Momento Gourmet: Picolé de Amendoim com Coco vegano

Saturday, October 11, 2014 Mandy


Receita muto rápida, prática e deliciosa para ter na geladeira. Uma deliciosa forma de recepcionar as visitas!





Quantidade: rende aproximadamente 9 picolés

Ingredientes:

400 ml (2 xícaras - cups) de leite de coco cremoso - não use leite de coco light e assista o video para entender a textura*
1/2 xícara (cup) de leite de vegetal
¾ de xícara (cup) de manteiga de amendoim crocante ou cremosa
6 colheres de sopa (tbsp) de xarope de bordo, agave ou melaço de cana
Calda de chocolate (veja minha receita) ou chocolate amargo derretido com um pouco de leite vegetal (para ficar menos espesso)

* Recentemente fiz alguns teste com leite de coco do Brasil e obtive bons resultados. Use uma marca bem cremosa e substitua o leite vegetal por leite de coco. Você pode adicionar cacau em pó ao picolé, ao invés de colocar a calda de chocolate.

Modo de preparo:

Misture o leite de coco com o leite vegetal até ficar bem incorporado. Coloque a manteiga de amendoim e o xarope de bordo. Misture muito bem até ficar homogêneo.

Agora é hora de colocar na forma. Coloque o creme até metade da forma, depois coloque a calda de chocolate. Não coloque muita calda para que o picolé não parta ao meio na hora de desenformar. Complete a forma com o creme e leve ao congelador.


Pulo-do-gato: 

1) Faça a mistura em uma jarra medidora, pois no final ficará mais pratico de colocar o picolé na forma;

2) Use pauzinho de madeira ao invés do suporte de plástico e cubra com plastico filme. Assim que congelar, você pode desenformar, envolver com papel manteiga e deixar no freezer;

3) Coloque a forma com o picolé debaixo d'água por cerca de 30 segundos para facilitar a retirada;

4) Você também pode mergulhar o picolé no chocolate amargo e fazer uma deliciosa casquinha de chocolate. Para isso, espere o picolé congelar, derreta o chocolate com um pouco de óleo de coco, mergulhe o picolé e deixe acomodar em cima do papel manteiga. Depois, enrole no papel manteiga e congele novamente.