Transporte público: Toronto vs Montreal

Sunday, September 28, 2014 Mandy


Para que não sabe, recentemente estive de férias em Toronto e tenho postado alguns videos da viagem. Meu pai, que viajou comigo filmou VÁRIOS, e vou mostrar um deles agora. Inscreva-se: https://www.youtube.com/videosde1minuto

Hoje o debate é o transporte público de Toronto vs o de Montreal (cidade que moro). Durante minha estadia em Toronto pude circular nas linhas verde e amarela, nos ônibus e streetcars. Vou falar um pouco de tudo que vi, mas focarei mais no metrô, pois tive mais facilidade em encontrar os dados necessários para comparar.

FLICKR USER ELPADAWAN / KATHERINE SEHL

Adianto que fiquei positivamente surpresa. Vamos entender o motivo?


TORONTO

Algumas estatísticas:

Valor mensal da passagem: $133.75

Linhas de metrô: 4 / Estações: 69

Informações gerais sobre o transporte publico: A Comissão de Trânsito de Toronto, ou TTC, é a responsável pelo fornecimento de transporte público.

Toronto tem  é 622 quilômetros quadrados de área e tem uma população de 2,4 milhões de pessoas.

O TTC serve esta área com uma rede de malha de:

4 linhas de metrô;
11 rotas de bonde (streetcar);
140 linhas de ônibus .

LinhaEstacoesComprimentoFreqüência normalFreqüência na hora do rush
Amarela3230.2 km4–5 minutos2–3 minutos
Verde3126.2 km4–5 minutos2–3 minutos
Azul66.4 km5-6 minutos4–5 minutos
Roxa55.5 km5–6 minutos
5–6 minutos

Saiba mais: https://www.ttc.ca/About_the_TTC/Operating_Statistics/2013.jsp









MONTREAL

Algumas estatísticas:

Valor mensal da passagem: $79.50

Linhas de metrô: 4 / Estações: 68

Informações gerais sobre o transporte publico: A Sociedade de Transporte de Montreal, ou STM, é a responsável pelo fornecimento de transporte público.

Montreal tem 431 quilômetros quadrados de área e tem uma população de 1.600 milhões de pessoas.

A STM serve esta área com uma rede de malha de:

4 linhas de metrô;
220 linhas de ônibus.

LinhaEstacoesComprimentoFreqüência normalFreqüência na hora do rush
Laranja3130 km4–10 minutos2–4 minutos
Verde2722.1 km4–10 minutos2–4 minutos
Azul129.7 km5-6 minutos3–5 minutos
 Amarela34.25 km10 minutos
6–10 minutos









COMPARAÇÃO E IMPRESSÕES:

1) Algumas pessoas que moram em Montreal tinham comentado que o transporte público em Toronto era ruim, mas me pareceu ser melhor que o de Montreal. Achei o transporte muito bem servido e com pouca espera (principalmente em relação aos ônibus, que em Montreal tem muitos a cada 30 minutos).

2) Em Toronto o metro, streetcars e ônibus tem ar-condicionado. Em Montreal, eu andei de ônibus com ar condicionado no ano passado, mas esse ano não vi a opção disponível. O metrô de Montreal é bem abafado (#todosreclamam) e não tem ar-condicionado.

3) Em Toronto o metrô tem muito mais espaço interno, seja para sentar ou fica em pé.

4) Na linha amarela de Toronto, o metrô tem um diagrama que vai mostrando as próximas paradas, como vi em São Paulo. O metrô de Montreal só tem o sistema de áudio e na linha laranja tem um painel que aparece escrito o nome da estacão e os ônibus disponíveis nela.

5) Em Toronto as estações de metrô que frequentei eram bem parecidas, enquanto em Montreal costumam ser diferentes e cheias de arte. Eu já vi que algumas em Toronto tem arte, mas em Montreal as estações são sempre diferentes. Acho isso fantástico! No inicio adorava conhecer estacoes novas para saber qual era a novidade.

6) Em ambas as cidades o Metrô esta conectado com a cidade subterrânea, que em Toronto se chama PATH e realmente é facilzinho de se perder!

7) Em Toronto eles oferecem varias modalidades de pagamento do transporte, incluindo o token. Percebi que la existem mais funcionários trabalhando nas catracas, inclusive para verificar o ticket diário, que não é automatizado e deve ser mostrado para alguém ou para a câmera (só para ficar registrado).

8) Achei as catracas de Toronto feias e sujas, enquanto as de Montreal sao mais modernas e limpinhas.

9) Na linha verde de Toronto, para cada vagão existe um funcionário que fica abrindo e fechando a porta. Achei isso MUITO estranho, o.O.

10) Andar de Streetcar em Toronto é uma experiencia muito interessante. Mas, sempre fique atento para subir e descer do streetcar, pois fica um espaço entre ele e a calcado, aonde passam carros (e estes devem sempre parar). Os streetcars estão sendo modernizados, vejam aqui!

11) O metrô de Montreal tem passado por muitos problemas. Os trens quebram constantemente, parando as linhas por mais de 1 hora algumas vezes, o que é muito inconveniente. Ultimamente a frequência da interrupção de serviço tem aumentado. Por outro lado, os novos já estão em teste e serão 100% trocados até 2018 (infelizmente ninguém esta falando sobre ar-condicionado). Saiba mais: http://www.stm.info/en/about/major_projects/azur-metro.


Caso você conheça os dois sistemas de transporte, deixe a sua opinião nos comentários.