Gran Torino

Wednesday, July 15, 2009 Mandy


Gênero: Drama
Direção: Clint Eastwood
Ano: 2008
Nota: 10 (altamente recomendável)

Eu sei, eu sei, eu sei! Nunca fiz uma crítica de um filme que eu não gostei! Mas, é muito melhor falar de coisa boa, né? Eu prometo que falarei de filmes ruins, bons e razoáveis também - existe uma fila esperando. Ainda mais, quando filme ruim é coisa que não falta!

Mais uma vez Clint (meu amigo íntimo - lol) lança um filmaço! Ele não brinca em serviço não! Nesse filme ele interpreta e conta a história de Walt Kowalski, um inflexível veterano da Guerra da Coréia, que agora está aposentado. Além disso, ele está muito só, já que sua esposa faleceu e ele não se dá bem com os filhos. As vezes ele conta com a visita do padre da paróquia local, que prometeu à mulher de Walt que ele se confessaria, mas como sempre Walt se mostra bastante ironico e rígido. Para passar o tempo ele faz consertos em casa, bebe cerveja, conversa com seu amigo canino e vai mensalmente ao barbeiro .

No entanto, a vida de Kowalski muda quando passa a ter como vizinhos imigrantes hmong, vindos do Laos, os quais Walt despreza bastante. Ressentido e desconfiando de todos, Walt apenas deseja passar o tempo que lhe resta de vida. Até que Thao, seu tímido vizinho adolescente, é obrigado por uma gangue a roubar o carro de Walt, um Gran Torino retirado da linha de montagem pelo próprio. Walt consegue impedir o roubo, sem querer, protege o garoto, o que faz com que se torne uma espécie de herói local. Especialmente para Sue , mãe de Thao, que insiste que deve trabalhar para Walt como forma de recompensá-lo.

É incrível a destreza com que Clint constroi seus personagens. O filme é longo, mas passa muito rapidamente, pois cada instante do filme tem uma situação emocionante, que lhe aproxima mais daquelas pessoas e daquela realidade. Como sempre ele usa de um humor negro e ácido, o que, apesar do drama, diverte bastante, dando uma leveza ao filme. É usando de seu estilo singular que Clint conquista o espectador!

Devo dizer que essa é uma obra prima. Um filme simples e encantador, e por isso, você não deve deixar de vê-lo. Certamente será um ótimo passatempo!


Curiosidades:

- Os atores hmong foram selecionados em comunidades de Detroit, no Michigan; Saint Paul, em Minnesota; e Fresno, na Califórnia. Nenhum deles, com exceção de Doua Moua, já havia atuado em um filme.

- Foi um dos primeiros filmes a utilizar a nova lei de incentivos fiscais aplicada pelo estado de Michigan, de forma a atrair para o local novas produções.

- A canção "Gran Torino" é apresentada nos créditos finais, sendo cantada por Clint Eastwood e Jamie Cullum. Esta versão consta apenas no filme, já que na trilha sonora Eastwood foi substituído por Don Runner.

- O orçamento de Gran Torino foi de US$ 35 milhões.


Ha, ao lado a Indicação da Semana, que dessa vez é: 17 outra vez! Em breve falo mais desse filme, que eu a-d-o-r-e-i!

12 comments :

Eu não gostei do final amiga!
Q triste:(

"Eu sei, eu sei, eu sei! Nunca fiz uma crítica de um filme que eu não gostei!"

Adorei! rsrs

O filme é muito bom mesmo. Abs!

Mandy said...

Dea アンドレア: Oh, o filme realmente é triste, mas eu achei o final coerente, e nem um pouco chichê.

Bruno Soares: Hahaha isso é a consciência falando alto!!! Hehehe mas eu juro q farei mesmo, já tem 1 fila de filmes horrendos!

to querendo ver esse filme faz um tempo já!!! preciso alugar!

Esse Mate é super cremoso/hidratante e o preço uma maravilha!! Bjs!

Anonymous said...

esse link aqui é um indexador de blogs vc divulga seu post pra mais visitas
www.linkirado.com.br

sim meu nome é estranho Ferrockxia
ninguem sabe pronnciar na primeira vez mas se le normal assim como escreve. amo tatauagens meu msn é ferrockxia@msn.com

mas nem entro mto se quiser conversamos por email ;D

Kamila said...

Eu acho que este filme caminha bem até o final. Acho a conclusão muito apressada. Mas, "Gran Torino" vale para ver o Clint em uma grande atuação.

Ah contou o filme, rs!
já ouvi falar nunca vi.
UHSUSHUHSUSHUHSUSH

Dewonny said...

Hahaha..Mandy, vc nunca comenta filmes q vc odiou, detestou..rsrs..iria adorar ver vc detonando algum filme..kkk..

Gran Torino sem dúvida é um filmaço, Clint é o kra, quanto mais velho melhor fica, além de ser baita ator, tbm é excelente diretor, sou suspeito pra falar dele, na qual admiro muito de longa data, já vi quase q toda sua filmografia, nesse último filme ele repete o q foi a tônica na sua carreira, de interpretar papeis do sujeito casca grossa e turrão, q ñ brinca em serviço msm, achei show o final, apesar de estar esperando outra coisa, mas foi bem coerente com aquilo q se viu antes, ñ poderia ser diferente msm. nota 9.0!
Bjo e bom fds! Diego!

Mandy said...

Dewonny: Ele realmente fez o papel típico de Turrão! Hehehe Pq 9.0 e não 10?

Não se preocupe, tem MUITO filme preu detonar! E eu vou detoná-los jehuehuehee

Dewonny said...

Ahhh Mandy, por puro critério de notas, ñ achei o filme uma obra prima pra dá 10, mas sim, excelente, e esse negócio de notas é bem relativo, pra vc ter uma idéia, filmes q dou nota de 5 pra cima é sinal de q gostei, mas claro q, depende de filme pra filme, quanto maior a nota, é pq gostei mais e tal..rsrs..cada cinéfilo com suas doideras né, eu tenho as minhas..rsrs..bjo!
Diego!

Filmaço!