Leões e Cordeiros e O Retorno de um Herói

Friday, July 24, 2009 Mandy


Leões e Cordeiros
(Lions for Lambs)

Gênero: Drama/Guerra
Direção: Robert Redford
Ano: 2007
Nota: 1 (não perca seu tempo)

O filme conta a seguinte história: Um professor idealista (Redford) da Califórnia tenta inspirar um aluno a fazer algo de especial com sua vida, enquanto um senador carismático (Tom Cruise) em Washington D.C apresenta uma estratégia de guerra no Oriente Médio a uma incrédula jornalista de TV (Meryl Streep). E lá do outro lado do mundo, dois dos ex-alunos do professor estão presos atrás das linhas inimigas no Afeganistão, lutando pela liberdade e por suas próprias vidas. Enquanto a retórica e as balas voam, essas três histórias interligam-se para enfocar a linda delicada que separa o leão do cordeiro em cada um de nós.

Qual minha opinião? Esse filme é simplesmente insuportável. Seu intúito é desenvolver discursos politizados, mas na verdade se torna um lenga-lenga extremamente repetitivo. Chega um momento no filme, onde você deduz as falas e o blábláblá que estará por vim. Se você gosta de Ciências Sociais, é bem provável que goste do filme, mas eu não tenho a mínima paciência para o tema, muito menos para 1 hora e meia de lentos debates tediosos. Foi uma experiência bastante monótona, principalmente na parte do professor e do aluno, que saco!

No inicio do filme eu tentei me convencer que o filme era um crítica a situação de guerra dos USA, e até gostei um pouco de alguns debates entre Meryl e Tom, mas depois enxerguei a realidade, que o filme é um grande incentivo (disfarçado para alguns, mas muito claro para mim) de como os jovens devem manter a esperança e se entregar com honra ao seu país. É ridículo como o filme coloca situações de guerra, que sabemos ser irreais, simplesmente para lançar a idéia do herói de guerra e da esperança americana e justificar uma guerra sem sentido! Nunca vi um filme patético. E me decepcionei com Meryl Streep ter aceitado um trabalho desse. Nenhum dos atores conseguiu salvar essa tragédia.


Curiosidades:

-Este é o 2º filme em que Robert Redford e Meryl Streep atuam juntos. O anterior foi Entre Dois Amores (1985).

- É o 1º filme produzido pela United Artists após Tom Cruise assumir seu comando.

- O orçamento de Leões e Cordeiros foi de US$ 35 milhões.




O Retorno de um Herói (Taking Chance)

Gênero: Drama/Guerra
Direção: Ross Katz
Ano: 2007
Nota: 1 (não perca seu tempo)

Pior que o filme acima, só esse aqui! O Retorno de um Herói foi um filme feito pela HBO para passar na TV.

Sinopse:
O tenente-coronel Michael Strobl é um fuzileiro naval que se ofereceu como voluntário para levar os restos mortais de um garoto de 19 anos, morto na guerra do Iraque, de volta à sua família em uma pequena cidade do estado de Wyoming.

Sério mesmo, o filme inteiro (não estou exagerando), é Kevin Bacon bate
ndo continência em direção ao caixão. Todo mundo chorando ao ver Kevin fardado e o caixão ser levado. Até parece que na vida real é assim: seu filho participa de uma guerra inútil, morre e todo mundo fica emocionado em como ele serviu o país. Pelo contrario, como Michael Moore já mostrou, uma situação dessa muita vezes faz a família ver o quanto inútil foi aquela escolha.

Nunca vi um filme tão patético. Ele grita o tempo todo: "Se alistem jovens, olhem que futuro honrado vocês terão"! É uma apologia escancarada do início ao fim. Será que a carreira do Kevin Bacon tá chegando ao fim? Porque para ele ter aceitado um filme desses, a coisa deve tá difícil!


Bom, finalmente fiz um post tacando o pau nos fi
lmes que não gostei. Hoje foi um especial: "Viva América, vamos nos alistar (we want you)".




11 comments :

Eri said...

Vou procurar esse!
Sicko é mt bom!

Ygao said...

Hahaha! Pessoal, siga o conselho. Não assista estas duas drogas.

Dewonny said...

Haha..Mandy, finalmente 2 filmes q vc odiou..rs..
Faltou pouco para ambos ganharem nota 0 né..hehe..
Bom, vi os 2 e ñ gostei de nenhum tbm, mas as minhas notas foram um pouco mais altas, até pq eu já vi coisa muito pior q esses 2, daí, sempre pego de parâmetro outras experiências desagradáveis..rsrs..

"Leões e Cordeiros". realmente é muito chato o lenga-lenga, o elenco completamente desperdiçado é ótimo, mas o roteiro deixa a desejar, tá todo mundo meio q no automático. nota 4.0!

"O Retorno de um Herói". tbm detestei esse, o filme é bem o q vc disse, os americanos vão pra uma guerra inútil onde sabemos q o interesse principal sempre foi o petróleo dod iraquianos, daí, morrem e voltam cheio das honras por ter defendido o país gerando comoção nacional, mas kd a honra? ñ tem honra nenhuma, morrem de graça, de ingorantes e burros..rsrs..nota 2.5!
Bjão! Diego!

Carol said...

Sabe que agora fiquei na dúvida se já assisti Leões e cordeiros? Lembro do nome, mas quando li a hisória, não consegui imaginar que já tinha assistido. Agora quero saber, hahaah! Se eu assisti, com certeza não gostei, pq nem me lembrar eu consigo, haha!
Beijo

Anonymous said...

hehehe gostei da opinião sincera sobre o o filme!

não vi o video mas darei uma fuçada aqui

Mandy...to de volta hehe!
adorei a frase da leonina do post passado..ameei
faço niver amanhã e sou uma leonina daquelas..rsrs
bjuss

Eu amo filmes, assisto de tudo! Mas, como vc disse pra gente não perder tempo com esses dois aí, eu vou confiar em seu julgamento e gastar meu precioso tempo com coisas mais interessantes =)
Beijos, bom final de semana =*

Oiii Mandy, vc perguntou sobre a venda do esmalte Ludurana, estou com dificuldades tbm pra contatar eles mas qndo conseguir vou perguntar se distribuem em Salvador!
Bjãoooo
FER

Anonymous said...

tem um selo pra vc no meu blog

Tenho uma cópia de "Leões e Cordeiros", mas não vi até o momento por não esperar muita coisa do filme. Mas fiquei espantado pelos seus comentários em relação de "O Retorno de Um Herói". Por ser uma produção televisiva, esperava por algo modesto mas contundente. Acho que vou manter distância por um tempo, mesmo gostando bastante do Kevin Bacon.

Fraco demais. Principalmente pq não acrescenta nada a discussão.