Pão de nozes e ervas finas

Sunday, January 04, 2015 Mandy


Resolvi fazer meu primeiro pão caseiro. Fiquei muito surpresa com o resultado, pois parecia que tinha sido comprado na padaria. A receita é muito fácil e não toma muito tempo (fora o tempo que o pão precisa descansar). O pão ficou com uma casquinha crocante e com a parte interna macia e saborosa. Sugiro usar a mesma receita com diversos recheios. Como sempre, eu utilizei ingredientes orgânicos. Peço desculpas pela qualidade das fotos, estava apressada e tirei com o celular.




Ingredientes:

650 g de farinha (usei 2/3 integral e 1/3 normal)

2 colheres de chá de sal (usei sal rosa do Himalaia)

2 colheres de chá margarina vegan (você pode substituir por azeite de oliva)

2 colheres de chá de néctar de agave ou açúcar

450 ml de água, sendo 1 parte quente e 2 partes natural

Um pacote de 7 g de fermento em pô biológico (o tipo que não precisa ser ativado)

50g de nozes quebradas

Ervas finas


Método:

Em uma tigela misture a farinha, o sal e o fermento.

Coloque a margarina e o agave (ou açúcar) em uma xícara e derreta suavemente usando a água quente. Despeje a mistura na tigela junto com o restante da água (natural). Atenção, se a água estiver quente na hora da mistura com o fermento sua massa não ira crescer.

Em uma superfície enfarinhada sove por 6-8 minutos até que a massa se torne elástica (também chamado de ponto de véu, no qual você aperta a massa com o dedo e ela volta ao lugar). Caso a massa esteja muito molhada, use mais farinha, até ela soltar do dedo.

Misture o recheio na massa e deixe a massa no formato que desejar para o pão. Você pode optar por colocar o recheio somente no meio da massa ou incorporar em toda a massa.

Forre uma assadeira com papel manteiga e coloque o pão para descansar por 45 minutos em local quente com um pano úmido em cima. Ele vai duplicar de tamanho!

Coloque o pão para assar a 230 graus celsius por 35min ou mais, se necessário. Quando ele estiver assado, ficará bem duro por fora, parecendo oco por dentro. Na duvida, faça um furo com a faca.

Lembro-lhes que utilizo forno elétrico, por isso existe mais precisa na relação temperatura e tempo de cozimento. Se você utiliza forno a gaz, pode ser que demore um pouco mais ou até que asse antes. Fique de olho!

Use o recheio que preferir ou não utilize recheio algum. Sugestões: azeitona, pistache, frutas secas, tofu, cenoura, tomate, etc.