Guia das Lojas de Produtos Orgânicos e Veganos em Montreal

Monday, February 02, 2015 Mandy



Para aqueles que preferem comprar seus produtos de empresas locais, darei dicas de algumas lojas recheadas de produtos veganos e orgânicos em Montreal. Com o tempo eu fui descobrindo o que cada loja tinha de melhor, assim como quem tinha os melhores preços para cada produto.

Antes de começarmos, segue aqui um grupo no Facebook que trocamos informações, o Brasileiros Veganos no Canada.

Veja todas as lojas citadas no Google Maps:



Você pode adicionar o mapa a sua conta do google maps, desse modo acessando as dicas de qualquer lugar. Para isso, primeiramente abra o mapa acima em seu computador e clique na estrela para favoritá-lo.

Depois, acesse o google maps do seu celular ou tablet e siga as instruções abaixo para usar o mapa.




1. Marché Tau (meu favorito)

Eles tem uma loja em Montreal (a uns 10 minutos andando da estacão Sherbrooke) e também em diversas cidades próximas. A loja de Montreal fica na St. Denis, uma rua comercial, com muitas lojas e restaurantes. É uma ótima região para passear.

Para mim é o local que oferece mais opções, pois tem alimentos frescos orgânicos (frutas e verduras), industrializados e bulk (para se servir de grãos, farinha, etc). Acho os preços deles interessante. A loja parece pequena e é apertadinha, mas não se deixe enganar, pois eles tem muita variedade. Além disso, você pode fazer pedidos, caso eles não tenham o produto. A equipe é muito atenciosa e sempre me ligou quando meu pedido chegou!

Por sinal, eu adorava um picolé e depois que pedi, virou item fixo na loja. Pelo jeito, começou a sair bastante.


2. Paradis Vegetarien
4381 Saint-Denis Street H2J 2L2

Fica próximo ao Marché Tau, então quando for em um, vale a pena checar o outro. Tem varias opções de mock meat (imitação de carne, frango peixe, etc). Não é orgânico, mas a soja é GMO free. Para mim o peixe deles é o melhor!!! No site tem todos os produtos e eles fazem entrega. Vale a pena conferir!


3.  Eden

Eu gosto muito dessa loja, que fica na Av. du Parc dentro do shopping Les Galeries du Parc. Além desta loja, o local tem alguns restaurantes, um supermercado, uma dollarama, cinema e academia. Ele fica interligado com um complexo de prédios, que na minha opinião abusa nos preços por conta da proximidade da Universidade McGill. A unica coisa ruim é que para chegar lá precisa pegar ônibus ou andar (sendo assim, eu ia mais la no verão, pois no inverno preferia as opções mais perto de casa e/ou do metrô). Eles tem uma grande variedade de produtos, desde frutas e verduras (orgânicos ou não) a alimentos industrializados. Os preços deles também são muito bons!

Eles possuem muitos itens orientais, porém esse itens são mais baratos no Chinatown (veja dica no fim do post).


4. Marché Lobo

Ainda na Av. du Parc, logo apos o Eden tem este local. Eu acho meio bagunçado, costuma fazer fila e não tem muito produtos orgânico. Todavia, eles tem ótimos preços, por isso fica a dica! 



5. Couffin Bio

Na transversal da Av. du Parc com a Sherbrooke fica o Couffin Bio. A loja esta a uns 3 minutos andando do metrô Place-des-arts. Eles alimentos industrializados, uma boa variedade de bulk (a granel) e uma quantidade razoável de frutas e verduras. Outra coisa interessante é que eles tem suplementos, cosméticos e outros produtos do gênero. Os preços estão dentro da média.


Essa loja também fica no centro da cidade e tem bastante variedades. Eles tem todos os tipos de produtos: frescos, industrializados, bulk, material de limpeza, suplementos, remédios e cosméticos. Todavia, é uma das lojas mais caras que conheço e também não fica perto do metrô. Para quem vive na região do Mile End (perto da Ubisoft) pode ser interessante para alguns produtos.


7. Rachelle-Béry
Diversas lojas em Montreal e arredores

Não é uma loja local (é da Sobeys/IGA) e acho bem cara. Porém, vale a pena para alguns produtos. Por exemplo: eu gostava muito do preço do brócolis (achava de 2-3$) e dos cogumelos (2.50-3$)! Sendo assim, para mim é uma loja interessante para itens específicos. Ressalto que eles tem uma loja perto do Marché Tau, para quem quiser comprar preços.



8.  Le Vrac du Marché
138 Atwater H3J 2J4

Essa loja é especializada em bulk (produtos a granel) e fica no Marché Atwater. É meu ponto favorito para comprar algumas nozes, temperos e gotas de chocolate 70% cacau. A farinha de rosca italiana também é deliciosa (italian bread crumb). Vale muito a pena conferir. 



9. Folie en Vrac
1254 Rue Sainte-Catherine Est H2L 2H2

Essa loja fica em frente a estacão Beaudry e tem diversas opções de produtos a granel, assim como todo o resto. Eu só fui la uma vez, mas lembro que gostei muito. Eles tem pães e outros produtos como doces árabes, sanduíches e samosas.




10. Aliments Merci
Diversas lojas em Montreal e arredores

Uma entre de 3 opções disponíveis no Marché Jean-Talon, localizado próximo a estacão que possui o mesmo nome. Tem uma boa variedade, incluindo grãos. Acho a loja um pouco cara, mas alguns produtos tem bom preço.



No mapa abaixo estão algumas opções que uma colega fez para quem for no Jean-Talon. Segundo ela a loja número 1 fica escondida, mas tem o melhor preços. A loja 2 é a Aliments Merci e loja 3 (que eu já fui) é uma bem cara, rs.



11. PA Supermarché
Diversas lojas em Montreal e uma em Laval

Esse é um supermercado português tem tem ótimos preços. Eles tem opções orgânicas e veganas e produtos brasileiros. Para mim é a melhor loja para comprar nozes (sem ser orgânico), farinha de trigo orgânica, alguns pães e pierogi de batata com cebola (que é algo entre um dumpling e um agnolotti e eu faço com molho de tomate, como se fosse cappelletti). Eles também aceitam pedidos por telefone e fazem entrega.

 

Locais que não conheço mais vale a pena mencionar: 

Antidote Superalimentation, a primeira loja 100% vegan de Montreal. É possível conhecer o interior loja usando o Google, tente aqui!

Marché Bleuet, para quem mora na parte sudoeste de Montreal (perto da estação Lionel-Groulx).

Co-op La Maison Verte, também na parte sudoeste de Montreal (perto da estação Vendôme).

A Vôtre Santé, também na parte sudoeste de Montreal (perto da estação Vendôme).

Lufa Farms, que faz entrega cestas de alimentos semanais. Não é orgânico.

Segal’s Market, na região do Mile End, próximo a Bio Terre.

Le Frigo Vert, perto da estação Guy-Concordia.

Pousse L’ananas, perto da estação Beaudry.

Marché Adonis, tem vários na cidade e entorno.

Club Organic, o ponto de referencia mais próximo é a estação Frontenac, mas não fica muito perto.

C'est la Vie, diversos endereços em Montreal.

Le Tournesol, perto da estação Beaubien.

Pomme D'Api, na região de Rosemont, longe do Metrô.

Mondiana, perto da estação Jean-Talon.

Biotiful, na região do Mile End.

Health Tree, para quem mora em Dollard-des-Ormeaux.

Avril, para quem mora em Brossard.

Prana, interessante para fazer encomendas de nozes diversas.


Locais que não são orgânicos, mas possuem produtos vegans:

Marché G&D, no Chinatown. Bacana para opções orientais.

Fruiterie du Plateau, próximo a estacão Sherbrooke.


Você conhece mais lojas ou quer dar sua opinião sobre alguma loja citada e preços? Deixe suas recomendações nos comentários!