Roteiro de viagem em Toronto: 4 dias curtindo a cidade


Conforme prometido, hoje vou apresentar um roteiro turístico de 4 dias em Toronto. Foi este roteiro que montei e fiz com meus pais em Setembro de 2014. Os videos que compartilharei nesse post foram filmados durante essa viagem. Clique nos links para ler a descrição completa da atração turística (eles levarão vocês para postagens detalhadas feitas aqui no blog).

Nós fizemos o deslocamento Montreal-Toronto via trem. Escolhemos o trem das 06:45 da manhã, com 5 horas de duração, chegando a Toronto por volta das 11:40.




Quando chegar, compre logo o passe diário do transporte público para todos os dias. Eles dão uma cartela e para usar basta raspar o dia/mês/ano que quiser ativar. Foi vantajoso comprar com antecedência, pois riscamos o item da lista e não precisamos mais pensar nisso. Se você chegar de trem, já estará na Union Station, onde precisará comprar o passe para pegar o metrô.

É importante destacar que nos finais de semana e feriados, um passe pode ser compartilhado por 2 adultos; 1 adulto com até 5 crianças/jovens de até 19 anos; ou 2 adultos com até 4 crianças/jovens de até 19 anos.

Uma outra sugestão é usar o City Sightseeing Toronto, que custa $34.96 por pessoa e dura 3 dias seguidos. Além de que inclui um passeio de barco (que neste guia sera sugerido para as Ilhas de Toronto). O ônibus passa a cada 15-20 minutos em diversos pontos turísticos (veja lista) e sempre tem guia e áudio traduzido em varias línguas. Nós preferimos o TTC (transporte publico), pois queríamos ir em locais fora do trajeto oferecido.

Outra dica, a depender das atrações que você decidir ir, vale a pena comprar o City Pass, fazendo uma grande economia. Para essa programação, não vale a pena, pois só fomos em 2 das 5 atrações.

Ao chegarmos, fomos direto para o hotel e tentamos fazer um check-in adiantado. Infelizmente, eles ainda não tinha quarto disponível, por isso deixamos a mala no hotel (em geral, o serviço é gratuito) e fomos almoçar em um local próximo.

Eu já sabia qual seria a nossa programação e por isso separei varias opções de restaurante próximos que atendessem aos nossos gostos (eu e meu marido somos veganos e buscamos opções para atender as nossas preferencias e dos nosso pais).

Como o dia estava chuvoso, não foi possível ir na CN Tower como programamos. Portanto, decidimos ir no Eaton Centre e na Dundas Square e nos perdemos no PATH (cidade subterrânea). Lição: sempre tenha opções flexíveis na manga!






Decidimos ir conhecer a Casa Loma. Reserve umas 4 horas para este passeio, pois ele é longo. Nos videos vocês irão ver muito mais detalhes e dicas! Quanto mais cedo chegar, mais você poderá aproveitar o dia, que foi inesquecível!

Dentro da Casa Loma existem locais para lanchar e os preços são super acessíveis, Inclusive, eles oferecem opções veganas e vegetarianas (ver vídeo).

"Not" Dog vegano
Caso você não tenha interesse neste local, pode ir no Royal Ontario Museum ou no Canada’s Wonderland (maior parque de diversões do pais). Eu queria muito ter ido no último, mas a programação não ia atender a todas os gostos (leia-se, só eu e meu pai gostamos de aventuuura, rs).




Saindo de lá, fomos na Pequena Itália, passeamos pelas ruas e jantamos no restaurante Vivoli! Como estávamos no verão, o pôr do sol acontece quase 20h da noite, sendo assim, tivemos tempo suficiente para ir vê-lo na CN Tower!

Sangria
Ravioli com recheio de abóbora
Uma dica é que para ir no Restaurante (giratório) 360 graus você não precisa pagar para subir. Além disso eles possuem um elevador diferenciado (o que pode evitar filas em certas épocas do ano, como no verão). As refeiçoes ficam em torno de 50$-60$ desde a entrada até a sobremesa. Se você for calcular o preço da subida, ir no restaurante parece valer a pena. Lembre-se de reservar com antecedência.






Visite as Ilhas de Toronto. Esta é uma parada obrigatória no verão! Lá vocês encontrarão atividades para todos os gostos e idades, que garantirão um dia repleto de diversão (saiba mais).

Para chegar até as ilhas você precisa pegar o ferry boat (confira aqui os horários), que custa 7$ (ida e volta) para um adulto. Crianças e idosos pagam menos e crianças com menos de 2 anos não pagam. Toda estrutura é acessível a cadeirantes.

Uma outra alternativa é fazer o passeio de barco, onde o guia irá mostrar pontos importantes e comentar acerca da historia do local. O custo varia a depender da duração do passeio. Eu escolhi um passeio de 45 minutos que entrava na ilha. O custo foi 15$ (com imposto incluso). No final das contas, acabei decidindo ficar na ilha e voltar de ferry (que é gratuito). Durante o verão costuma-se ter passeios a cada 45 minutos.





Depois, ao voltar para Toronto, vá ao St Lawrence Market. Atenção: o mercado não abre domingo e segunda! La você pode conhecer o mercado, fazer comprar e lanchar. Depois siga para o Distillery District, onde você ira explorar varias lojas e poderá tomar uma cerveja produzida localmente com petiscos. Apesar de tudo, o que recomendo mesmo é ir na chocolateria SOMA. Até hoje não superei o chocolate quente amargo que tomei lá!

Por fim, se ainda tiver tempo, você pode ir andar no Harbourfront (beira do lago), onde tem feirinha, apresentações, eventos, praia, etc (confira a programação).





Neste dia, tínhamos o trem programado para as 17h, por isso acordamos cedo, fizemos checkout e deixamos as malas guardadas no Hotel.

Comece pelo Kensigton Market. Você pode começar tomando um café da manha. Eles tem vários locais. Explore a região, lojas, etc. Para mim, comer um muffin ou brownie da Bunners vegan bakeshop é obrigatório!

Depois vá no Chinatown (na famosa Spadina street). Esses dois locais irao consumir bastante tempo. No Chinatown tem muita loja para entrar e varias lojas para comprar lembrancinhas com ótimo preços! Eu almocei no restaurante vegetariano e vegano Buddha. É super simples e familiar e muito bem servido. Eles tem o melhor peixe vegano que já comi! Por sinal, cuidado para não pedir muita comida. A gente achou que os pratos era individuais, mas comiam três pessoas facilmente (olha só o exagero das fotos abaixo o.O)!!! O pior.... sobrou muita comida e os funcionários (3 diferentes) vieram perguntar se não queríamos levar. Eu acho, que eles acharam que não gostamos... Mas, o motivo de não termos levado, foi estarmos no hotel :(

2 tipos de noodle e sopa de wonton

Peixe vegano
POR FIM, uma visão geral da cidade.




Espero que as dicas ajudem você a programar um roteiro recheado de diversão!