Transporte público: Toronto vs Montreal

Sunday, September 28, 2014 Mandy


Para que não sabe, recentemente estive de férias em Toronto e tenho postado alguns videos da viagem. Meu pai, que viajou comigo filmou VÁRIOS, e vou mostrar um deles agora. Inscreva-se: https://www.youtube.com/videosde1minuto

Hoje o debate é o transporte público de Toronto vs o de Montreal (cidade que moro). Durante minha estadia em Toronto pude circular nas linhas verde e amarela, nos ônibus e streetcars. Vou falar um pouco de tudo que vi, mas focarei mais no metrô, pois tive mais facilidade em encontrar os dados necessários para comparar.

FLICKR USER ELPADAWAN / KATHERINE SEHL

Adianto que fiquei positivamente surpresa. Vamos entender o motivo?


TORONTO

Algumas estatísticas:

Valor mensal da passagem: $133.75

Linhas de metrô: 4 / Estações: 69

Informações gerais sobre o transporte publico: A Comissão de Trânsito de Toronto, ou TTC, é a responsável pelo fornecimento de transporte público.

Toronto tem  é 622 quilômetros quadrados de área e tem uma população de 2,4 milhões de pessoas.

O TTC serve esta área com uma rede de malha de:

4 linhas de metrô;
11 rotas de bonde (streetcar);
140 linhas de ônibus .

LinhaEstacoesComprimentoFreqüência normalFreqüência na hora do rush
Amarela3230.2 km4–5 minutos2–3 minutos
Verde3126.2 km4–5 minutos2–3 minutos
Azul66.4 km5-6 minutos4–5 minutos
Roxa55.5 km5–6 minutos
5–6 minutos

Saiba mais: https://www.ttc.ca/About_the_TTC/Operating_Statistics/2013.jsp









MONTREAL

Algumas estatísticas:

Valor mensal da passagem: $79.50

Linhas de metrô: 4 / Estações: 68

Informações gerais sobre o transporte publico: A Sociedade de Transporte de Montreal, ou STM, é a responsável pelo fornecimento de transporte público.

Montreal tem 431 quilômetros quadrados de área e tem uma população de 1.600 milhões de pessoas.

A STM serve esta área com uma rede de malha de:

4 linhas de metrô;
220 linhas de ônibus.

LinhaEstacoesComprimentoFreqüência normalFreqüência na hora do rush
Laranja3130 km4–10 minutos2–4 minutos
Verde2722.1 km4–10 minutos2–4 minutos
Azul129.7 km5-6 minutos3–5 minutos
 Amarela34.25 km10 minutos
6–10 minutos









COMPARAÇÃO E IMPRESSÕES:

1) Algumas pessoas que moram em Montreal tinham comentado que o transporte público em Toronto era ruim, mas me pareceu ser melhor que o de Montreal. Achei o transporte muito bem servido e com pouca espera (principalmente em relação aos ônibus, que em Montreal tem muitos a cada 30 minutos).

2) Em Toronto o metro, streetcars e ônibus tem ar-condicionado. Em Montreal, eu andei de ônibus com ar condicionado no ano passado, mas esse ano não vi a opção disponível. O metrô de Montreal é bem abafado (#todosreclamam) e não tem ar-condicionado.

3) Em Toronto o metrô tem muito mais espaço interno, seja para sentar ou fica em pé.

4) Na linha amarela de Toronto, o metrô tem um diagrama que vai mostrando as próximas paradas, como vi em São Paulo. O metrô de Montreal só tem o sistema de áudio e na linha laranja tem um painel que aparece escrito o nome da estacão e os ônibus disponíveis nela.

5) Em Toronto as estações de metrô que frequentei eram bem parecidas, enquanto em Montreal costumam ser diferentes e cheias de arte. Eu já vi que algumas em Toronto tem arte, mas em Montreal as estações são sempre diferentes. Acho isso fantástico! No inicio adorava conhecer estacoes novas para saber qual era a novidade.

6) Em ambas as cidades o Metrô esta conectado com a cidade subterrânea, que em Toronto se chama PATH e realmente é facilzinho de se perder!

7) Em Toronto eles oferecem varias modalidades de pagamento do transporte, incluindo o token. Percebi que la existem mais funcionários trabalhando nas catracas, inclusive para verificar o ticket diário, que não é automatizado e deve ser mostrado para alguém ou para a câmera (só para ficar registrado).

8) Achei as catracas de Toronto feias e sujas, enquanto as de Montreal sao mais modernas e limpinhas.

9) Na linha verde de Toronto, para cada vagão existe um funcionário que fica abrindo e fechando a porta. Achei isso MUITO estranho, o.O.

10) Andar de Streetcar em Toronto é uma experiencia muito interessante. Mas, sempre fique atento para subir e descer do streetcar, pois fica um espaço entre ele e a calcado, aonde passam carros (e estes devem sempre parar). Os streetcars estão sendo modernizados, vejam aqui!

11) O metrô de Montreal tem passado por muitos problemas. Os trens quebram constantemente, parando as linhas por mais de 1 hora algumas vezes, o que é muito inconveniente. Ultimamente a frequência da interrupção de serviço tem aumentado. Por outro lado, os novos já estão em teste e serão 100% trocados até 2018 (infelizmente ninguém esta falando sobre ar-condicionado). Saiba mais: http://www.stm.info/en/about/major_projects/azur-metro.


Caso você conheça os dois sistemas de transporte, deixe a sua opinião nos comentários.

Casa Loma: Turismo em Toronto

Tuesday, September 23, 2014 Mandy


A Casa Loma é um dos pontos turísticos mais visitados em Toronto. Originalmente construída para ser a residência de luxo de importante industrial canadense, chamado Sir Henry Pellatt, atualmente funciona como um museu. 

Em minha opinião, a melhor época para conhecer o castelo é no verão, pois os jardins florescem e dão um ar alegre ao castelo gótico! Já foram gravadas cenas dos filmes X-men e Chicago, além de ter sido transformada em Hogwarts para o lançamento do sétimo livro da série Harry Potter.







Sub-solo: Túnel de 250 metros que liga o prédio aos estábulos, garagem e estufa. 

Térreo: Biblioteca, a sala de jantar, o grande salão, o escritório de Henry Pellattt (com passagem secreta) e o conservatório. 

Segundo andar: Quartos de Henry Pellatt e da sra. Pellatt  e o requintado quarto de hóspedes.

Terceiro andar: Quartos dos empregados e escada de acesso às duas torres do castelo.

Atenção: leve um casaquinho (ou casacão) durantes as estacoes frias. A passagem subterrânea não tem calefação!

Uma boa opção é ir visitar a Casa Loma enquanto acontece algum evento, veja a programaçãohttp://www.casaloma.org/events.index.gk

Localização: A Casa Loma localiza-se no Austin Terrace, no extremo norte da Spadina Avenue. 

Como chegar: Pegue o metro até a Dupont station e caminhe dois blocos em direção ao norte na Spadina Avenue. A partir daqui você pode subir os degraus Baldwin (110 degraus - ver foto abaixo) na Spadina Avenue com Davenport Road ou subir a pé até o morro, no lado oeste do castelo (saiba mais).



Momento Gourmet: Calda de Chocolate rápida vegana

Monday, September 22, 2014 Mandy


No video sobre Rotina Doméstica no Canada eu contei como faço para organizar minha rotina e dei algumas dicas. Entre elas estão alguns alimentos que faço em quantidade ou que sempre gosto de ter a disposição na geladeira.

Hoje, vou ensiná-los a fazer uma calda de chocolate super rápida. Eu utilizo para colocar em bolos ou sorvetes, decorar alimentos ou colocar no café mocha (ou mocaccino). A dica é que você faça a calda enquanto executa outras atividades na cozinha. Ela não consome tempo (fica pronta em 5 minutos), mas é sempre bom estar por perto, pois ela pode transbordar.


Quais as vantagens de fazer sua própria calda?

1) É mais saudável! As caldas industrializados possuem conservantes e costumam ter muito mais açúcar que cacau (são feitas a base de xarope de milho de alta frutose);
2) Você evitará o consumo de gordura trans;
3) É econômico;
4) Cozinhar pode ser um hobbie e uma forma de relaxar;
5) Você poderá dizer "Eu que fiz!".

Ingredientes:

1 1/2 xícaras de água (ou leite vegetal se quiser adicionar mais gordura e proteína) - eu usei água**
1 1/2 xícaras de açúcar demerara (também pode ser cristal/branco, contanto que seja vegano)**
1 xícara de cacau em pó (eu uso o holandês)*
1 pitada de sal  
1 colher de chá de essência de baunilha 

* O cacau em holandês, também é conhecido como cacau em pó alcalino. Este é preferido por muitos cozinheiros para fazer bolos e doces devido ao seu sabor suave e adocicado suave e sua cor escura. Ele é mais fácil de misturar com outros ingredientes, pois absorve líquidos mais rapidamente que o cacau em pó natural. A desvantagem é que o cacau em pó holandês contém menos flavonoides.

** Para uma calda mais grossa utilize somente 1 xícara.

Modo de preparo:

Misture a água, o açúcar, o cacau em pó e o sal em uma panela e leve em fogo médio. A cada 2 minutos misture um pouco. Quando a mistura pegar fervura você pode colocar em fogo baixo e deixar por mais 2 minutos. Adiciona a baunilha, aguarde esfriar e coloque no recipiente de sua preferencia. Eu uso aqueles recipientes de colocar ketchup (estilo pizzaria).

Eu deixo na geladeira por aproximadamente 1 mês, mas sempre confiro antes de usar para ver se a calda ainda esta boa (como dizem, seguro morreu de velho).


Algumas fotos de receitas que fiz e usei a calda:




Direito do Consumidor no Canada + Francês ou Inglês?!

Friday, September 19, 2014 Mandy


Esse video é frutos da segunda parceria com o canal Canada Diário. Portanto, sempre que houver um video no MandyeMais, haverá um video com outro tema no canal deles.

No vídeo exibido em meu canal contamos como funciona a lei do consumidor no Canadá e relatamos situações comparando nossas experiencias no Brasil e no Canadá. O vídeo ficou imenso, pois lembramos de muitas historias, mas preferi manter assim para não priva-los do conteúdo.




Site da Defesa do Consumidor no Quebec: http://www.opc.gouv.qc.ca

A mesma empresa que me atendeu com excelência no Canada, foi responsável por esse atendimento vergonhoso no Brasil:




O tema discutido no canal deles é o combate do século Inglês contra Francês no Canadá! Quem leva a melhor nesta luta? Discutimos as diferenças, histórias engraçadas, e o que representa esta diferença de linguagem em um país num bate papo mais uma vez descontraído e informativo.



CN Tower: Turismo em Toronto

Thursday, September 18, 2014 Mandy


Conheçam a CN Tower (Canada's National Tower), uma das sete maravilhas da arquitetura moderna e cartão postal da cidade de Toronto, Canada!

A torre é o principal simbolo da cidade de Toronto. Em vários pontos da cidade você consegue vê-la e dela você consegue ter uma bela vista da cidade! Apesar de tudo, ela não é a maior torre do mundo.

Com 553,33 metros de altura, equivalente a um prédio de 170 nadares, a CN Tower é a atracão turista mais visitada da cidade. Ela continua sendo usada como torre de comunicações, prestando serviço para diferentes mídias.

A torre fica toda iluminada à noite, graças a um sistema computadorizado que tem a capacidade de produzir milhares de cores e efeitos luminosos e utiliza tecnologia LED. Para saber a programação de luzes da CN Tower clique aqui!

Uma dica é que para ir no Restaurante (giratório) 360 você não precisa pagar para subir. Além disso eles possuem um elevador diferenciado (o que pode evitar filas em certas épocas do ano, como no verão). As refeiçoes ficam em torno de 50$-60$ desde a entrada até a sobremesa. Se você for calcular o preço da subida, ir no restaurante parece valer a pena. Lembre-se de reservar com antecedência.




Como chegar? Pegue o metro até a estacão Union Station e caminhe pela Front Street, direção oeste. Veja no site deles mais informações.

Horário de Funcionamento: A atração esta aberta 364 dias ao ano, fechando apenas no dia de Natal. O horário de funcionamento varia de acordo com a estação do ano. 

Endereço: 301 Front St. West ( & John St.) no centro de Toronto, entre o Rogers Centre e o Metro Toronto Convention Centre

Preço: A partir de 28$ (comprando on-line) ou 32$ (comprando na hora) + imposto. Com o Citypass você pode economizar.

Mais informações no site oficial: www.cntower.ca

Morar longe dos pais #familianocanada

Wednesday, September 10, 2014 Mandy


Na série #familianocanada meus pais contam suas experiencias no Canadá. Esse é o terceiro e ultimo vídeo, onde discutimos como é viver longe da família.

Tópicos: Como foi receber a noticia da imigração? Quais são as estrategias usadas por vocês para se manterem próximos e matar a saudade? O que vocês acham do Canada? Vocês apoiam a decisão de sua filha? Qual conselho vocês dariam para outras famílias?



Ilha de Notre-Dame/Santa-Helena e Cassino: Turismo em Montreal

Friday, September 05, 2014 Mandy


Uma sugestão de passeio em Montreal é o Cassino. A entrada é gratuita e além de ser uma possibilidade de conhecer um Cassino, caso você ainda não conheça, eles tem restaurantes no último andar e apresentações musicais no térreo. Além disso, as bebidas (não alcoólicas) são gratuitas e ficam a disposição em todos os andares, onde eles tem maquinas com refrigerantes, suco e café.

Apesar de não gostar de jogos de azar, eu posso dizer que é um passeio interessante, por conta da experiencia. Porém, eu não iria nas ilhas só para ver o Cassino. Na verdade, seria o contrário, eu aproveitaria o fato de estar nas Ilhas de Notre-Dame/Santa-Helena para ir lá. Mas, o que tem para fazer nas ilhas?

Lá estão situados o Parque Jean-Drapeau, o Circuito de Formula 1 Gilles Villeneuve, a Biosfera e o Parque La Ronde (six flags). Sugiro que vocês acessem os links para conhecer a programação.

Curiosidade: Você sabia que a Ilha de Notre-Dame é artificial? Ela faz parte do Arquipélago de Hochelaga, um grupo de 234 ilhas na confluência do rio São Lourenço e do rio Ottawa. A maior ilha do arquipélago é a ilha de Montreal.

No Parque Jean-Drapeau sempre tem evento, além de uma linda vista do rio Saint-Laurent e do Velho Porto de Montreal. Confira abaixo um evento que rola todo inverno no parque e algumas fotos da Primavera (que ainda estava sem flores):







Além disso, você pode ir na Biosfera. Por apenas 12$ (adultos) você poderá ver varias exposições acerca do tema meio-ambiente. Eu já fui e achei bem interessante!




A vista do topo é muito bonita!

Já no Circuito Gilles Villeneuve você pode ir para tirar fotos, andar de bicicleta, ver o lago... e é claro, assistir a uma corrida na época do Grand Prix!




Você também pode ir no parque de diversões La Ronde. Eu não posso falar muito dessa atracao, pois nunca fui. Mas, se você estiver indo a Toronto, eu deixaria para ir no Canada's Wonderland.


Mas, como chegar nesses lugares? Basta pegar a linha amarela e sair na primeira parada (Estacão Jean-Drapeau). Perto da estação tem uma parada de ônibus, como rotas para o Parque La Ronde e o Cassino. A Biosfera fica a 3 minutos andando da estação de metro. Para ir no Circuito Gilles Villeneuve, basta andar.



Por fim, você pode ir no Cassino de Montreal pelos motivos já citados. Para isso, você precisa ser maior de 18 anos. E aqui eu paro para contar uma historia (senta que lá vem história)... rs Quando estive lá pela segunda vez para levar meus pais eles me pararam e pediram para mim e meu marido mostrarmos a identidade. Como da primeira vez isso não aconteceu, eu não sabia qual era o motivo, portanto fui lá e mostrei e ai perguntei se eles queriam a de meus pais (que já estavam se posicionando para tirar foto). Ai o segurança disse, "eles parecem velhos, não precisa". PENSE em alguém que quis dar risada!!! Hahaha que sacanagem!

Além disso, você precisará deixar sua mochila no guardador (que é free, mas todo mundo coloca a gorjeta). Você não pode bater fotos nas máquinas, mas eles tem vários bonecos em todos os andares aonde tem uma placa grande no chão permitindo e incentivando a tirar fotos!

Confira minhas fotos:






Bom passeio!

Desafios com a Língua (inglês e francês) #familianocanada

Tuesday, September 02, 2014 Mandy


Na série #familianocanada meus pais contam suas experiencias no Canadá. Esse é o segundo video, onde eles relatam os desafios com os idiomas oficiais do país (inglês e francês). Qual o nível de inglês e francês deles? Como é a comunicação durante a viagem? Como eles se preparam para a passagem na imigração e na alfandega? Como eles fazem para se comunicar no dia-a-dia?




Afinal, qual é a língua oficial do Canadá? E do Quebec? http://blog.mandyemais.com/2014/08/qual-e-lingua-falada-no-canada.html

CBSA - Agência de Serviços de Fronteira do Canadá (conheça as regras) http://www.cbsa-asfc.gc.ca

Sobre o seriado Border Security Canada: http://blog.mandyemais.com/2014/01/border-security-o-seriado-sobre.html

Vídeo oficial com dicas para o Landing (infelizmente a CBSA deletou o vídeo).

Formulário de declaração distribuído no avião:
O verso do formulário é em francês