Eleições do Quebec 2014 e Sistema Politico do Canada

Thursday, April 03, 2014 Mandy


Politica nunca foi meu ponto forte no Brasil, quem dirá no Canada. Mas, como vocês tem demostrado interesse no tema, resolvi escrever um pouco do que sei baseado no que leio em jornais, vejo na TV e escuto dos cidadãos canadenses. De antemão, aviso que não sou especialista e que tentei fazer o meu melhor!

Lembro-me que antes de chegar no Canada, aconteceu a última eleição provincial e o partido separatista, Parti Québécois (PQ), tinha ganho, representado pela primeira mulher no cargo Primeira-Ministra, Madame
Pauline Marois
Pauline Marois. Assim como agora, todos estavam falando nisso e imaginando qual seria o futuro do Quebec.

O governo anterior era Liberal, liderado por Jean Charest, mas teve sua legitimidade questionada nas ruas pelos estudantes, que se revoltaram em 2012 contra o aumento das taxas das universidades. Jean Charest decidiu convocar as eleições e acabou perdendo.

Por sinal, hoje os estudantes foram novamente as ruas protestar, pois o PQ fez promessas e não cumpriu. Saiba mais sobre o protesto, que foi considerado ilegal e teve feridos.

Contextualizando

O Canada é um regime parlamentarista, sendo assim o governo no poder tem o direito convocar eleições se achar que tem condições de ganhá-la.

Para acontecer uma eleição geral, o Governador-Geral (que é o braço direito da Rainha Elizabeth no Canada, atualmente David Lloyd Johnston), a pedido do Gabinete (conselho de políticos liderado pelo Primeiro-Ministro do Canada, Stephen Harper) dissolve Parlamento e define a data da eleição. Por lei, a quantidade de tempo entre a dissolução e o dia da eleição deve ser de pelo menos 36 dias.

Diferentemente do Brasil, ninguém fica no poder durante as eleições.

Caso isso não aconteça, fica a cargo do governo em vigor convocar as eleições e eles tem até a terceira segunda-feira do mês de Outubro, no quarto ano civil seguinte ao dia da votação para fazê-lo. A eleição federal também pode ocorrer mais cedo, se o Governo perder o voto de confiança na Câmara dos Comuns (House of Commons).

O governo atual do Quebec convocou as eleições, pois deseja ganhar a maioria na Assembléia (veja a ocupação das cadeiras aqui) e com isso eleger-se como governo majoritário. O governo majoritário consegue aprovar as leis, e o PQ tem interesse em fazer um novo referendo acerca da separação do Quebec.

Sobre os últimos referendos

A separação do Quebec já foi levadas as urnas em 1980 e em 1995. No primeiro referendo, o voto "Não" venceu com 59,56%. Já no segundo referendo a distância foi bem menor 50,58% para o "Não".

Por conta do separatismo muitas famílias deixaram Montreal e seus familiares para trás. Cerca de 200 mil pessoas se mudaram para cidades anglófonas, assim como muitas empresas multinacionais mudaram a sede de suas filiais canadenses para Toronto. Montreal então passou por dificuldades econômicas e desde os anos 90 começou a se recuperar.

Com o novo governo separatista um novo movimento teve inicio e muitos imigrantes, cidadãos e até empresas tem deixado a cidade em numero record (saiba mais).

Por fim, Pauline Marois, ao ser questionada sobre o referendo, disse que se o Quebec se separar do Canadá, não vai estabelecer postos de fronteira, portanto a movimentação de turistas entre o Quebec, o Canadá e os Estados Unidos vai continuar a mesma. Disse ainda que um Quebec independente irá manter o uso do dólar canadense como moeda. Se o PQ ganhar as eleições e for eleito com a maioria das cadeiras na Assembléia Nacional, o próximo referendo pode ocorrer antes do final de 2015.

Sobre as eleições

As eleições acontecerão na próxima segunda, dia 07/04 de 9h30min as 20h (também dia do show do Black Sabbath – no qual estarei presente \,,/).

As pesquisas mostram que os liberais estão na frente, apesar disso a competição está acontecendo entre eles e o PQ (Partis Québécois), que foi o ultimo partido no poder.

Nos dias 28 e 29/03 e 01,02 e 03/04 aconteceram as pré-eleições. Eles disponibilizam esses dias para aqueles que tem dificuldade de locomoção ou mesmo aqueles que não poderão ir no dia oficial. Eles também vão até alguns locais (em casos específicos) coletar votos. Além disso, foram montadas estacões de voto em universidades (ontem eu vi a da Concordia, estava no meio do Hall da Universidade).

Curiosidade

Mais de um milhão de pessoas (17% dos que podem votar) foram as urnas. Canadenses me disseram que isso é um retrato de como as pessoas estão engajadas. Muitas delas estão insatisfeitas com corrupção, promessas não cumpridas e ameaça de separatismo.

Como votar

Todos irão receber um informativo em casa com o endereço do posto de votação e os candidatos. Apesar de não votar, recebi um desses com o local de voto e candidatos de minha região.





No dia todos levarão um documento de identificação e receberão a ficha de votação.

As pessoas irão votar para o Primeiro-Ministro da província e os deputados estaduais.

Quem pode votar :
- Maiores de 18 anos;
- Cidadãos canadense;
- Residentes do Quebec(pelo menos 6 meses).


Problemáticas

- Pessoas que moram há mais de 6 meses no Quebec, mas são originais de outras províncias estão tendo seus direitos negados. Esse tema tem sido muito discutido, pois eles moram aqui, pagam impostos e deveriam poder votar. Todo o debate gira em torno da noção do que é “morar no Quebec” (saiba mais);
- Existe um conselho que revisa os pedidos de registro eleitoral. Pessoas que moram aqui há diversos anos e até mesmo são donos de negócios, estão tendo seu direito negado pelo conselho;
- Muitas pessoas não querem a separação;
- A "Charte des valeurs" (entenda aqui e aqui e aqui), que revoltou muitos imigrantes e canadenses.

Quando e onde votar (pagina para consulta): http://monvote.qc.ca/en/index.asp

Acompanhe as estatísticas (material só está disponível em francês): http://monvote.qc.ca/fr/taux_participation_bvee.asp


Segue vídeo do debate, que muitos pediram. O debate foi bem "quente". Aproveitem para praticar o francês.




Conheçam o Parlamento em Ottawa (legendado):