O debate sobre a Maconha no Canada

Wednesday, February 26, 2014 Mandy


A legalização da maconha é o tema do momento aqui no Canada. Como recebo muitas perguntas vou trazer algumas noticias de fontes oficiais para informa-los.


Contextualizando - O Canadá e as leis da maconha

Em julho de 2001 o Canadá se tornou um dos primeiros países do mundo a fazer o uso da maconha para fins médicos (veja site oficial do governo sobre o tema). Desde então, os liberais apoiaram a descriminalização da posse de maconha e outro grande partido do país, o NDP (Novo Partido Democrático), apoiou abertamente a legalização da maconha.

O partido Conservador, liderado pelo atual primeiro ministro Steven Harper, tem tomado outra direção, buscando sentença obrigatória para delitos relacionados a maconha através de um projeto de lei criminal bem abrangente, aprovado em 2011.

Fonte: http://digitaljournal.com/article/317936 # ixzz2uRSyYm8l


Justin Trudeau, Primeiro Ministro Stephen Harper e Thomas Mulcair

Quais são as posições?

O partido Liberal é a favor e o Conservador esta atacando fortemente contra. Olha o que anda rolando nas rádios: http://blogs.canoe.ca/davidakin/politics/conservative-radio-attack-ads-target-justin-trudeau/

Inicialmente, Justin Trudeau, representante do partido liberal era a favor da descriminalização da maconha, mas atualmente luta pela legalização. Depois de alguns estados do USA terem legalizado, eles tem mantido contado com os mesmos, pois disse ter muito a aprender. Fonte: http://www.cbc.ca/news/politics/justin-trudeau-watching-u-s-experience-with-legalized-pot-1.2507915

Trudeau chegou a assumir já ter fumado maconha umas 6 vezes em sua vida... imaginem o bafafá! Veja: http://www.huffingtonpost.ca/2013/08/22/justin-trudeau-marijuana-mp_n_3792208.html

A coisa esta tao séria que o partido Conversador, objetivando rebater o partido Liberal, esta fazendo propaganda na língua de imigrantes de países onde a maconha é um pecado.

Claro, que tudo isso tem haver com a próxima eleição (http://en.wikipedia.org/wiki/42nd_Canadian_federal_election), que acontecera em 2015. Pelo jeito, esse sera o tema principal. 

O mais engraçado, é que o partido Conservador é contra a maconha, mas precisa dela, enquanto temática, para ganhar as eleições, pois esta se apoiando na proibição religiosa da mesma. rs Que ironia!


O partido Conservador atualmente é majoritário no Parlamento. Mas, segundo pesquisas, grande parte dos Canadenses são a favor da legalização. Em Montreal, os liberais tem muita força, veja matéria: http://www.ledevoir.com/politique/canada/386524/marijuana-le-quebec-appuie-trudeau


Acompanhe as noticias sobre as eleições de 2015: http://www.huffingtonpost.ca/news/2015-election/


E você, o que acha?!

Atividades Domésticas no Canada

Tuesday, February 25, 2014 Mandy


Como são as atividades domésticas no Canada? Existe empregada doméstica? Como fazer a faxina? Quais produtos usar? Com qual frequência? O que é diferente? O que não devo fazer? Como me organizar?

Nesse vídeo irei responder algumas questões recebidas e mostrarei como limpo minha casa. Em outros videos ensinarei como otimizar seu tempo e como lavar roupa.




Baixe os calendários: Versão em PDF para preencher manualmente e Versão editável (nessa versão as fontes usadas não permanecerão iguais).

Sites que oferecem serviço de limpeza (não posso recomendar, pois nunca usei):
Aspirador de pó: Comprado na Canadian Tire por uns 40$ http://dirtdevil.com/products/details/ud70100rm/reconditioned-featherlite-bagless-upright/

Resenha Gourmet: Yuan Vegetarien

Sunday, February 23, 2014 Mandy




Endereço: 2115 St-Denis, Montreal, Quebec H2X 3K8 (estação Sherbrooke, linha laranja)
Proposta: Yuan significa "Afinidade" em mandarim. Este restaurante quer compartilhar uma ótima maneira de viver: Seja Verde e Veggie com uma grande atmosfera e serviço acolhedor.
Crianças: Não foi verificado pratos especiais ou espaço com brinquedos, mas o restaurante dispõe de espaço.
Preço:  Bom $$$ (rodízio a partir de 18$ por pessoa)
Porção: Bem servida.

Localizado a 2 minutos da estação de metro Sherbrooke, o restaurante fica em um semi-subsolo e é simples e aconchegante. Nessa região da cidade existem diversas opções de rodízios japoneses.

Se você é vegan, esse é o local certo para ter uma excelente refeição oriental! Eles oferecem o menu à la carte ou rodízio (all you can eat). O menu é vegano, com raras exceções vegetarianas. Sempre amei ir em rodízio de comida oriental, e finalmente achei um local para preencher essa necessidade de modo surpreendentemente saboroso.

Eu já fui lá 2 vezes, sempre no rodizio. Na ultima vez, percebi um leve aumento no preço, proporcional ao aumento opções no menu. Fiquei muito satisfeita com as novidades. É uma pena que minha barriga não aguenta o tanto de comida que eu gostaria, rs.

No site você pode verificar os menus. Por sinal, o menu do rodizio é exatamente igual ao que eles colocam na mesa para você marcar os pedidos. Sim, eles colocam um papel na mesa, você marca tudo o que quer e eles recolhem. Querendo pedir mais, basta solicitar um novo menu.

O menu tem saladas, sopas, entradas (como raviolis e dumplings,), pratos chineses, tailandeses e japoneses, com sushis e temakis. Ah, e também tem sorvete de sobremesa.

As opções são simplesmente maravilhosas e não deixam a desejar em relação ao Sushi com peixe ou frutos do mar. Por sinal, eles tem um prato chamado "Deep fried salt and pepper vege-seafood" que tem gosto de lula empanada. Eu simplesmente não conseguia parar de comer. Também amo o "Raviolis with Peaut Sauce" (Ravioli com molho de amendoim). Por sinal, sempre peço molho extra para usar em outros pratos.

Eles também tem um frango barbecue no espetinho que é delicioso! Os pratos chineses e tailandeses também são muito gostosos... inclusive, estavam tao bons, que eu esqueci de bater fotos. Sem falar nos sushis... em especial o "Végé-anguille japonais" (sushi vegetariano de enguia) .

O restaurante também conta com uma ala para venda de produtos. Eles tem diversas opções veganas para que você possa criar ou reproduzir pratos em casa.

Se levarmos em consideração a qualidade e quantidade da comida oferecida o preço é bom. Durante a semana o rodizio é 18$, mas durante o finais de semana fica um pouco mais que 20$. Além disso, tenha em mente que você irá pagar mais 30% (15% de impostos e 15% de tip - gorjeta - ao garçom).

Atenção: aqui nos rodízios existem uma taxa de desperdício, então não peça mais do que realmente ira conseguir comer.

Abaixo vocês verão as fotos que tirei com o nome dos pratos na legenda.




Sushi Pizza

Rolinho primavera, dumpling frito e no vapor, a "lula" empanada, frango barbecue e tofu frito.

O Ravioli com molho de amendoim

Sushis diversos e deliciosos!





Veredicto: Excelente restaurante. Recomendo a todos que querem uma opção vegan-oriental inesquecível!

Impressões do Brasil após morar um ano no exterior

Tuesday, February 18, 2014 Mandy


Minhas impressões do Brasil após pouco mais de um ano no morando no Canada. Fui pela primeira vez ao Brasil passar o fim de ano com a família. O que me surpreendeu? O que foi ruim? O que foi bom?

Em resumo eu observei: atraso dos voos (tanto neste ano, como no ano em que fui para o Canada), bagunça nos aeroportos, preços altíssimos (que aumentam sem limites), falta de educação, falta de segurança, roubo (de vagas e de objetos), filas, pessoas furando fila, comida vegana em Salvador, recebi meu dinheiro de volta em uma loja!

Alguns detalhes que esqueci de contar (é muita coisa e minha memoria pifou):



Sobre o clima: quando chegamos em São Paulo, parecia que estávamos entrando em uma sauna. Juro que não estou exagerando nem 1%. Depois, durante os 3 primeiros dias em Salvador, ficamos sentindo dificuldade em respirar. Acho que a umidade e temperatura, davam a sensação de que não estava entrando ar pelo nariz! Depois nos acostumamos... mas estava muito quente e ruim para dormir.

Minha pele/cabelo ficaram oleosos (tinha que lavar com mais frequência) e eu fiquei sem ânimo de usar calça jeans ou qualquer roupa mais "grossa". Pela primeira vez entendi o motivo dos gringos se vestirem bem a vontade! Eu ficava pensando: "eu não sei como eu consegui botar calça social e terninho para ir trabalhar... depois ainda saia embaixo só sol quente para almoçar".


Falta de educação: fui comprar um lanche e duas pessoas tentaram furar fila. Estava em um prédio governamental, e enquanto esperava minha vez uma mulher passou na frente (e acabou nem comprando). Depois, comecei a fazer meu pedido e a outra falou por cima de mim. A dona do estabelecimento teve que pedir "um minutinho". Sabe o porquê de tudo isso? Pois esses pessoas trabalham no local e tem "amizade" com a dona, portanto se sentem no direito de furar fila.


Aeroportos: No Brasil, todos os voos que peguei atrasaram. No Canada até hoje só aconteceu uma vez, e foi por conta de uma tempestade de neve (eu perdoo). Para completar o avião deu defeito (antes do embarque) e tiveram que buscar um novo em Vancouver. Ao invés de partimos 23h, esperamos até 3 da madrugada. Na volta, a coisa estava tao organizada, que o voo para Montreal saiu 3 minutos antes!


Cinema: O Shopping Salvador começou a oferecer lugar marcado no cinema (aeeee, vi Senhor dos Anéis super bem acomodada). Odiava ficar na fila ¬¬. Aqui, no Cinema que vou (Cineplex), nem todas as sessões possuem lugar marcado, mas, pelo menos até hoje não peguei fila (ainda mais de 30 minutos) para poder sentar em um bom lugar.


E é claro, a melhor parte da viagem foi ver a família e beber muita água de coco (sim, compramos MUITA)! Essa parte é que nos faz passar por todo resto (que comento no vídeo) e ainda ficar feliz :)



Vídeo da viagem São Paulo - Toronto (onde faço mais comentários e comparo o sistema aéreo): https://www.youtube.com/watch?v=L4dlh9xL7B0




Curiosidades no Canada: Restaurantes

Sunday, February 16, 2014 Mandy


Mais um vídeo da série Curiosidades por uma Brasileira no Canada. Como é ir ao restaurante no Canada? O que é diferente?


Apartamento temporário em Ville de Quebec

Wednesday, February 12, 2014 Mandy


Ficar em um apartamento temporário costuma ser a melhor opção para os recém-chegados. Como muitos estão recebendo a RP, resolvi fazer esse post para compartilhar o material que tenho relativo a Ville de Quebec (infelizmente não tenho indicações para Montreal).

Na época que estava no Brasil, pesquisei muitos site e achei pouca informação disponível em português. Nessas horas, acho que referencia é tudo. Por isso, peço que todos que tenham dicas de locais temporários, comentem neste post!

Nada mais confortável, do que ficar em um lugar com toda a estrutura, enquanto vão em órgãos retirar documentos, procuram um apartamento fixo e compram tudo que precisam para a vida nova.

Atenção: o aluguel (me refiro ao fixo, e não ao temporário) no Canada costuma ser um  contrato de 1 ano. Então preste muita atenção nesta hora e não deixe de pergunta ou testar, para não ficar com um pepino na mão.

Pelas minhas pesquisas, você consegue apartamento temporário, todo mobiliado e no centro da cidade na faixa de 1.100$. 

Quando eu cheguei em Québec, fiquei no Pavillon Montcalm, mas apesar de excelente atendimento e localização, eu não gostei muito do apartamento, que achei apertado e abafado. Todavia, não descartaria esta opção.

Quando meus pais vieram me visitar, ficaram no Château St. Louis. Eu cheguei a encontrar o local em minhas pesquisa enquanto estava no Brasil, mas a falta de um site ou e-mail me fez deixar de lado.

Meu pai achou o local na internet (viva o Google) e como era o local mais perto de minha casa, eu fui lá pessoalmente conhecer. Acabei fazendo tudo para eles, vi 3 apartamentos, bati foto e eles só fizeram escolher. Para fechar, preenchi o contrato e paguei a reserva (que é uma porcentagem do aluguel). Quando você chegar, irá pagar o restante. Com cartão de crédito internacional você pode pagar sua reserva, eu paguei por eles para economizar o iof de 6,38%.

A responsável na época era Madame Pierette, uma senhora gente finíssima, que estava tirando licença de uma colega. O prédio é um condomínio, administrado por uma empresa. Eles alugam temporários, mas possuem vários locatários fixos, em sua maior parte idosos. Ela me disse, que no verão, aluga muito para o pessoal da área de cinema, que vai filmar na velha Quebec!

O apartamento é mobilhado, tem TV a cabo, internet, eletrodomésticos, panelas, talheres, cama confortável, moveis e tem lavanderia paga no prédio (acho que era 1.75$ - mais barato que onde eu morava). Se faltar algo, você pode pedir. Ah, e eles tem toalhas e trocam se você quiser! Ressalto que eles trocaram o sofá (que ficava na sala), por uma cama para minha irma. A ideia foi deles, para que os 3 ficassem confortável e tivessem espaços separados! 

Dois dias antes de meus pais chegarem, fui la preparar uma surpresa e estava tudo limpo, com a cama no local, conforme acordado. Eles foram muito gentis e comprometidos.

Quando vi tudo isso, fiquei arrasada, pois paguei um mesmo preço em um lugar bem menor (como disse, o atendimento foi impecável). O Château fica em frente a Avenida Cartier, que é uma rua comercial famosa, e ao lado do Plains d'Abraham, marco histórico da cidade de Quebec e parque onde acontecem vários eventos e você pode ir para praticar esportes. Tem até piscina no verão!

Eu ia na Av. Cartier quase toda semana fazer compras no Metro, Le Jardin Mobile e comer no Pizzedelic. O prédio é muito bem localizado, a poucos minutos da Velha Quebec, em frente ao ônibus 11 e a 5 minutos das principais linha da cidade, a 800 e a 801. 

Sobre o Château St-Louis, o e-mail deles adjstlouis@hotelcantlie.com
Localização: 135, Grande-Allée O, Québec, Qc  G1R 2H2
Tél: 418.523.2990






Cozinha

Sala, onde eles trocaram o sofá pela cama.

Vista da frente do prédio

Quarto de casal
Outro ângulo do quarto de casal


Quando fiz minha pesquisa, muitos locais estavam cheios e vários não responderam. Eu aprendi que no Quebec é sempre mais fácil ligar, o que nesse momento é meio intimidante para o imigrante. Acredite, eu sei! Eu tive que ligar do Brasil para fazer a reserva... PENSE no nervoso?

Aviso que li coisas negativas (procurando em inglês e francês no google) sobre o http://www.oklouer.com. Não estou dizendo que o local seja bom ou ruim, mas sugiro que pesquisem bem e tirem qualquer duvida antes de fecharem negocio, seja com este ou qualquer outro local.

Segue abaixo a lista de todos os lugares que identifiquei, mas NÃO TENHO REFERÊNCIAS.

Local Link
Les Angéliques http://www.lesangeliques.com/Site_2/Locations/Locations.html
De La Cite http://www.residencedelacite.com/index.php
Appart Hôtel Riendeau http://apparthotelriendeau.com/index-eng.html
Bilodeau Immobilier http://www.bilodeauimmobilier.com/index.php
Le Stanislas http://www.lestanislas.com/fr/
Aux Studios d'Auteuil http://www.auxstudiosdauteuil.com/
Les Loft 1048 http://www.condovieuxquebec.ca/
Studios Nouvelle-France http://www.hotelsvieuxquebec.com/fr/hotel/studios-nouvelle-france/
La Tour Saint-Jean http://www.latoursaint-jean.com/en/
Le Méribel http://www.tripadvisor.ca/Hotel_Review-g155033-d2445415-Reviews-Appartements_Le_Meribel_de_Quebec-Quebec_City_Quebec.html
La Pergola http://appartementslapergola.com/


Ressalto que essa é minha opinião. Ninguém me pagou para falar sobre estes locais.

Boa sorte!


Morar no Canada: Evento de Inverno

Tuesday, February 11, 2014 Mandy


Fête-des-Neiges (Festa da Neve) é um evento que ocorre no Parque Jean-Drapeau (acessível pela linha amarela, que conta com uma estacão dentro do parque).

O evento dura quatro fins de semana. Esse ano, 2014, foi de 18 janeiro a 9 fevereiro 2014. O evento ocorre em Montreal e recebe os visitantes com uma série atividades, incluindo shows, todos os sábados à noite. 

A programação e as tarifas estão disponíveis no site: http://www.parcjeandrapeau.com/evenements/fete-des-neiges-de-montreal





Outros videos citados:

Valcartier, parque de inverno: https://www.youtube.com/watch?v=tLyta8TTzDc

YouTubers e Rádios do Quebec

Wednesday, February 05, 2014 Mandy


Tenho recebido alguns pedidos de indicação de YouTubers e estações de radio em francês do Quebec. Sendo assim, fiz uma seleção para vocês. Espero que vocês pratiquem bastante.



Eu comecei a assistir alguns canais quando ainda estava no Brasil e admito que o primeiro contato foi um pouco assustador, pois era difícil de entender. O sotaque é bem diferente do da França, ele é mais fechado e enrolado, enquanto o francês é mais limpo e claro. Duas coisas são responsáveis por isso: 1) o francês daqui é mais "antigo"; 2) ele tem muita influência do inglês.

Um pouco de historia: Com o inicio do domínio britânico o Quebec ficou isolado do resto do Canada,  isto levou a uma retenção de pronúncias mais antigas e de expressões que morreram mais tarde na França. Após Confederação Canadense, o Quebec começou a tornar-se industrializado e, portanto, passou a ter mais contato com a língua inglesa. Tanto nos negócios como nas comunicações de dentro do governo federal a língua usada era o inglês.

Entenderam agora o que houve?

Eles chamam o francês de Montreal de Joual (clique e veja exemplo de expressões). Esse termo se referia a um socioleto, ou seja, uma variante de uma língua falada por um grupo social, uma classe social ou subcultura. Atualmente, isso mudou, o Joual é falado por todos.

Eu percebi isso quando cheguei aqui, mas pesquisando para o post, achei a explicação. Olhem que interessante: A importância dos rios e do mar como as principais vias de transporte, também deixou a sua marca em Quebec. O francês da França usa os verbos "monter" e "descendre" para entrar e sair de um automóvel, enquanto o Québécois tende a usar "embarquer" e "débarquer", relíquias de sua herança de navegação.

Com o tempo, você se adapta. Tenho certeza que isso já vai ajudar bastante a desentupir seu ouvido para a chegada no Quebec!

Links:

Vou começar por esse, pois essas duas meninas fazem videos bem divertidos e cheios de curiosidades sobre a língua e a região, com destaque para o Comprendre les Québécois pour les nuls 1 e Comprendre les Québécois pour les nuls 2

Site com várias rádios do Quebec (descubra a sua favorita): http://www.canadianwebradio.com/quebec.html

Youtube de uma rádio Quebecois: https://www.youtube.com/user/1021CKOI



Humor Quebecois: https://www.youtube.com/user/TomliVlogs

Uma moça de Lac-St-Jean, que faz vídeos de maquiagem: https://www.youtube.com/user/AlexFashionBeauty e também faz vlogs: https://www.youtube.com/user/alexfbvlogs

Vídeos de maquiagem (não sei qual a cidade que ela mora): https://www.youtube.com/user/audrezzzz/

Vários episódios do programa Camera Café e outros: https://www.youtube.com/channel/UCnesI12g_DZV_jxQPmKnMPA/

Receitas do Bob (ele mora em Montreal, inclusive ja o vi perto do Metro Mont-Royal): https://www.youtube.com/user/boblechef


Cynthia fala sobre beleza e maquiagem. O canal dela é o numero 1 de francês Quebecois no YouTube: https://www.youtube.com/user/cynthiadulude


Moça de de Montreal que faz videos de maquiagem: https://www.youtube.com/user/xbarbiieex1

Promoções no Canadá: Compras masculinas e femininas

Tuesday, February 04, 2014 Mandy


Como são as promoções no Canadá? Separei compras que fiz em períodos de liquidação como Boxing Day, Black Friday e mudanças de estação para mostrar os preços para vocês!





Links de coisas que foram citadas:

Lojas na ordem:

http://oldnavy.gapcanada.ca
http://www.hmv.ca
http://www.ardene.com
http://www.smartset.ca
http://www.simons.ca
http://canada.forever21.com
http://www.globoshoes.com
http://www.sears.ca
http://www.internationalclothiers.com
http://www.bathandbodyworks.com

Resenha Gourmet: Le Gourmet Burguer

Sunday, February 02, 2014 Mandy


Ola pessoal!

Resolvi lançar uma nova seção no blog, na qual farei resenhas de restaurantes que visitei. A seção se chama Resenha Gourmet, seguindo a mesma linha da seção Momento Gourmet, onde posto receitas ou falo sobre fontes de receitas.



Cidade: Montreal
Endereço: 1433B, Rue Bishop, Montreal, Canada, H3G 2E4 (estação Guy-Concordia - linha verde)
Proposta: Materializar a perfeição para que você alcance seus sonhos "hamburguísticos".
Crianças: Ele tem opção de mini-burguer, mas o local é pequeno e não dispõe de espaço infantil.
Preço:  Acessível $$ (com 16$, imposto incluso, você come hambúrguer, batatas e bebida).
Porção: Bem servida.

Localizado perto da estação de metro e em um bairro estudantil,  o restaurante é simples, aconchegante e focado no conceito Self-service (você pega a comida no balcão). Percebi que muitos vão ali para um lanche rápido ou pedem por telefone.

Eles dispõem de 3 mesas com 4 cadeiras e uma bancada com bancos escorregadios. Até hoje, sempre consegui sentar-me.

No menu, você pode escolher sua carne (eles tem um hambúrguer vegetariano, que é simplesmente MARAVILHOSO) e complementos. Ao escolher o tipo de carne, você tem o preço básico,  que acompanha alface, tomate e cebolas caramelizadas. Para cada complemento eles tem o preço extra. No menu existem varias combinações de complementos.

O pão é um brioche e pode ser branco ou integral. Além disso, eles tem batata frita, que pode ser normal, doce ou mista, poutine, chili e salada. Os hambúrgueres são grelhados em forno a carvão. É anunciado que todos os produtos são frescos e sem conservantes. 

Para beber, eles tem limonada caseira, chá gelado, refrigerantes e possibilidade de adicionar sorvete ao refrigerante. E de sobremesa brownies (que nunca comi, mas já ouvi falar bem).

Com 22$ eu e meu marido comemos: Hambúrguer vegetariano com pesto de tomates secos e nozes, uma batata frita (muito bem servida) e 2 sucos de limão. 

As 2 vezes eu estive la, gostei muito do atendimento (sempre tinham 2 funcionários e eles foram muuuito simpaticos). A comida é simplesmente deliciosa e achei o preço bem acessível.

Abaixo vocês verão as fotos que tirei do meu lanche, mas no site podem ver mais fotos do local.




   


Veredicto: Aprovado! Gostei, já retornei e continuarei frequentando! Só em pensar deu água na boca!