O Canada é um país perfeito? Tem violência no Canada?

Wednesday, July 22, 2015 Mandy


Ontem eu li essa reportagem chamada O dia em que furtaram meu celular, em Toronto, do site Oi Toronto e fiquei com vontade de compartilhar um pouco o meu ponto de vista.

Como vocês sabem, eu sempre sou muito transparente em minhas opiniões. O Canadá tem coisas boas e ruins. Nenhum lugar é perfeito. No vídeo sobre As Desvantagens de morar no Canadá, eu digo: devemos conhecer as dificuldades e decidir se elas valem a pena ou não para nos.


Eu adoro morar aqui e não tenho vontade de retornar ao Brasil, porém comparado a alguns países Europeus, o Canadá ainda tem muito a desenvolver.

Lembrando que, este ano o The Economist fez uma avaliação e classificou Toronto como a 8ª cidade mais segura do mundo, a mais segura da América do Norte e a melhor para se morar em todo o planeta. Eu já disse como me sinto sobre essas pesquisas, né? Eles terem dito isso, não quer dizer que seja assim. Tudo depende dos dados avaliados.



Já comentei em alguns videos que sinto-me segura no Canadá e não tenho medo de ser assaltada. Porém, isso não quer dizer que 1) eu não tome precauções, 2) essas coisas não aconteçam aqui.

Aqui existem furtos, violência e muito raramente assaltos. Uma vez, conversando com um policial em Toronto ele me contou que houve um assalto a mão armada em uma estação de metrô. Segundo ele, não era comum, mas ocorria.

Então para não nos iludirmos, segue uma lista de coisas que tem no Canadá: roubo de bicicletas ou casa vazias, abuso sexual, violência domestica, exploração infantil, morador de rua, preconceito, desemprego, assassinato, etc. 

Veja aqui as estatísticas referentes ao tema crime e justiça no Canadá. Alguns itens diminuíram, mas outros tem aumentado... Roubos e abuso sexual infantil são alguns dos que aumentaram na ultima década (infelizmente eles não tinha tabelas para ambos).


Crimes violentos registrados na policia em 2014 por cidade.
Taxa de homicido por cidade em 2013
Dirigir embriagado e crimes envolvendo drogas
Violência familiar

Moral da historia: É importante que estejamos sempre vigilantes e evitemos nos expor a situações de risco. Afinal, os carros param na faixa de pedestres, mas será que vou deixar de olhar para os dois lados por conta disso? Será que um acidente não poderia acontecer?

Quando digo que essas coisas existem, repito: isso não tira a minha sensação de tranquilidade. A escala é muito menor que no Brasil, porém, continuo vigilante.

O intuito desse texto foi tentar trazer um pouco mais da realidade canadense e compartilhar uma fonte bacana de leitura para aqueles que desejam se aprofundar no tema.