Supermercado no Canada: Frutas, legumes, padaria e café

Tuesday, April 29, 2014 Mandy


Preços e produtos em Supermercado no Canada. Este vídeo aborda a seção de frutas, legumes, padaria e café. Essa série contará com 4 videos, mostrando um supermercado canadense.

Vídeo filmado entre fevereiro e março de 2014. Áudio gravado no final de abril de 2014.

Site do Supermercado visitado: http://www.metro.ca





Outros supermercados:
http://www.iga.net
http://www.provigo.ca
http://www.loblaws.ca
http://www.superc.ca
http://www.walmart.ca
http://groupeadonis.ca
http://www.supermarchepa.com

Sobre entrega em domicilio: http://blog.mandyemais.com/2013/10/indo-ao-supermercado-entrega-em.html

Mais produtos e preços: http://blog.mandyemais.com/2013/09/ida-fruiterie-produtos-e-precos.html

Batata gratinada com creme de queijo (vegan)

Saturday, April 26, 2014 Mandy


Essa é uma deliciosa receita de batata gratinada ao molho de queijo vegano. Você também pode trocar a batata por couve-flor. A verdade é que esse molho de queijo pode ser usado de varias maneiras, basta usar a criatividade.

Eu amo usar levedura nutricional (em inglês, nutritional yeast).  Quando estive em Salvador, procurei em lojas, mas ninguém sabia do que se tratava. Como não sei se esse ingrediente esta disponível em todo o Brasil, explicarei do que se trata.

O levedo nutricional é um fermento inativo que pode ser utilizado como suplemento alimentício ou como tempero. Trata-se de flocos de cor amarela com um sabor bem especial, que lembra o queijo. Pode ser utilizado em muitas receitas quando se quer um sabor de queijo. Ele é extremamente nutritivo, saiba mais!

Locais que entregam no Brasil:

Vitacost (eu e minha mãe compramos sempre aqui, veja resenha)






Serve entre 3 e 4 pessoas (dependendo do tamanho da porção)

Atençao: Também pode ser feita sem glúten, usando farinha de trigo Glúten Free.

Batata

Ingredientes:
- 4 batatas grandes, descascadas e cortadas em grandes quartos (aqui no Canada ha uma grande variedade de batatas e o melhore tipo para assar é a Russet)
- 1 cebola grande cortada em fatias finas
- ¼ xícara (cup - 60 ml) de azeite de oliva
- ¼ xícara (cup) de água
- sal a gosto
- páprica e alecrim fresco para decorar

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 225º C. Em seguida, organize as batatas e cebolas em um refratário (cerca de 21 x 21 cm), despeje sobre o azeite e o restante dos ingredientes, exceto a páprica e o alecrim. Coloque no forno por uma hora, ou até que as batatas fiquem douradas. Lembre-se de tirá-las depois de 30 minutos para trocar de lado.


Molho de Queijo

Ingredientes:
- 2 xícaras (cups - 625 ml) de leite de soja ou outro leite não adoçado
- 2 colheres de sopa (tbps) de farinha de trigo comum (para um molho mais grosso, use 3 colheres de sopa)
- 3 colheres de sopa (tbps) de levedura nutricional (não é o mesmo que levedo de cerveja)
- 2 colheres de sopa (tbps) de Azeite de oliva
- ½ colher de chá (tsp) de alho desidratado em grânulos
- sal a gosto  não omitir)
- 1 colher de chá (tsp) de manteiga vegan
- ¼ colher de chá (tsp) de açafrão em pó
- 1 colher de chá (tsp) de caldo de legumes em pó ou em grânulos (eu omito este ingrediente)
- um pouco de água se necessário

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes em uma leiteira e misture com um whisk. Não pare de mexer até obter uma consistência espessa . Abaixe o fogo e continue cozinhando por mais um minuto.


Montando a batata

Quando as batatas estiverem douradas, retire do forno e despeje o molho de queijo por cima das batatas. Não cubra completamente as batatas, como nas fotos. Para fazer isso, derrame o molho em todas as bordas e somente o restante no topo. Coloque no forno por mais 20 minutos ou até que um "pele" se forme. Retire, decore com o alecrim e a paprica e sirva.


Se quiser usar couve-flor: Coloque a couve-flor para assar com sal, pimenta do reino, noz moscada e folha de louro por 5 - 8 minutos (só para dar uma amolecida). Depois despeje o molho e leve para gratinar.


Receita original por: Mouthwatering Vegan

Curiosidades no Canada: Portas e Cordialidade

Tuesday, April 22, 2014 Mandy


O vídeo de hoje vai tratar de um tema aparentemente simples, porém interessante: Abertura de portas, trancas e cordialidade ao segurar a porta para outra pessoa.





Eu ainda não fiz o mesmo experimento de Michael Moore em Bowling for Columbine (veja aqui), mas aparentemente Canadenses não trancam suas portas. Eu gosto de trancar a minha, por "N" motivos, mas já esqueci de trancar... Inclusive, as portas aqui funcionam de forma diferente do Brasil, como explicarei no vídeo!

Ademais os Canadenses são muito cordiais e sempre seguram a porta. Existem até brincadeiras/piadas/memes sobre o tema, veja abaixo:













Espero que tenham gostado!


Bate-papo e passeio de carro em Montreal

Friday, April 18, 2014 Mandy


Passeio de carro em Montreal enquanto procurava um posto de gasolina para encher o tanque do carro alugado (retorno a Montreal, ponte, rio Saint Laurent, centro da cidade, Île des Sœurs, metro Peel, metro Bonaventure, Hilton, Via Rail, Sainte-Catherine).



Morar no Canada: Landing como Residente Permanente

Tuesday, April 15, 2014 Mandy


Confira o Vlog da minha viagem para fazer o Landing como Residente Permanente na fronteira com os Estados Unidos (Saint-Bernard-de-Lacolle). Abaixo você encontrará uma lista de documentos a apresentar e mais algumas informações que considero relevantes!



Site oficial do CBSA (Canada Border Services Agency), falando sobre o Lading: http://www.cbsa-asfc.gc.ca/travel-voyage/web-qaf-eng.html

Vídeo oficial da CBSA sobre o Landing: https://www.youtube.com/watch?v=Z8DyP9ofkkk


O que levar no Landing?

- Levei e foi solicitado -

- Passaporte;
- CSQ (Certificado de Seleção do Quebec);
- As 02 copias da Confirmação de Residencia Permanente (é o documento recebido junto com o visto e NÃO deve ser assinado, a não ser quando a agente solicitar);
- Extrato bancário para comprovar fundos;
- Vistos e permissões (caso você já more no Canada);
- Para quem precisar sair do Canada para re-entrar, eles irão pedir o papel dado pela fronteira dos Estados Unidos negando sua entrada.

- Levei, mas não foi solicitado -

- Certidão de nascimento e casamento sem tradução (quando recebi o visto tinha uma carta com instruções e lá mencionava esses documentos, sendo assim levei por precaução);
- Cartão de Saúde do Quebec e NAS (como já morava no Canada, levei meus documentos Canadenses);
- Para quem não morava no Canada, recomendo fortemente levar a copia do seguro de viagem;
- Carta de referencias de empregos (no meu caso, Canadenses);
- Oferta do emprego atual do meu esposo, que deu origem ao nosso segundo visto de trabalho;
- Comprovante de endereço (como já tinha um no Canada);
- Para quem não mora no Canada, recomendo levar prova de aluguel do apartamento, seja ele temporário ou não;
- Equivalência do Diploma no Canada (pois já morava no local)
- É bom verificar se existe exigência de vacinas para crianças.


A primeira vez que fiz o Landing no Canada em 2012 foi chegando de avião, como trabalhador temporário.

Na ocasião, eu estava de mudança, portanto tinha todos os documentos organizados em pastas, um para cada pessoa. Além disso, tinha uma pasta com os documentos que eu imaginava que seriam solicitados. Caso pedissem algo a mais, as outras pastas estavam conosco. Afinal, é recomendável que os documentos sejam transportados como bagagem de mão.

O que eu apresentei foi:  Passaporte, CAQ, AMT, visto, oferta de emprego, extrato bancário. Os outros documentos estavam a mão, mas não foram pedidos.

Minha dica é: quanto mais melhor! Deixe tudo a disposição do agente, pois passa confiança, se ele precisar, irá pedir.


Algumas informações extras ao que disse no vídeo:

- Como as duas contas bancarias (ambas Canadenses) eram conjuntas a agente perguntou se nos importaríamos que ela atribuísse uma a cada um de nós no sistema. 

- Se você for passar pela fronteira dos Estados Unidos, pratique bem o inglês e saiba explicar o motivo de sua viagem, que no caso é sair do Canada, somente para poder re-entrar. Eles são treinados para pressionar as pessoas e podem lhe deixar bem nervoso (eles falam alto e que nem soldados). A primeira vez que fui na fronteira presenciei uma situação muito desagradável acontecer com um casal que não falava inglês e estava com visto Canadense vencido. Além disso, um outro grupo de pessoas foi levado para questionamento em sala privada. Pelo que percebi, dependendo do seu pais de origem, eles tem um tratamento mais rigoroso. Eu não tive problema algum, mas fiquei sentada assistindo a situação por uns 30 minutos e comecei a ficar nervosa... no final o mesmo agente me atendeu e deu tudo certo. Essa historia fica para um vídeo...

- O clima na fronteira dos EUA e Canada é muito diferente. No primeiro agem como soldados e são tensos. Já no Canada, eles te recepcionam com simpatia, de forma amigável. Tive oportunidade de entrar na sala de espera dos dois e a diferença é gritante. Um é bem frio e o outro bem acolhedor. 

- IMPORTANTE: Será perguntado se você quer trazer algum bem do Brasil. Esse é o momento para dizer, pois eles dão isenção. A agente me explicou que é a chance que eles dão, tendo em vista que você vai mudar sua vida para outro pais. Você pode trazer quando quiser, não tem prazo. Todavia, você TEM que declarar naquele momento. Dinheiro não conta. São bens mesmo, moveis, carro (que a moça fez questão de me dizer 5 vezes que não compensa trazer), etc. A Segundo ela, tem gente que leva quase tudo, cachorro, papagaio, periquito, rs...

Tem Páscoa no Canadá?

Sunday, April 13, 2014 Mandy


Com a chegada do feriado de Páscoa, gostaria de contar um pouco como funciona este feriado aqui, no Canadá! 

Primeiramente, o feriado tem data diferente no Quebec em relação ao restante do Canadá. Enquanto no Canada inglês o feriado acontece na sexta-feira de Páscoa (Good Friday), no Quebec o empregador pode escolher entre a sexta-feira ou segunda-feira (Easter Monday). No meu caso, terei os dois dias (urull)!!!

Mas, aonde você verificou essas informações Mandy? Aqui:

Canada: http://www.statutoryholidays.com/easter.php (além do feriado este link fala das tradições)

Diferentemente do Brasil, aqui não temos aquela loucura de ovos CARÍSSIMOS por todos os supermercados. Existe a cultura do chocolate (muito mais em formato de animais do que ovos), refeição em família, mas as coisas são um pouco diferentes, como contarei no vídeo abaixo (feito em 2013). Em resumo, acho o feriado aqui muito menos comercial.


Morar no Canada: Viagem Internacional

Tuesday, April 08, 2014 Mandy


Vídeo respondendo a uma pergunta recebida no Facebook. Entenda como funciona um voo internacional de longa distancia (10 horas entre São Paulo e Toronto). Como é a comida do avião? O que eles servem? Quantas refeições são servidas? O que posso fazer para passar o tempo? O que vestir?



Pesquise foto das comidas por companhia aérea/tipo de refeição: http://www.airlinemeals.net

Refeiçoes especiais da Air Canada: versão em inglês ou versão em português

Para respeitar sua dieta médica ou religiosa, ou para satisfazer as necessidades de um bebê ou de uma criança, a Air Canada oferece 17 tipos diferentes de refeições:
  • Refeição Vegetariana Asiática
  • Refeição para Bebês
  • Refeição Branda/Suave
  • Refeições para Crianças
  • Refeição Diabética
  • Refeição à base de Frutas
  • Refeição sem gluten
  • Refeição Hindu
  • Refeição Kosher
  • Refeição com Baixo índice Calorias
  • Refeição com Baixo índice de Colesterol e Gordura
  • Refeição com Baixo índice de Sódio (sem Sal)
  • Refeição Muslin
  • Refeição Oriental
  • Refeição Vegetariana (sem leite e ovos)
  • Vegetariana
  • Refeição sem lactose

Refeição de 2012, quando fiz o voo pela primeira vez e não sabia que podia pedir veggie ou vegan

O pudim estava delicioso! 

Depois disso eu nunca mais tirei foto da comida. Pedi refeição especial nos 2 outros voos que peguei e dei azar de só pegar pratos com arroz (que para quem não sabe, eu não gosto). Pelo menos a outra parte era com muitos legumes e pude compensar.

Por coincidência, achei essa foto abaixo pela internet e foi exatamente igual ao Tofu Scramble (uma especie e de ovos mexidos vegana) com salsa vermelha e batata que eu comi no café da manha na ida para o Brasil. Eu estava com muita fome, pois comi mal no jantar (por conta do arroz). Por sorte, meu marido não quis o dele. Eu até hoje não sei dizer se estava realmente gostoso ou se foi o tempero da fome, rs

Também já recebi pratos com: sanduíche, cookies, arroz com carne de soja, vegetais, ...


Fonte: http://efficientasianman.files.wordpress.com/2013/07/dsc02207.jpg

Vistos de Residente Permanente recebidos!

Monday, April 07, 2014 Mandy


É com imensa alegria que compartilho o recebimento dos passaportes com os vistos de Residente Permanente! Incrível como tanta alegria pode ser desencadeada por um pacotinho do FedEx. Para ficar ainda melhor, irei comemorar hoje a noite com o show do Black Sabbath (que aguardo desde o ano passado). Quais as chances disso acontecer?! rs

O processo completo levou 2 anos e 8 meses, sendo que dei entrada em 2011 ainda no Brasil e só recebi o CSQ depois de chegar no Canada em 2012.  Atualmente tenho 1 ano e 7 meses de residência do Canada, sendo que já morei em Quebec e Montreal.

Agora a próxima etapa é ir na fronteira dar entrada no pais como Residente e aguardar a carteirinha de RP chegar (a média de processamento é 37 dias). Depois disso, é somar o tempo de visto de trabalho (no qual um dia conta como metade de um dia) + o tempo restante de residência permanente (suficiente para completar 1,095 dias no Canada). Caso as regras não mudem, aproximadamente em meados de 2016 poderei pedir a Cidadania!




A timeline:

Etapa provincial: 662 dias (1 ano e 8 meses)
Etapa federal: 379 dias (1 ano e 14 dias)
Tempo do processo: 1041 dias (2 anos e 8 meses)

Envio de formulários ao escritório de imigração do Quebec: 01/Jun/2011
Recebimento de CSQ sem entrevista: 21/Mar/2013 (1 ano e 8 meses após abertura do processo)
Envio de formulários para CIO-Sydney : 24/Mar/2013 (3 dias depois)
Início do processo federal (conforme carta): 24/Mar/2013 (mesma data de envio, que foi um domingo)
Processo apareceu no e-CAS: 14/Mai/2013 (48 dias depois)
Solicitação dos exames médicos: 22/Jan/2014 (8 meses depois)
Chegada dos exames médicos: 13/Fev/2014 (22 dias depois)
Solicitação de passaporte: 13/Mar/2014 (28 dias depois)
Envio do passaporte: 14/Mar/2014 (1 dia depois)
Recebimento do passaporte com visto: 07/Abr/2014 (24 dias depois)

Desejo sucesso a todos que estão na mesma empreitada!



Sobre o meu processo de imigração:




Mineira completa 16 anos de luta contra doença cerebral sem cura

Sunday, April 06, 2014 Mandy


Há 16 anos, Tatiana Soalheiro Miranda, hoje com 34 anos, foi diagnosticada com encefalopatia crônica associada a leucodistrofia: um comprometimento da membrana que reveste os nervos que ficam na massa branca do cérebro. Ela tem a mesma doença do rapaz do filme  “O Óleo de Lorenzo” e não ha cura.

Sua mãe, Jaine, entrou em contato comigo e pediu que eu divulgasse a matéria publicada no G1 (confira aqui). Ela vive para cuidar da filha, 24 horas por dia. A família vive com três salários mínimos, no bairro Cardoso, na Região do Barreiro, em Belo Horizonte. Também conta com ajuda, inclusive financeira, de primos e tios de Jaine e até de desconhecidos que se comoveram com a história.

Tanto na matéria, como no vídeo abaixo vocês poderão ver mais detalhes. Convido todos vocês, que tiverem condições, a ajudar. Jaine está pedindo material para que possa cuidar da filha, pois a prefeitura não fornece o necessário. Coloco abaixo o contato dela.

Contato: (31) 2515-0529 ou (31) 9733-4176

Para quem estiver distante e quiser fazer uma doação em dinheiro, a conta bancaria esta disponível no vídeo abaixo.




Eleições do Quebec 2014 e Sistema Politico do Canada

Thursday, April 03, 2014 Mandy


Politica nunca foi meu ponto forte no Brasil, quem dirá no Canada. Mas, como vocês tem demostrado interesse no tema, resolvi escrever um pouco do que sei baseado no que leio em jornais, vejo na TV e escuto dos cidadãos canadenses. De antemão, aviso que não sou especialista e que tentei fazer o meu melhor!

Lembro-me que antes de chegar no Canada, aconteceu a última eleição provincial e o partido separatista, Parti Québécois (PQ), tinha ganho, representado pela primeira mulher no cargo Primeira-Ministra, Madame
Pauline Marois
Pauline Marois. Assim como agora, todos estavam falando nisso e imaginando qual seria o futuro do Quebec.

O governo anterior era Liberal, liderado por Jean Charest, mas teve sua legitimidade questionada nas ruas pelos estudantes, que se revoltaram em 2012 contra o aumento das taxas das universidades. Jean Charest decidiu convocar as eleições e acabou perdendo.

Por sinal, hoje os estudantes foram novamente as ruas protestar, pois o PQ fez promessas e não cumpriu. Saiba mais sobre o protesto, que foi considerado ilegal e teve feridos.

Contextualizando

O Canada é um regime parlamentarista, sendo assim o governo no poder tem o direito convocar eleições se achar que tem condições de ganhá-la.

Para acontecer uma eleição geral, o Governador-Geral (que é o braço direito da Rainha Elizabeth no Canada, atualmente David Lloyd Johnston), a pedido do Gabinete (conselho de políticos liderado pelo Primeiro-Ministro do Canada, Stephen Harper) dissolve Parlamento e define a data da eleição. Por lei, a quantidade de tempo entre a dissolução e o dia da eleição deve ser de pelo menos 36 dias.

Diferentemente do Brasil, ninguém fica no poder durante as eleições.

Caso isso não aconteça, fica a cargo do governo em vigor convocar as eleições e eles tem até a terceira segunda-feira do mês de Outubro, no quarto ano civil seguinte ao dia da votação para fazê-lo. A eleição federal também pode ocorrer mais cedo, se o Governo perder o voto de confiança na Câmara dos Comuns (House of Commons).

O governo atual do Quebec convocou as eleições, pois deseja ganhar a maioria na Assembléia (veja a ocupação das cadeiras aqui) e com isso eleger-se como governo majoritário. O governo majoritário consegue aprovar as leis, e o PQ tem interesse em fazer um novo referendo acerca da separação do Quebec.

Sobre os últimos referendos

A separação do Quebec já foi levadas as urnas em 1980 e em 1995. No primeiro referendo, o voto "Não" venceu com 59,56%. Já no segundo referendo a distância foi bem menor 50,58% para o "Não".

Por conta do separatismo muitas famílias deixaram Montreal e seus familiares para trás. Cerca de 200 mil pessoas se mudaram para cidades anglófonas, assim como muitas empresas multinacionais mudaram a sede de suas filiais canadenses para Toronto. Montreal então passou por dificuldades econômicas e desde os anos 90 começou a se recuperar.

Com o novo governo separatista um novo movimento teve inicio e muitos imigrantes, cidadãos e até empresas tem deixado a cidade em numero record (saiba mais).

Por fim, Pauline Marois, ao ser questionada sobre o referendo, disse que se o Quebec se separar do Canadá, não vai estabelecer postos de fronteira, portanto a movimentação de turistas entre o Quebec, o Canadá e os Estados Unidos vai continuar a mesma. Disse ainda que um Quebec independente irá manter o uso do dólar canadense como moeda. Se o PQ ganhar as eleições e for eleito com a maioria das cadeiras na Assembléia Nacional, o próximo referendo pode ocorrer antes do final de 2015.

Sobre as eleições

As eleições acontecerão na próxima segunda, dia 07/04 de 9h30min as 20h (também dia do show do Black Sabbath – no qual estarei presente \,,/).

As pesquisas mostram que os liberais estão na frente, apesar disso a competição está acontecendo entre eles e o PQ (Partis Québécois), que foi o ultimo partido no poder.

Nos dias 28 e 29/03 e 01,02 e 03/04 aconteceram as pré-eleições. Eles disponibilizam esses dias para aqueles que tem dificuldade de locomoção ou mesmo aqueles que não poderão ir no dia oficial. Eles também vão até alguns locais (em casos específicos) coletar votos. Além disso, foram montadas estacões de voto em universidades (ontem eu vi a da Concordia, estava no meio do Hall da Universidade).

Curiosidade

Mais de um milhão de pessoas (17% dos que podem votar) foram as urnas. Canadenses me disseram que isso é um retrato de como as pessoas estão engajadas. Muitas delas estão insatisfeitas com corrupção, promessas não cumpridas e ameaça de separatismo.

Como votar

Todos irão receber um informativo em casa com o endereço do posto de votação e os candidatos. Apesar de não votar, recebi um desses com o local de voto e candidatos de minha região.





No dia todos levarão um documento de identificação e receberão a ficha de votação.

As pessoas irão votar para o Primeiro-Ministro da província e os deputados estaduais.

Quem pode votar :
- Maiores de 18 anos;
- Cidadãos canadense;
- Residentes do Quebec(pelo menos 6 meses).


Problemáticas

- Pessoas que moram há mais de 6 meses no Quebec, mas são originais de outras províncias estão tendo seus direitos negados. Esse tema tem sido muito discutido, pois eles moram aqui, pagam impostos e deveriam poder votar. Todo o debate gira em torno da noção do que é “morar no Quebec” (saiba mais);
- Existe um conselho que revisa os pedidos de registro eleitoral. Pessoas que moram aqui há diversos anos e até mesmo são donos de negócios, estão tendo seu direito negado pelo conselho;
- Muitas pessoas não querem a separação;
- A "Charte des valeurs" (entenda aqui e aqui e aqui), que revoltou muitos imigrantes e canadenses.

Quando e onde votar (pagina para consulta): http://monvote.qc.ca/en/index.asp

Acompanhe as estatísticas (material só está disponível em francês): http://monvote.qc.ca/fr/taux_participation_bvee.asp


Segue vídeo do debate, que muitos pediram. O debate foi bem "quente". Aproveitem para praticar o francês.




Conheçam o Parlamento em Ottawa (legendado):