Momento Gourmet: Cupcake de Chocolate e Manteiga de Amendoim sem leite e sem ovos

Saturday, June 29, 2013 Mandy



Ingredientes da massa:

1 xícara de leite de amêndoas (pode ser de outro tipo)
1 colher de chá de vinagre de maça
3/4 de xícara de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
1/3 de xícara de cacau em pó
3/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 de colher de chá de fermento em pó químico
1/3 de xícara de óleo vegetal de sua preferencia (eu só uso orgânico)
1 colher de chá de extrato de baunilha
1/2 colher de chá de extrato de amêndoas (ou mais baunilha)
Manteiga de amendoim a gosto

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180°C e arrume as forminhas de cupcake. Misture o leite e o vinagre e separe. Enquanto isso, em outra vasilha, misture todos os ingredientes secos. Depois retorne para a mistura do leite e acrescente os outros ingrediente molhados. Misture os ingredientes secos à mistura molhado até incorporar.

Coloque a massa até 3/4 de sua forminha e depois coloque um colher de chá de manteiga de amendoim no centro. Com a colher, afunde o amendoim até ficar coberto completamente pela massa. Asse durante 20 minutos. Deixe esfriar para poder descorar.

Ingredientes da cobertura:

1/2 de xícara de manteiga vegan
1/4 de colher de sopa + 1 colher de sopa de gordura vegetal
2/3 de xícara de manteiga de amendoim
3 xícaras de açúcar de confeiteiro
2 colheres de chá de baunilha
2 a 3 colheres de sopa de leite de amêndoas

Modo de preparo:

Use uma batedeira e incorpore a manteiga vegan, a gordura vegetal e a manteiga de amendoim. Lentamente misture o açúcar e leite de soja, alternando entre os dois. Uma vez bem misturados, bata por cerca de cinco minutos até que esteja bem fofo. Adicione mais açúcar ou leite caso necessário.

Agora é só decorar e servir!

Festival de Música e Passeio na Velha Quebec

Friday, June 21, 2013 Mandy


Fui conhecer a "Fête de la musique de Québec", que aconteceu dia 15 e 16 de junho, na Rue Saint-Jean (a mesma que filme o Desfile de Saint Patrick), Ville de Quebec, de 13h as 22h. O evento foi gratuito e exibia a musica local emergente. Depois aproveitei para filmar um pouco a Velha Quebec (ainda na Rue Saint-Jean) e ir conversando um pouco com vocês!





Links para locais que eu recomendei no vídeo ou que não comentei, mas ainda não é tarde para comentar:

  • Chocolateria Erico: Amo as bebidas, chocolates e sorvetes. Tem opção com leite de soja.
  • Mikes: Excelentes comidas italianas, sobremesas e preços - recomendo ir na hora do almoço para pegar as promoções (com sopa ou salada, bebida e as vezes sobremesa).
  • Paillard: Croissant, bomba de chocolate, tortas, pães,...
  • Les 3 Brasseurs ou como eu adoro chamar, Os 3 Cervejeiros: Hambúrguer vegetariano de portobello, pizza, daiquiri de morango, cerveja, entradas deliciosas.
  • Chez Victor: Especializado em hambúrguer, tem deliciosos hambúrguer vegetarianos. Provamos o de espinafre com castanhas-do-pará e o de tofu. Acompanha uma super porção de batata frita, que tem um aspecto mais caseiro - inverso do McDonalds - super sequinha, crocante e algumas com casca, hummm.
  • Le Crac: Local que encontro comidas orgânicas, vegetarianas e vegans com o melhor preço. Eles preparam muitas coisas la mesmo, inclusive fazem um delicioso hambúrguer de tofu barbecue e um divino brownie de chocolate e nozes!

Curiosidades por uma Brasileira no Canada: Tempestade na Primavera

Wednesday, June 05, 2013 Mandy


Vídeo da tempestade que rolou essa sexta-feira (31/05/2013). Filmei, pois achei que poderia ser algo diferente. Ouvi falar que elas vão acontecer com uma certa frequência essa época do ano (primavera - verão)! Que medaaa *_*

Segundo uma amiga, a parte mais baixa da cidade alagou e perto da casa da mãe dela teve desmoronamento de telhado. Onde eu estava foi tranquilo, sequer vi muita água subindo na rua.

Segundo meu marido (que nasceu no interior), eu sou uma "tabaroa de tempestade"... pois ele disse que no campo a tempestade era sempre forte, deste modo. Eu que nasci e cresci em metrópole nunca tinha visto tanto raio e trovão junto, por tanto tempo e tão forte!




Momento Gourmet: Minha Chef Vegan favorita!

Monday, June 03, 2013 Mandy


Minha Chef Vegan favorita, Chloe Coscarelli, respondeu meu post no Facebook dela (que tem mais de 25.000 curtidas)! Além de ter gostado do que fiz, elogiou meu prato (comprado super na emergência quando cheguei no Canada, rs)!!! Que honra.


Para quem não sabe, ela ganhou o programa Cupcake Wars (vídeo abaixo), enquanto competia com Chefs não vegans. Achei ela super simpática e adorei as receitas do site dela, sendo assim pedi um dos livros dela de aniversário (são tao baratos, eu tive que apoiar). Desde então, tenho testado as receitas e amado! 

Para mim, ela consegue mostrar como a culinária vegan é saborosa, além de muito simples! Como mostrei neste vídeo, fazer bolo sem ovos é muito mais fácil e igualmente saboroso... assim é com muitas outras receitas.

Eu ainda não sou 100% vegan, mas tenho descoberto um mundo muito especial! As pessoas imaginam um vegan comendo um prato de salada, mas no livro dela, assim como outros, é possível aprender a "veganizar" muitas receitas e fazer coisas deliciosas. Nesta tag eu tenho mostrado algumas coisas super apetitosas!

Convido todos a darem uma visitadinha nos links que coloquei para verem quanta coisa gostosa é possível fazer!!!



Mercado Municipal (Marché du Vieux-Port): Turismo em Quebec

Saturday, June 01, 2013 Mandy


Venham dar uma voltinha comigo no Marché du Vieux-Port, http://www.marchevieuxport.com!