Momento Gourmet: Nhoque de Batata Doce com Sálvia (vegan)

Thursday, August 29, 2013 Mandy


A receita original foi extraída do livro Chloe's Kitchen, da Chef vegan Chloe Coscarelli. Eu não fiz uma tradução literal. Expliquei o passo-a-passo da forma que faço (algumas coisas eu mudei a ordem ou não fiz manualmente).

Ela é muito prática e saborosa, por isso faço constantemente em minha casa. O bom dessa massa, é que pode ser  congelada. Sendo assim, quando quero comer, descongelo, faço as tirinhas, corto os nhoques e voilà! Posso usar com molho de manteiga e sálvia ou qualquer outro que preferir.

Essa é uma dica que deixo para vocês: congelar. Faço isso com algumas massas (inclusive pizza) e sempre tenho uma opção de almoço/jantar no meu congelador. Assim é melhor, pois você faz logo em grande quantidade e suja tudo de uma vez só.

Ingredientes:

2 batatas doces grandes (aproximadamente 1 kg)
1 colher de chá de sal
1/2 de colher de chá de noz-moscada
1/4 de colher de chá de pimenta do reino preta
2 1/2 a 3 1/2 xícara de farinha de trigo (em geral 3 1/2 é a quantidade certa para mim) + extra para trabalhar a massa
1/2 xícara de margarina vegan
1/2 xícara de folhas de sálvia frescas

Serve de 4 a 6 pessoas.

Como sempre, eu recomendo que vocês utilizem os medidores no padrão americano, para ser mais preciso (cup, teaspoon, tablespoon).


Modo de preparo:


Pré-aqueça o forno a 200°C. Lave bem as batatas, coloque em uma assadeira e faça furos. Deixe ela assar durante 50 minutos. Depois, logo que for possível manuseá-la, corte-a ao meio e retire a casca. Como mostro nas imagens abaixo, a casca sairá com facilidade (ela praticamente desgruda).





Enquanto ainda está quente, utilize um espremedor ou amassador, para transformar a batata em um purê. Adicione o sal, a noz-moscada, a pimenta e misture bem. Deixe o purê esfriando ou leve ao refrigerador (eu costumo colocar no freezer por uns 5 minutos). 




Agora você irá misturar a farinha, uma xícara por vez. Em geral, 3 xícaras e meia é a quantidade que preciso. Meu processador tem uma lâmina para massas, então eu utilizo-o para fazer essa mistura, pois é muito mais prático do que fazer manualmente. Faça como preferir. A massa ficará com uma consistência levemente grudenta.

Limpe bem a bancada e enfarinhe bastante para poder manusear a massa.




Eu costumo dividir a massa em duas: uma eu utilizo no dia, rendendo 2 porções e a outra parte eu congelo (por até 1 mês). Na foto abaixo é possível notar a diferença entre a massa com e sem farinha.




Separe a parte da massa que você for utilizar no dia e faça rolinhos. Depois, com um cortador de pizza divida-os em nhoques! A espessura ficara ao seu critério. Se você tiver uma nhoqueira, vai ser mais fácil ainda! Enfarinhe bastantes os nhoques, evitando que eles grudem. 








Enquanto isso, deixe fervendo uma panela grande com água quente, um pouco de azeite doce e sal. Vá colocando os nhoques e assim que eles começarem a boiar (cerca de 4 minutos depois), conte 30 segundos para retirá-los. Ao lado, coloque a manteiga em uma frigideira e as folhas de sálvia. Quando o nhoque estiver cozido transfira-o para a frigideira com manteiga e deixe fritar, sempre virando o lado, por 1-2 minutos.

Se precisar, reponha a manteiga e as folhas de sálvia. Bom apetite!